fbpx

Laudo de densitometria óssea a distância: como funciona?

por maislaudo / Há 3 semanas
laudo de densitometria óssea

O laudo de densitometria óssea a distância é a solução para clínicas e consultórios médicos que desejam aumentar sua produtividade e reduzir custos. A prática já vem sendo utilizada por inúmeras instituições de saúde em todo o mundo e representa um grande avanço para a rotina médica. 

Entretanto, por ser uma funcionalidade um tanto recente, ainda há muita desconfiança quanta a sua efetividade e segurança. Por isso, nós vamos te ajudar a entender um pouco mais como a telemedicina ajuda a otimizar a emissão de laudo de densitometria óssea. 

Entenda como funciona o exame de densitometria óssea

Este exame é indicado para avaliar a densidade mineral do osso. Esta avaliação é feita através de um equipamento faz uma dupla emissão de raio X, possibilitando que se faça a verificação da quantidade de massa óssea presente no paciente. 

O exame é o principal recurso utilizado para que seja feito o diagnóstico e a prevenção da osteoporose (doença caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos)

Os equipamentos utilizados na densitometria óssea são modernos e fazem uso de um tipo especial de raio-x, o DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry). Este tipo de raio-x tem a vantagem de emitir menos radiação do que uma radiografia convencional.

Enquanto em um exame de raio-x convencional só é possível identificar uma perda de cálcio superior a 30%, a densitometria óssea já é capaz de diagnosticar os danos logo no início do problema. Portanto, o exame é fundamental para aumentar as chances de um tratamento mais eficiente, e também para prevenir o avanço da doença. 

Quando é indicado o exame de densitometria óssea? 

Os médicos costumam pedir a densitometria óssea como exame de rotina para mulheres acima de 65 anos e homens a partir dos 70. No entanto, pode também ser recomendado para monitorar a doença já diagnosticada ou quando existem fatores de risco, tais como:

  • Ocorrência de fratura prévia.
  • Fator genético: muitos casos na família.
  • Baixo peso corporal: Índice de Massa Corporal menor do que 18,5kg/m².
  • Uso de medicamentos que favorecem a perda de massa óssea, como corticoides, por exemplo.

O que é preciso para implementar o exame na sua clínica? 

O passo mais importante para implementação da densitometria óssea na sua cartela de exames é o investimento em equipamentos. 

Além disso, também será preciso investir em infraestrutura, uma vez que se trata de aparelhos que emitem radiação. Neste caso, também será preciso entrar em contato com os órgãos fiscalizadores da sua cidade para solicitar aprovação para realizar este tipo de procedimento em seu estabelecimento. 

Outra importante etapa é a contratação de profissionais especializados para manusear os equipamentos, neste caso, técnicos em radiologia. Também será preciso contar com médicos para emitir os laudos do exame. 

Como a telemedicina otimiza a gestão de laudo de densitometria óssea? 

A telemedicina tem objetivo de simplificar os processos na rotina médica através do uso de recursos tecnológicos. Uma das soluções mais utilizadas e que apresenta um dos maiores ganhos em produtividade para as clínicas é a emissão de laudos a distância

O serviço permite que até mesmo instituições de menores portes sejam capazes de realizar determinados exames. Afinal, sabemos que equipamentos médicos podem ser muito caros, e os custos de manter uma infraestrutura e profissionais de qualidade já são altos. Logo, a instituição fica limitada financeiramente para expandir sua atuação em exames. 

A melhor solução nesse caso é o investimento em laudos online. Ao contratar o serviço de laudo de densitometria a distância, sua clínica não vai precisar contar com uma equipe de profissionais exclusivas para realizar a interpretação do exame. 

Entenda como funciona o laudo de densitometria a distância

O exame deve ser feito normalmente na sua sua clínica, diferença é que as imagem devem ser encaminhadas para uma empresa de telemedicina. Isso deve ser feito com o auxílio de um aparelho digital. 

Este equipamento será responsável por converter os sinais captados durante o exame em pixels, ou seja, formando arquivos digitais que podem ser compartilhados via internet.

Uma vez enviados para a empresa de telemedicina, esta fica responsável por fazer o encaminhamento dos resultados para um especialista fazer a análise e elaborar o laudo médico. 

Este profissional fará a interpretação do exame e disponibilizará o resultado do laudo novamente na plataforma em até 24 horas. Em casos de urgência, é possível receber o resultado em até menos de uma hora. 

Faça um teste em nossa plataforma e comprove todas as funcionalidades da emissão de um laudo à distância. Clique na imagem abaixo e garanta!

Benefícios do laudo de densitometria óssea a distância 

  • Mais qualidade nos laudos de densitometria óssea: acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda.
  • Aumento da produtividade: simplificação do dia a dia através de integrações com os aparelhos.
  • Agilidade na entrega dos resultados: liberação de laudos de cardiologia em até 24h.
  • Escalabilidade: o prazo de entrega dos laudos na Mais Laudo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio.
  • Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por anos, conforme a regulamentação do Ministério do Trabalho.
  • Redução de custos: elimina-se a necessidade de contar com uma equipe médica de diversas especialidades para atender à demanda de exames produzidos. 

 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *