fbpx

Consultório online: o que é, benefícios e dicas para implementação

por maislaudo / Há 1 mês
consultório online

O consultório online é uma funcionalidade cada vez mais comum entre as instituições de saúde. A prática permite um acesso facilitado às informações médicas, auxilia na otimização da gestão hospitalar e qualifica os serviços prestados. 

Continue a leitura e descubra o que é um consultório online, quais são os benefícios obtidos nesta modalidade de atuação, e veja também dicas para implementação na sua rotina. 

Entenda o que é consultório online

Define-se como consultório online a instituição médica que disponibiliza a maioria de suas informações na internet. Ou seja, nesses casos os pacientes podem fazer consultas e agilizar o atendimento por meio de recursos digitais.

A tecnologia vem revolucionando o modo de se praticar medicina em diversos níveis, sejam eles gerenciais ou assistenciais, e o objetivo é sempre o mesmo, a disseminação mais ampla e qualificada do acesso em saúde. 

Portanto, quando nos referimos à consultórios online, estamos falando das instituições que utilizam recursos digitais como forma de ampliar sua atuação. 

São algumas das funcionalidades que podem ser disponibilizadas em um consultório online: 

  • Agendamento de consultas e exames
  • Emissão de laudos online
  • Acesso aos dados clínicos e histórico médico
  • Prescrição de receitas
  • Consulta online 

Vantagens do consultório online

A utilização de recursos tecnológicos no atendimento médico contribui para otimização no atendimento. Dessa forma, a clínica ou consultório é capaz de oferecer uma assistência mais qualificada para seus pacientes. 

Veja quais são os principais benefícios da utilização destes recursos na saúde: 

  • Atendimento mais ágil.
  • Ampliação do acesso aos serviços de saúde, uma vez que até mesmo pessoas localizadas em áreas remotas podem recorrer ao atendimento, com suporte dos meios digitais.
  • Aumento da produtividade dos profissionais da saúde.
  • Troca de informações entre profissionais contribui para diagnósticos mais precisos.
  • Padronização das informações.
  • Redução de custos de infraestrutura e administrativos.
  • Divulgação mais ampla dos serviços prestados. 

Dicas para implementação de um consultório online 

Afinal, o que é preciso para transformar a sua instituição médica em um consultório online? Fizemos uma lista com os itens mais importantes. Confira! 

Sistema de gestão médica

O primeiro passo para informatizar seu consultório deve ser a contratação de um sistema de gestão voltado para instituições da saúde. Este recurso vai permitir a automatização de processos internos, facilitando o acesso, consulta e a troca de informações na clínica. 

Um software de gestão médica completo disponibiliza uma série de funcionalidades para simplificar a rotina, como por exemplo: 

  • Agenda: permite visualizar a grade de horários com mais clareza, e status dos pacientes;
  • Prontuário Digital: permite que os médicos acessem as informações clínicas dos pacientes de qualquer lugar;
  • Financeiro: controle mais preciso e organizado das finanças da clínica.
  • Faturamento: todos os procedimentos para realizar consultas e exames através de convênios de saúde são feitos forma simples e automatizada. Guias TISS e arquivos XML são gerados com mais eficiência e com redução de erros, diminuindo a possibilidade de glosas;
  • Estoque: controla os insumos da clínica, além de registrar a entrada e saída de materiais e medicamentos. 

Leia também sobre outros recursos tecnológicos disponíveis para a informatização da sua instituição médica

5 sites de agendamento para sua sua clínica ou consultório médico

 

Site qualificado

Um site médico qualificado é fundamental para a atração de novos pacientes para a clínica médica, e também para a conquista de relevância em seu segmento. 

Por isso, é muito importante que seja construído um site em que são utilizadas técnicas para aumentar os resultados de visualização. Ou seja, para atrair mais visitantes para a página. 

Neste sentido, existem algumas otimizações que vão contribuir para que o seu site ganhe notoriedade. Como por exemplo: seja direto nas informações divulgadas, utilize de técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento no Google, produza conteúdos informativos de qualidade, dentre outras. 

Preparamos um texto mais aprofundado com as técnicas para otimizar o seu site médico. Confira! 

Estratégias de marketing

Atualmente, para ter uma boa visibilidade em qualquer segmento, é importante criar estratégias de marketing. Os hábitos de consumo das pessoas estão muito voltados para o digital, para a presença online, logo, as empresas, mesmo as de saúde, precisam se inserir neste meio com intuito de estabelecer um relacionamento com o seu público-alvo. 

Por isso, para ter um consultório online é fundamental que a instituição conheça e aplique práticas de marketing em sua rotina, de modo a maximizar o seu alcance. 

Uma importante estratégia é a presença nas redes sociais, afinal, essas plataformas possuem o maior engajamento online atualmente, e se fazer presente neste meio pode ser muito estratégico para atrair novos pacientes, assim como fidelizar os já existentes. 

Leia também: Marketing na área da saúde: como se planejar e principais estratégias

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Conheça os benefícios do laudo online de exame por imagem

Laudo online de exame por imagem é uma ferramenta que garante benefícios para os pacientes e gestores, e que foi idealizada conforme as inovações tecnológicas e os estudos mais complexos da medicina diagnóstica. A possibilidade de emitir laudos online de exames possibilita maior produtividade para a empresa e menor tempo de entrega para o paciente, diminuindo […]
LEIA MAIS

Como abrir um consultório médico? Conheça os requisitos e principais dicas

Uma dúvida comum entre os profissionais da saúde, principalmente de médicos recém formados é: como abrir um consultório médico? Afinal, uma clínica é uma empresa como outra qualquer, ou seja, ela vai requerer procedimentos, organização financeira, divulgação, legalização fiscal etc.  São muitas informações e muita burocracia que você terá que levar em consideração para abrir […]
LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *