fbpx

Quais os sintomas de pressão alta? Confira e entenda os principais sinais

por maislaudo / Há 1 ano
Quais os sintomas de pressão alta? Confira e entenda os principais sinais

É muito importante conhecer quais são os principais sintomas de pressão alta, de modo que seja possível identificar o problema antes que ele se torne algo mais grave.

Pensando nisso, preparamos esse texto para abordar as principais informações sobre sintomas da hipertensão, entre outras informações. Continue a leitura e confira:

  • O que é pressão alta? 
  • Principais sintomas de pressão alta 
  • Sintoma de pressão alta na gravidez
  • Principais causas da pressão alta 
  • Qual é o tratamento para pressão alta? 

O que é pressão alta? 

A pressão alta, também denominada de hipertensão arterial, é uma condição que ocorre quando a circulação do sangue exerce uma força muito grande contra a parede das artérias. Sendo assim, o coração precisa de um esforço maior para fazer com que o sangue circule no corpo.

Portanto, a consequência desse problema é a dilatação do coração e danificação das artérias.

É considerada hipertensão quando a pressão arterial apresenta valores iguais ou superiores a 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). 

Em geral, a pressão arterial de um indivíduo mantém-se constante durante o dia, podendo cair um pouco durante o sono ou subir com atividades físicas ou estresse.

Logo, a medição da pressão deve ser realizada em repouso para verificar se ela está realmente alta, e para isso deve-se utilizar um aparelho próprio, o esfigmomanômetro.

Indivíduos com hipertensão arterial estão mais suscetíveis ao surgimento de doenças vasculares, como o AVC, e também cardíacas, como infarto.

Principais sintomas de pressão alta 

Geralmente, os sintomas de pressão alta só aparecem quando a pressão aumenta de forma muito abrupta, como por exemplo, em situações de estresse ou após uso de algum medicamento específico.

Sendo assim, é muito comum que quadros de hipertensão passem despercebidos pelas pessoas, uma vez que os sinais geralmente surgem apenas em fases mais avançadas.

Mas, é importante ficarmos atentos aos pequenos sinais que podem surgir nos pacientes e que indicam um quadro de hipertensão. Abaixo listamos os sintomas mais comuns.

1. Tontura e enjoo

O aumento da pressão arterial vai diminuir a oxigenação do organismo, elevando a pressão da cabeça e medula espinhal, causando sensação de desmaio e enjoo.

A dor de cabeça também é outro sintoma da hipertensão importante para ficar de olho. Ela acontece pela diminuição da circulação de sangue na cabeça e compressão de alguns nervos sensíveis à dor.

2. Palpitações

As palpitações cardíacas e arritmias são alguns dos primeiros sintomas em pacientes hipertensos. Elas são bastante comuns pois quando o coração encontra-se sobrecarregado há um aumento da cavidade atrial e, consequentemente, acontecem as alterações no batimento cardíaco. 

3. Dificuldade para respirar

Entre os sintomas da pressão está também a dificuldade na respiração, que acontece em consequência da diminuição do fluxo sanguíneo, o que atrapalha o transporte de oxigênio para os pulmões.

4. Problemas de visão

Pessoas com pressão alta também podem apresentar problemas de visão, como visão dupla ou embaçada.

Esse sintoma surge pois o aumento da pressão pode danificar os vasos sanguíneos da retina, assim como aumentar a concentração de líquidos no local.

O quadro de hipertensão pode levar ainda ao surgimento de retinopatia hipertensiva, problema que causa o vazamento de sangue nos olhos. Nesse caso, é comum aparecerem pequenos pontos de sangue nos olhos.

Outros sintomas de hipertensão

  • Sonolência;
  • Dores na nuca; 
  • Zumbido no ouvido;
  • Cansaço em excesso;
  • Dores no peito;
  • Sangramento nasal; 
  • Náuseas e vômitos. 

– Leia também: Exame MAPA: o que é e o que devo saber sobre ele?

Sintoma de pressão alta na gravidez

Durante a gravidez, algumas mulheres podem apresentar quadros de hipertensão, levando ao que chamamos de pré-eclâmpsia, que é quando a pressão mantém-se alta durante toda a gestação, podendo levar até à eclampsia, o que pode desencadear convulsões e ser até fatal.

A classificação dos níveis de pressão arterial ao longo da gravidez pode ser acompanhada pelos valores descritos abaixo:

Valore de pressão alta durante a gravidez

– Leia também: Tabela de pressão arterial: normal, por idade, na gravidez e infantil

Principais causas da pressão alta 

De acordo com o Ministério da Saúde, 90% dos casos de pressão alta são influenciados pela hereditariedade.

Contudo, o estilo de vida do indivíduo também pode desencadear a doença, assim como fatores específicos, como idade, por exemplo. Listamos algumas das causas mais comuns:

  • Estresse: esses episódios levam ao aumento de adrenalina e elevação da pressão, logo, a repetição disso pode desencadear um quadro de hipertensão arterial;
  • Obesidade; 
  • Idade: idosos são mais propensos a serem hipertensos;
  • Indivíduos com altos níveis de colesterol no organismo; 
  • Alimentação rica em sal: o sal retém líquidos no organismo, o que dificulta a circulação sanguínea, podendo assim elevar a pressão arterial.
  • Ingestão de álcool e tabagismo.

Qual é o tratamento para pressão alta? 

Primeiramente, é fundamental descobrir qual é a causa do problema. Por exemplo, se a hipertensão é causada pela obesidade, o tratamento deve ser a adoção de um estilo de vida mais saudável, com alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Mas, se o quadro de hipertensão arterial for hereditário, por exemplo, pode ser necessária a prescrição de remédios para controlar a elevação da pressão.

Além disso, recomendações como diminuição na ingestão de bebidas alcoólicas, controle na quantidade de sal ingerida, e controle do estresse e peso também são importantes para tratar quadros de pressão alta.

– Leia também: Laudo de MAPA a distância: como funciona e principais benefícios

OUTRAS PUBLICAÇÕES

5G na telemedicina: entenda seu impacto, principais usos e possibilidades

Assim como ocorrerá em diversas esferas da sociedade, o uso da internet 5G na telemedicina deve proporcionar uma série de avanços para o setor. Portanto, gestores de estabelecimentos de saúde devem ter conhecimento das características e possibilidades que a nova tecnologia trará para seus negócios.  Pensando nisso, elaboramos este artigo para trazer uma visão geral […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *