fbpx

Prescrição de enfermagem: o que é, como fazer e exemplos

por eDialog / Há 1 ano
Prescrição de enfermagem: o que é, como fazer e exemplos

A prescrição de enfermagem é um importante instrumento da assistência em saúde. Por isso, é fundamental o entendimento das práticas adequadas para sua elaboração, uma vez que isto influenciará na qualidade do cuidado prestado em sua instituição de saúde.

Para te ajudar, elaboramos este artigo detalhando a prática da prescrição. Continue lendo e confira:

  • O que é prescrição de enfermagem?
  • Entenda como deve ser realizada a prescrição de enfermagem
  • Tipos de prescrição de enfermagem
  • Exemplo de prescrição de enfermagem
  • Telemedicina como aliada do setor de enfermagem 

O que é prescrição de enfermagem?

De acordo com a Resolução nº 358/2009 que regulamenta a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), a prescrição de enfermagem é descrita como:

“Conjunto de medidas decididas pelo Enfermeiro, que direciona e coordena a assistência de Enfermagem ao paciente de forma individualizada e contínua, objetivando a prevenção, promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde.”

Além disso, a prescrição de medicamentos e exames laboratoriais também são competências asseguradas pela Lei do Exercício Profissional de Enfermagem (Lei 7.498/1986).

– Leia também: Prescrição eletrônica: o que é, como funciona e principais benefícios

Entenda como deve ser realizada a prescrição de enfermagem

Ainda de acordo com a resolução Cofen, o profissional de enfermagem deve seguir de forma sistematizada cinco etapas durante o atendimento ao paciente. São elas:

1. Coleta de dados ou Histórico de Enfermagem

Aqui o objetivo é a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo de saúde e doença.

Em resumo, trata-se de um levantamento de dados que deve ser feito a partir de um roteiro com objetivo de identificar o quadro clínico do paciente.

2. Diagnóstico de Enfermagem 

Processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa e que irá de encontro com as necessidades de cada paciente.

3. Planejamento de Enfermagem 

No planejamento de enfermagem acontece a determinação dos resultados que se esperam alcançar e das ações e intervenções de enfermagem que serão realizadas a partir da resposta do paciente, identificadas na etapa de diagnóstico.

Portanto, aqui trata-se das observações e encaminhamentos necessários para o tratamento.

4. Implementação 

O quarto passo diz respeito à realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de planejamento de enfermagem.

5. Avaliação de Enfermagem 

Processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas do paciente, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado.

Além disso, nessa etapa também deve-se avaliar a necessidade de mudanças nas etapas do processo de enfermagem, o que é indicado que seja realizado diariamente.

Tipos de prescrição de enfermagem

Os tipos de prescrição de enfermagem variam conforme a necessidade do paciente e a área de atuação do profissional de enfermagem, mas alguns exemplos comuns incluem:

  • Prescrição de cuidados básicos: Refere-se às necessidades fundamentais do paciente, como higiene, alimentação, mobilidade e conforto. Inclui, por exemplo, banho no leito, troca de roupas e lençóis, auxílio na alimentação e posicionamento adequado no leito;
  • Prescrição de cuidados preventivos: Envolve ações para prevenir o desenvolvimento de complicações ou agravamento do estado de saúde do paciente;
  • Prescrição de cuidados terapêuticos: Inclui ações relacionadas à administração de medicamentos, tratamentos e terapias prescritas pelo médico;
  • Prescrição de cuidados de reabilitação: São orientações que auxiliam na recuperação do paciente e na promoção da independência funcional.

Além disso, a prescrição de enfermagem segue ainda uma ordem de dependência com a solicitação médica, podendo ser:

  • Dependente: é a orientação e atividade feita a partir de uma solicitação médica, mas que exige uma tomada de decisão da enfermagem;
  • Independente: quando a prescrição é elaborada e implementada pelo profissional de enfermagem, sem necessidade de colaboração médica;
  • Interdependente: acontece em colaboração com o profissional de medicina ou outros profissionais da equipe de saúde.

Exemplo de prescrição de enfermagem

Para ficar ainda mais claro, vamos dar um exemplo de prescrição de enfermagem pronta. Primeiramente, é fundamental que toda prescrição siga o determinado roteiro de perguntas:

  • O que o paciente deve fazer?
  • Qual o modo que isso deve ser feito?
  • Quando?
  • Com que frequência e por quanto tempo? 

Segue exemplo de uma prescrição, levando em consideração os questionamentos apontados:

Fazer curativo em lesão trocantérica D com Soro fisiológico a 0,9% em jato e curativo de alginato de cálcio, ocluindo-o com gaze e fita hipoalergênica hoje. Avaliar o curativo diariamente e trocá-lo em 3 dias, ou antes, se estiver sujo, úmido, solto ou saturado. Realizar o registro sobre o aspecto e as dimensões da lesão.

Telemedicina como aliada do setor de enfermagem 

A rotina no setor de enfermagem pode ser bastante corrida, o que pode gerar erros e prejudicar a qualidade do atendimento oferecido. Por isso, cabe aos gestores buscarem formas de otimizar a rotina de trabalho.

O planejamento de enfermagem é uma forma de organizar e agilizar o fluxo de trabalho nos estabelecimentos de saúde, mas existem outras soluções com o mesmo objetivo, como é o caso, por exemplo, dos serviços de telemedicina.

Um exemplo é o serviço de laudos à distância. Com eles, sua empresa não precisa contar com médicos dedicados para a elaboração desses documentos, já que existem empresas terceirizadas que realizam esse serviço com garantia de qualidade e segurança. A Mais Laudo é uma delas.

Nós temos uma equipe de médicos de diferentes especialidades que entrega o resultado do laudo em até 12 horas úteis após a abertura da demanda em nossa plataforma.

Solicite um teste grátis e veja como é simples.

– Leia também: Enfermeiro na telemedicina: entenda suas principais formas de atuação

Banner para teste grátis na Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Tecnologia na enfermagem: os principais avanços alcançados pelo setor

A tecnologia na enfermagem vem trazendo inúmeros avanços para a área. Com o suporte das inovações tecnológicas profissionais da área são capazes de otimizar e qualificar a assistência oferecida ao paciente. Isso sem falar dos avanços gerenciais proporcionados por estes recursos. Mas afinal de que forma o advento da tecnologia na enfermagem modifica a rotina […]
LEIA MAIS

Planejamento de enfermagem: como fazer em clínicas e hospitais?

O planejamento de enfermagem é fundamental para estabelecimentos de saúde que desejam aprimorar os cuidados no setor. Através da organização e sistematização dos processos, a rotina de trabalho torna-se muito mais qualificada e ágil. Sua elaboração ocorre por meio da sistematização por fases, sendo elas: investigação, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação. Vamos falar mais sobre cada […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *