Imperícia médica: como evitar a ocorrência na sua clínica ou consultório?
A imperícia médica é um tipo de erro cometido por um profissional da saúde em decorrência do seu desconhecimento teórico ou prático. Por exemplo, pode ser um médico ou enfermeiro que não forneça o diagnóstico ou tratamento correto.
É um ato que pode ter graves repercussões para os doentes, incluindo danos físicos, incapacidade, morte e perdas financeiras causadas por cuidados médicos a longo prazo.
Dadas as suas potenciais consequências, é importante que os profissionais de saúde pensem em formas de reduzir os riscos destes problemas nas suas clínicas ou consultórios.
A imperícia médica pode ser evitada com alguns cuidados, mas infelizmente ainda ocorre com frequência. Neste artigo, vamos falar mais sobre esse tipo de erro médico.
Continue a leitura e confira:
- Tipos de erros médicos
- Exemplos de imperícia médica
- Dicas para diminuir os riscos de imperícia médica em clínicas e hospitais
- Emissão de laudos à distância: forma ágil para fornecer diagnósticos precisos
Tipos de erros médicos
Para aprofundar-se na imperícia, é preciso antes entender que existem três tipos gerais de erros médicos: a negligência, a imprudência e a imperícia. Basicamente observa-se o nível de cuidado dado pelo profissional ao seu paciente em cada um deles:
1. Negligência
A negligência médica é a forma mais comum de erro médico, o que significa que um profissional de saúde falhou na prestação de cuidados adequados devido a não seguir as normas ou protocolos estabelecidos.
Nestes casos, há o descaso ou a omissão por parte do profissional quando ele não fornece o padrão de cuidados razoavelmente esperado no seu campo, resultando em danos ou lesões para o paciente.
2. Imprudência
Já a imprudência médica é o resultado de uma decisão médica incorreta tomada pelo profissional de saúde.
Pode ser que o médico tomou determinada ação tendo total ciência dos riscos, mas optou por agir sem cautela. Há também exemplos nos quais o médico escolhe antecipar ou atrasar algo sem necessidade.
3. Imperícia
Finalmente, a imperícia médica, como citado, significa que um médico forneceu um tratamento ou diagnóstico inadequado devido à falta de conhecimento ou experiência.
Não dominar alguma teoria ou prática pode ser sobre, por exemplo, não saber qual protocolo deve ser seguido ou o efeito de determinado tratamento. Ou, ainda, a respeito de não conhecer certas técnicas que deveriam ser aplicadas, o que resultará em danos ao paciente.
– Leia também: Entenda a Lei do Ato Médico e o que ela prevê
Exemplos de imperícia médica
Agora que já ficou claro que esse tipo de erro acontece devido a um desconhecimento teórico e/ou prático do profissional da saúde, confira alguns dos principais exemplos de imperícia médica que ocorrem em clínicas médicas e hospitais:
- Diagnósticos e tratamentos errados, que levam a erros na dosagem de medicamentos e prescrição de medicamentos inadequados;
- Técnica médica imprópria: quando um profissional de saúde não utiliza técnicas apropriadas durante uma cirurgia ou outros procedimentos médicos. Exemplos incluem deixar instrumentos dentro de uma cavidade corporal após a cirurgia, realizar operações desnecessárias, ou fazer uma incisão incorreta durante a cirurgia;
- Cuidados de acompanhamento inadequados: quando um profissional de saúde não monitora devidamente o progresso do paciente após a conclusão do tratamento ou quando são tomados medicamentos prescritos. Exemplos incluem não pedir testes que revelariam quaisquer complicações ou não monitorização do estado de um paciente após a alta hospitalar;
- Falta de comunicação: quando não há discussão suficiente entre o doente e o prestador de cuidados de saúde. Exemplos incluem não informar devidamente o doente de todos os riscos associados a um determinado procedimento, não dar informação suficiente sobre alternativas, ou simplesmente não ouvir as preocupações do doente.
Dicas para diminuir os riscos de imperícia médica em clínicas e hospitais
- Assegurar que o pessoal médico tenha os conhecimentos e aptidões necessárias para desempenhar as suas funções com precisão e exatidão;
- Ter políticas adequadas para tratar de erros médicos que possam ocorrer na prática, tais como um sistema de notificação de erros de rastreio ou protocolos para os tratar adequadamente;
- Revisar recentemente o doente durante a sua estadia no hospital, para identificar potenciais erros;
- Fornecer formação regular ao pessoal e criar sistemas que permitam às equipas médicas partilhar informação e corrigir erros o mais rapidamente possível;
- Investigar quaisquer incidentes relatados de negligência ou imprudência, com medidas tomadas para evitar que se repitam no futuro;
- Rever regularmente protocolos e processos dentro da clínica ou hospital, incluindo registros de doentes e outra documentação médica, para assegurar a exatidão e o cumprimento das melhores práticas;
- Desenvolver uma cultura de responsabilização em que os erros são abertamente discutidos como parte de um esforço para aprender com eles em vez de culpar indivíduos por erros;
- Estabelecer canais de comunicação claros entre os membros do pessoal para que estes possam rapidamente fazer perguntas quando necessário. A má comunicação é uma das causas mais comuns de erros médicos e casos de negligência médica. Para evitar que isto aconteça, é importante que todos na equipa estejam na mesma página quando se trata de diagnóstico e planos de tratamento. Isto inclui ter procedimentos claros em vigor e certificar-se de que todos os membros estão cientes das mesmas informações;
- Seguir os protocolos estabelecidos: Protocolos estabelecidos deve ser seguidos em cada fase do processo, desde o diagnóstico até ao tratamento. Isto inclui a encomenda dos testes e exames adequados, a documentação adequada dos resultados, o acompanhamento com os pacientes, se necessário, e assegurando que todos os tratamentos são realizados de acordo com as normas de cuidados aceites.
– Leia também: Comunicação médico-paciente: entenda sua importância
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Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg