Atestado na telemedicina: saiba como fazer a emissão no atendimento remoto

por Equipe Mais Laudo / Há 1 mês
Atestado na telemedicina: saiba como fazer a emissão no atendimento remoto

A emissão de atestado na telemedicina é uma prática válida e já regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Porém, para realizá-lo, é necessário que o profissional siga orientações dos órgãos responsáveis. 

Quer saber o que é preciso para emitir atestados e receitas médicas via telemedicina? No texto a seguir explicamos todo o procedimento. Continue a leitura e confira em detalhes:

  • Telemedicina dá atestado? O que diz a legislação?
  • Orientações para elaboração de atestado na telemedicina
  • Benefícios do atestado na telemedicina
  • Como obter a certificação digital?
  • Verifique a validação do documento online

Telemedicina dá atestado? O que diz a legislação?

Primeiramente, é preciso deixar claro que a regulamentação definitiva para a emissão de atestados via telemedicina foi estabelecida pela Resolução CFM nº 2.314/2022, que revogou normativas anteriores temporárias.

Atualmente, médicos podem emitir atestados e receitas médicas digitalmente, desde que cumpram os requisitos exigidos pela legislação vigente.

A Lei nº 13.989/2020, que regulamentou o uso da telemedicina no Brasil, permitiu que essa tecnologia fosse usada para interação a distância entre profissionais de saúde e pacientes, garantindo a continuidade da assistência médica.

Já a Resolução CFM nº 2.314/2022 estabelece diretrizes claras sobre o atendimento médico remoto e a emissão de documentos, incluindo atestados médicos, receitas e pedidos de exames, desde que sejam assinados digitalmente com certificação ICP-Brasil.

Portanto, o atestado médico à distância pode ser realizado, desde que siga as normas regulamentadoras que asseguram a sua validade. Falaremos mais sobre isso a seguir.

– Leia também: Como funciona a telemedicina nos planos de saúde?

Orientações para elaboração de atestado na telemedicina

O atestado médico será prescrito para o paciente durante uma teleconsulta, ou seja, pelo atendimento remoto. Nesse caso, o profissional envia o documento por meios eletrônicos e o paciente pode encaminhar para o seu trabalho da mesma forma. 

Os atestados ou as receitas poderão ser aceitos em meio digital, como e-mail, plataformas de consulta virtual, WhatsApp e até mesmo aplicativos específicos para gestão de prontuários eletrônicos.

No entanto, para que o documento tenha validade, ele deve seguir alguns requisitos. Essas orientações estão descritas na Resolução CFM nº 2.314/2022 e na Medida Provisória nº 2.200-2/2001. Listamos todas elas abaixo.

1. Uso de assinatura eletrônica

A assinatura digital para médicos é uma autorização exigida para a validação de documentos eletrônicos. Ou seja, a permissão garante a segurança e autenticidade dos registros digitais. 

Ela nada mais é do que um arquivo de computador que identifica uma pessoa física ou jurídica no mundo digital. Ou seja, cada documento contém dados do profissional de saúde e um número público exclusivo, denominado “chave pública”.

A assinatura eletrônica permite a validação da integridade e autoria do atestado e receita por qualquer instituição do país.

Logo, para realizar a emissão de atestados à distância, o médico deve contar com uma assinatura eletrônica qualificada, certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil modelo A1 ou A3, podendo ser em cartão, token ou nuvem).

2. Dados Associados à assinatura do médico

De acordo com a Resolução CFM nº 2.314/2022, para elaboração do atestado online, é necessário o uso de dados associados à assinatura do médico, de tal modo que qualquer modificação posterior possa ser detectável:

  • A principal forma dessa modalidade se dá por meio do uso de uma assinatura digital com certificação de integridade feita pelo meio utilizado para gerar o documento, por exemplo, uma plataforma eletrônica com validação em banco de dados próprio;
  • Ressalta-se que não há padronização na forma de validação e cabe ao agente certificador disponibilizar os canais para verificação da autenticidade. Os meios podem ser físicos ou digitais, como, por exemplo, QR Code, endereço eletrônico ou código alfanumérico de verificação;
  • O documento ainda orienta a consulta nos Conselhos Federais e/ou Estaduais para avaliar a disponibilidade de ferramentas para este fim.

3. Outros requisitos

  • Identificação do médico, incluindo nome e CRM; 
  • Associação ou anexo de dados em formato eletrônico pelo médico; 
  • O atestado ou prescrição deve ser gerado por meio de um sistema seguro e auditável, preferencialmente vinculado a um prontuário eletrônico do paciente (PEP).

Benefícios do atestado na telemedicina

A principal vantagem do atestado online é a agilidade e acessibilidade para pacientes e médicos. Com a possibilidade de emissão remota, há maior conveniência para todos os envolvidos no processo.

Além disso, o documento digital conta com uma maior segurança, evitando fraudes e falsificações. Dessa forma, empresa e funcionário têm garantia da veracidade das informações presentes no atestado.

O atendimento médico se torna mais ágil e, ainda, minimiza-se os custos com emissão desses documentos online. Isso sem falar também no fato de contribuir para a preservação do meio ambiente, uma vez que evita-se o uso do papel.

Como obter a certificação digital?

A assinatura digital deve ser certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil modelo A1 ou A3, cartão, token ou nuvem). Para solicitá-la, o médico deve realizar um pedido junto ao seu Conselho Regional de Medicina.

Ainda é possível solicitar a liberação através do site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). O profissional deve acessar a página do ICP-Brasil, abrir a lista de Autoridades Certificadoras (AC) e selecionar a certificadora que lhe for mais conveniente.

Veja aqui a lista com todas ACs disponíveis

Vale lembrar que a solicitação da assinatura eletrônica qualificada é obrigatória para os profissionais que desejam emitir documentos médicos digitalmente, garantindo validade jurídica.

Verifique a validação do documento online

O governo disponibiliza um verificador de conformidade do padrão de assinatura digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. No site, é possível testar a conformidade da assinatura digital existente em um documento específico, nesse caso, um atestado médico.

Basta acessar o site e fazer o upload do documento para avaliar se ele segue as normas regulamentadoras.

– Leia também: Atendimento na telemedicina: confira 6 dicas para otimizar a comunicação online

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