Telemedicina pediátrica: o que é, como funciona e principais vantagens
A telemedicina pediátrica diz respeito ao uso de recursos tecnológicos para a qualificação de profissionais da área, assim como para assistência à criança e aos pais.
Até o final do artigo, você terá acesso as informações abaixo. Confira e saiba mais sobre o assunto!
- O que é telemedicina pediátrica?
- Quando recorrer à telemedicina na pediatria?
- Como funciona a telemedicina na pediatria?
- Vantagens da telemedicina pediátrica
- Conheça a Mais Laudo
O que é telemedicina pediátrica?
Basicamente, é a aplicação da telemedicina na pediatria. Ou seja, é quando faz-se uso de tecnologias de informação e comunicação aplicadas nesta especialidade.
Para o entendimento amplo da telemedicina, veja o conceito dado pela OMS:
“Prestação de serviços de saúde remotos na promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação pelos profissionais de saúde que utilizam as tecnologias de informação e comunicação, que lhes permitem trocar dados, com o objetivo de facilitar o acesso e a oportunidade na prestação de serviços à população que tem limitações de fornecimento, e acesso a serviços, ou ambos, em sua área geográfica”
O uso de recursos tecnológicos já é comum na medicina pediátrica, principalmente nos casos de cuidados com bebês, uma vez que os pais costumam se comunicar com frequência com seus médicos sobre dúvidas em geral.
No entanto, é preciso entender até que ponto uma abordagem pode ser feita à distância e quando a avaliação presencial se faz necessária. Neste caso, cabe ao profissional avaliar cada situação de modo individual antes de decidir pela melhor abordagem.
Quando recorrer à telemedicina na pediatria?
O profissional deve utilizar sua expertise para avaliar as situações em que a consulta online pode ser mais interessante para o paciente. Listamos algumas circunstâncias em que a utilização da telemedicina é uma boa solução:
- Para passar orientações gerais para os pais sobre amamentação, alimentação ou vacinas, por exemplo;
- Esclarecimento de dúvidas pontuais, por exemplo, sobre dosagens de medicamentos;
- Consulta de retorno e apresentação de exames;
- Quando ir até o hospital ou clínica médica representa um risco para o paciente, como é o caso de uma pandemia.
É importante ressaltar que não é recomendado que sejam realizadas consultas à distância nos primeiros seis meses de vida da criança, pelo menos. Isso porque nesta fase é importante que o médico faça um acompanhamento próximo do desenvolvimento do bebê.
Sempre que recorrer à utilização da telemedicina pediátrica, não se esqueça de registrar toda a consulta no prontuário clínico. O registro é importante para acompanhamento do histórico médico do paciente, garantindo assim um atendimento seguro e confiável.
– Leia também: Telemedicina no Brasil: saiba mais sobre a resolução do CFM
Como funciona a telemedicina na pediatria?
A utilização da telemedicina na pediatria tem o intuito de otimizar e qualificar o atendimento oferecido pela especialidade.
Portanto, pode-se utilizar tecnologias de comunicação e informação para diferentes finalidades, sendo estas enquadradas como:
- Teleconsultoria: acontece quando faz-se uso das tecnologias para aperfeiçoamento da prática médica. Por isso, é comumente usada entre profissionais de saúde para esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos, entre outras questões;
- Telediagnóstico: quando a telemedicina é empregada como suporte ao diagnóstico. Neste caso, o mais comum é a utilização de serviços de laudos a distância, conhecido também como laudos online, que tem objetivo de agilizar e tornar mais eficiente os resultados;
- Telemonitoramento: utilização de equipamentos para monitoramento de parâmetros de saúde e/ou doença de pacientes;
- Teleducação: quando os profissionais da saúde fazem uso de tecnologias para aprimoramento de suas habilidades.
Vantagens da telemedicina pediátrica
Entre os principais benefícios destacam-se a democratização do acesso à assistência médica infantil, assim como a otimização do tempo de pacientes e profissionais da saúde.
Além disso, há de se destacar o maior conforto para os pais das crianças e o aumento na qualidade do atendimento. Entenda melhor a seguir:
1. Diminui a aflição dos pais
É muito comum que os pais se sintam inseguros nos primeiros meses de vida da criança e com isso procurem com maior frequência o pediatra. No entanto, em muitas ocasiões suas aflições são apenas insegurança, não tendo ligação, portanto, com algo que requer intervenção médica.
Neste tipo de situação, a ida ao consultório médico pode ser evitada com uma simples ligação ou chamada de vídeo. Isso otimiza o tempo de ambos ao mesmo tempo em que cumpre o objetivo de diminuir a aflição dos pais.
2. Atendimento mais qualificado
A tecnologia chegou para otimizar consideravelmente o atendimento médico. Com a otimização do tempo, o médico pode focar melhor em etapas mais estratégicas do tratamento.
Além disso, a troca de informações com outros médicos agrega uma visão mais ampliada do quadro clínico do paciente, o que torna os diagnósticos mais precisos.
Conheça a Mais Laudo
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Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg