Prescrição de enfermagem: o que é, como fazer e exemplos
A prescrição de enfermagem é um importante instrumento da assistência em saúde. Por isso, é fundamental o entendimento das práticas adequadas para sua elaboração, uma vez que isto influenciará na qualidade do cuidado prestado em sua instituição de saúde.
Para te ajudar, elaboramos este artigo detalhando a prática da prescrição. Continue lendo e confira:
- O que é prescrição de enfermagem?
- Entenda como deve ser realizada a prescrição de enfermagem
- Tipos de prescrição de enfermagem
- Exemplo de prescrição de enfermagem
- Telemedicina como aliada do setor de enfermagem
O que é prescrição de enfermagem?
De acordo com a Resolução nº 358/2009 que regulamenta a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), a prescrição de enfermagem é descrita como:
“Conjunto de medidas decididas pelo Enfermeiro, que direciona e coordena a assistência de Enfermagem ao paciente de forma individualizada e contínua, objetivando a prevenção, promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde.”
Além disso, a prescrição de medicamentos e exames laboratoriais também são competências asseguradas pela Lei do Exercício Profissional de Enfermagem (Lei 7.498/1986).
– Leia também: Prescrição eletrônica: o que é, como funciona e principais benefícios
Entenda como deve ser realizada a prescrição de enfermagem
Ainda de acordo com a resolução Cofen, o profissional de enfermagem deve seguir de forma sistematizada cinco etapas durante o atendimento ao paciente. São elas:
1. Coleta de dados ou Histórico de Enfermagem
Aqui o objetivo é a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo de saúde e doença.
Em resumo, trata-se de um levantamento de dados que deve ser feito a partir de um roteiro com objetivo de identificar o quadro clínico do paciente.
2. Diagnóstico de Enfermagem
Processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa e que irá de encontro com as necessidades de cada paciente.
3. Planejamento de Enfermagem
No planejamento de enfermagem acontece a determinação dos resultados que se esperam alcançar e das ações e intervenções de enfermagem que serão realizadas a partir da resposta do paciente, identificadas na etapa de diagnóstico.
Portanto, aqui trata-se das observações e encaminhamentos necessários para o tratamento.
4. Implementação
O quarto passo diz respeito à realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de planejamento de enfermagem.
5. Avaliação de Enfermagem
Processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas do paciente, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado.
Além disso, nessa etapa também deve-se avaliar a necessidade de mudanças nas etapas do processo de enfermagem, o que é indicado que seja realizado diariamente.
Tipos de prescrição de enfermagem
Os tipos de prescrição de enfermagem variam conforme a necessidade do paciente e a área de atuação do profissional de enfermagem, mas alguns exemplos comuns incluem:
- Prescrição de cuidados básicos: Refere-se às necessidades fundamentais do paciente, como higiene, alimentação, mobilidade e conforto. Inclui, por exemplo, banho no leito, troca de roupas e lençóis, auxílio na alimentação e posicionamento adequado no leito;
- Prescrição de cuidados preventivos: Envolve ações para prevenir o desenvolvimento de complicações ou agravamento do estado de saúde do paciente;
- Prescrição de cuidados terapêuticos: Inclui ações relacionadas à administração de medicamentos, tratamentos e terapias prescritas pelo médico;
- Prescrição de cuidados de reabilitação: São orientações que auxiliam na recuperação do paciente e na promoção da independência funcional.
Além disso, a prescrição de enfermagem segue ainda uma ordem de dependência com a solicitação médica, podendo ser:
- Dependente: é a orientação e atividade feita a partir de uma solicitação médica, mas que exige uma tomada de decisão da enfermagem;
- Independente: quando a prescrição é elaborada e implementada pelo profissional de enfermagem, sem necessidade de colaboração médica;
- Interdependente: acontece em colaboração com o profissional de medicina ou outros profissionais da equipe de saúde.
Exemplo de prescrição de enfermagem
Para ficar ainda mais claro, vamos dar um exemplo de prescrição de enfermagem pronta. Primeiramente, é fundamental que toda prescrição siga o determinado roteiro de perguntas:
- O que o paciente deve fazer?
- Qual o modo que isso deve ser feito?
- Quando?
- Com que frequência e por quanto tempo?
Segue exemplo de uma prescrição, levando em consideração os questionamentos apontados:
Fazer curativo em lesão trocantérica D com Soro fisiológico a 0,9% em jato e curativo de alginato de cálcio, ocluindo-o com gaze e fita hipoalergênica hoje. Avaliar o curativo diariamente e trocá-lo em 3 dias, ou antes, se estiver sujo, úmido, solto ou saturado. Realizar o registro sobre o aspecto e as dimensões da lesão.
Telemedicina como aliada do setor de enfermagem
A rotina no setor de enfermagem pode ser bastante corrida, o que pode gerar erros e prejudicar a qualidade do atendimento oferecido. Por isso, cabe aos gestores buscarem formas de otimizar a rotina de trabalho.
O planejamento de enfermagem é uma forma de organizar e agilizar o fluxo de trabalho nos estabelecimentos de saúde, mas existem outras soluções com o mesmo objetivo, como é o caso, por exemplo, dos serviços de telemedicina.
Um exemplo é o serviço de laudos à distância. Com eles, sua empresa não precisa contar com médicos dedicados para a elaboração desses documentos, já que existem empresas terceirizadas que realizam esse serviço com garantia de qualidade e segurança. A Mais Laudo é uma delas.
Nós temos uma equipe de médicos de diferentes especialidades que entrega o resultado do laudo em até 12 horas úteis após a abertura da demanda em nossa plataforma.
Solicite um teste grátis e veja como é simples.
– Leia também: Enfermeiro na telemedicina: entenda suas principais formas de atuação