fbpx

5G na telemedicina: entenda seu impacto, principais usos e possibilidades

por maislaudo / Há 1 ano
5G na telemedicina

Assim como ocorrerá em diversas esferas da sociedade, o uso da internet 5G na telemedicina deve proporcionar uma série de avanços para o setor. Portanto, gestores de estabelecimentos de saúde devem ter conhecimento das características e possibilidades que a nova tecnologia trará para seus negócios. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo para trazer uma visão geral sobre o tema. Aqui você irá descobrir o que é, como funciona e os principais usos do 5G na área da saúde. Continue lendo e fique por dentro. 

Entenda o que é internet 5G

Antes de falarmos sobre o uso da internet 5G na medicina, precisamos entender o que é essa nova tecnologia e quais são as suas características. 

Em julho de 2022, a era 5G começou oficialmente no Brasil, com Brasília sendo a primeira capital a receber o sinal. Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte também já passaram a receber o 5G. A expectativa é que a tecnologia chegue a todas as capitais brasileiras ainda este ano. 

A nova geração de internet promete avanços significativos em relação ao tempo de resposta entre a origem e o destino da informação, assim como relacionado ao download e upload. 

Esses avanços permitirão a ampliação do número de objetivos conectados à internet, fortalecendo tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA). 

Principais características do 5G

Abaixo listamos algumas informações importantes sobre a internet 5G que você deve conhecer. Veja:

  • A média do 4G entre as quatro maiores operadoras de redes móveis brasileiras é de 17,1 Mbps. O 5G promete alcançar entre 1 e 10 Gps, o que representa uma velocidade 100 vezes maior; 
  • O tempo de resposta entre a origem e o destino da informação por meio do 4G gira em torno de 50 a 70 milissegundos, no 5G o tempo é reduzido para 1 a 5 milissegundos; 
  • Estima-se que as velocidades de uso individual sejam próximas a dois Gbps; 
  • O 5G tem alta capacidade de oferecer suporte a bilhões de dispositivos, como sensores, entre outros dispositivos inteligentes. A tecnologia suporta um milhão de dispositivos conectados para cada 0,38 milhas quadradas. 

Leia também: Consultório online: o que é, benefícios e como implementá-lo

Vantagens da aplicação da internet 5G na telemedicina

Recentemente regulamentada no Brasil, a telemedicina irá se beneficiar profundamente com a chegada da internet 5G. Isso porque a prática faz uso de tecnologias como meio de otimizar o atendimento e, com velocidades otimizadas, a expectativa é que o seu impacto seja ainda mais benéfico para a rotina médica. 

A seguir listamos algumas vantagens e possibilidades de aplicações da internet 5G na telemedicina. Confira: 

Armazenamento em nuvem 

O manuseio de documentos digitais exige uma alta capacidade de armazenamento em nuvem. Assim, garante-se a segurança das informações, assim como a facilitação do seu compartilhamento. 

Com a internet 5G será possível armazenar mais dados na nuvem e também acessá-los de forma mais rápida. 

Em estabelecimentos de saúde isso significa que o acesso a informações como prontuário do paciente e laudos médicos será otimizado, agilizando consideravelmente a rotina. 

Monitoramento de pacientes

Outra vantagem do aumento na velocidade com o 5G na telemedicina é o ganho de agilidade de resposta no monitoramento de pacientes em tempo real. Assim, será possível ter atualizações constantes do quadro do paciente de forma ainda mais ágil. 

Portanto, com respostas ainda mais rápidas, será possível identificar qualquer tipo de intercorrência, o que possibilita que intervenções sejam realizadas mais agilmente, melhorando o prognóstico do paciente. 

Teleconsulta com mais qualidade

Uma das principais melhorias da tecnologia 5G é o aumento na velocidade e qualidade das videochamadas. Sendo este um dos recursos mais utilizados na telemedicina, os benefícios serão percebidos instantaneamente. 

Dessa forma, profissionais de saúde poderão trocar informações importantes de forma mais ágil, além disso, o alto detalhamento das imagens proporciona vantagens como o aprendizado sobre algum procedimento, uma vez que a visão será muito mais próxima do real. 

Leia também: Teleconsulta: o que é, como funciona e principais vantagens

Expansão do atendimento

A telemedicina é capaz de levar o atendimento médico até as localizações mais remotas. Com a tecnologia 5G a possibilidade de ampliar o acesso a assistência médica será ainda maior. 

Com uma conexão mais ágil e eficiente, pessoas localizadas em áreas mais remotas poderão realizar consultas online com profissionais da saúde sem precisar se deslocar. 

Cirurgias robóticas

A cirurgia robótica caracteriza-se por ser um tipo de cirurgia minimamente invasiva. Na prática, pode ser considerada uma evolução da cirurgia laparoscópica. No procedimento, também são feitas pequenas incisões. Além da câmera, entram em cena braços do robô com instrumentos cirúrgicos – mas diferentemente da laparoscopia, eles fazem a operação a partir de um console operado pelo médico.

A cirurgia robótica é uma prática de tecnologia na saúde que representa um cenário muito promissor e revolucionário para o setor. Com a chegada do 5G ela se torna ainda mais viável. 

Afinal, como já mencionado, o tempo de latência menor entre o envio de sinais e mensagens permitirá que as intervenções à distância sejam ainda mais precisas e assertivas. 

Leia também: Saúde 5.0: entenda o conceito e as principais aplicações

Agilidade na emissão de laudos

Atualmente, um dos serviços de telemedicina mais utilizados é o de emissão de laudos à distância. Essa prática, que utiliza equipamentos de tecnologia para troca e envio de informações, será altamente beneficiada com a internet 5G.

Empresas como a Mais Laudo, por exemplo, enviam resultados dos laudos em até 24 horas após anexados os exames na plataforma. Com a maior velocidade da nova geração de internet, espera-se que esse tempo de resposta seja ainda menor, beneficiando os prognósticos dos pacientes, que poderão receber seus resultados mais rapidamente. 

Banner no artigo "O que é telemedicina?" para teste grátis Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *