fbpx

Densitometria de corpo inteiro: saiba sobre o exame e suas indicações

por eDialog / Há 9 meses
Densitometria de corpo inteiro: saiba sobre o exame e suas indicações

A densitometria de corpo inteiro é um exame de saúde crucial para diagnóstico e prevenção de condições que afetam a densidade óssea, como osteoporose e osteopenia.

Este artigo abordará os principais tópicos sobreo exame. Continue a leitura e confira:

  • Quais são as indicações para realização de densitometria?
  • Como é feito o exame de densitometria de corpo inteiro?
  • Qual aparelho é usado no exame de densitometria óssea?
  • É possível realizar o laudo da densitometria do corpo inteiro a distância?
  • Benefícios do laudo de densitometria óssea a distância 
  • Teste grátis na Mais Laudo

Quais são as indicações para realização de densitometria?

A densitometria óssea é o principal exame para diagnóstico e prevenção da osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos, e afeta mais mulheres que homens, geralmente após os 50 anos de idade. Através da densitometria óssea, é possível diagnosticar e tratar o estágio anterior à osteoporose, conhecido como osteopenia.

Os médicos costumam pedir a densitometria óssea como exame de rotina para mulheres acima de 65 anos e homens a partir dos 70. No entanto, pode também ser recomendado para monitorar a doença já diagnosticada ou quando existem fatores de risco, tais como ocorrência de fratura prévia, muitos casos na família (fator genético), baixo peso corporal (Índice de Massa Corporal menor do que 18,5kg/m²), e uso de medicamentos que favorecem a perda de massa óssea (como corticoides).

Como é feito o exame de densitometria de corpo inteiro?

O exame de densitometria óssea é bastante simples e rápido, não requer nenhum preparo especial. O paciente é encaminhado a uma sala, onde o aparelho irradia o corpo e as imagens são captadas e enviadas para um computador.

O procedimento dura em torno de 5 minutos e é totalmente indolor. Os resultados são praticamente instantâneos, geralmente emitidos logo em seguida.

Por convenção, são examinados a coluna lombar e o fêmur, uma vez que são ossos maiores e muito sujeitos a fraturas. No entanto, na densitometria óssea de corpo inteiro é examinado todo o corpo, visto que a osteoporose também se manifesta em qualquer tipo de osso.

Qual aparelho é usado no exame de densitometria óssea?

A densitometria óssea é feita com um tipo especial de raio-x, o DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry), que é o método mais utilizado para investigar a perda de massa óssea. A radiação emitida é muito baixa, cerca de 10 vezes menor do que uma radiografia convencional.

A vantagem deste exame é a capacidade de detectar a perda mineral em um estágio inicial, quando ainda não pode ser visualizada por meio de raio-X. Isso é fundamental para se fazer um tratamento bem-sucedido e evitar que a doença evolua.

É possível realizar o laudo da densitometria de corpo inteiro a distância?

Sim, a telemedicina facilitou a realização de laudos de densitometria a distância. O processo é realizado em 4 passos:

  • Realização da densitometria óssea na sua clínica médica;
  • Encaminhamento do exame para a nossa plataforma online;
  • Uma equipe de médicos especialistas estará disponível para analisar o exame de radiologia encaminhado;
  • O laudo será disponibilizado, inclusive para impressão, em até 12 horas úteis.

A elaboração do laudo médico à distância exige um aparelho digital que converte os sinais captados durante o exame em pixels, formando arquivos digitais que podem ser compartilhados via internet.

– Leia também: Laudo de Raio-X a distância: como funciona e seus benefícios

Benefícios do laudo de densitometria óssea a distância 

  • Mais qualidade nos laudos de densitometria óssea: acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda;
  • Aumento da produtividade: simplificação do dia a dia através de envio simples dos exames;;
  • Agilidade na entrega dos resultados: liberação de laudos de radiologia em até 12 hrs úteis;
  • Escalabilidade: o prazo de entrega dos laudos na Mais Laudo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio;
  • Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por 5 anos;
  • Redução de custos: contribui com a equipe médica em diversas especialidades para atender à demanda de exames produzidos.

Teste grátis na Mais Laudo

Agora que você já conhece os principais benefícios dos laudos à distância, chegou a hora de comprovar todas essas funcionalidades. A Mais Laudo oferece 1 laudo gratuito de densitometria óssea para você conhecer mais sobre a nossa plataforma e ver na prática como o serviço funciona.

Clique na imagem abaixo e garanta o benefício.

Banner para teste grátis na Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

EEG com mapeamento cerebral: saiba sobre o exame e suas indicações

O EEG com mapeamento cerebral é o exame que realiza o processamento  computadorizado dos sinais elétricos do cérebro. Portanto, é capaz de diagnosticar com precisão uma série de doenças neurológicas.  No texto abaixo apresentamos detalhes sobre as particularidades do exame como modo de preparo do paciente, indicações e vantagens. Continue a leitura e tire suas […]
LEIA MAIS

Técnica Doppler: saiba a importância deste exame

A Técnica Doppler é uma das modalidades da ultrassonografia, realizada para observar como o sangue flui pela rede vascular e pelas cavidades do coração. O procedimento pode ser feito em qualquer porção circulatória do corpo. Ele auxilia no diagnóstico e na avaliação de doenças cardiovasculares, bem como no monitoramento da saúde materno-fetal, durante a gestação. […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *