Marketing de relacionamento: como implementá-lo na sua clínica médica?
O marketing de relacionamento é uma das melhores estratégias para fidelização de pacientes. Por isso, entender e aplicá-lo em sua instituição médica é uma excelente forma de melhorar a sua competitividade.
Nós vamos te ajudar com essa tarefa. No texto abaixo você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre o tema. Vamos indicar quais são os seus benefícios, além de apontar dicas de como implementar essa prática em sua clínica. Continue a leitura e fique por dentro!
O que é marketing de relacionamento?
É a vertente do marketing que direciona o foco para estratégias de relacionamento com o cliente. Seu objetivo principal, portanto, é promover a fidelização dos clientes.
Para que isso seja possível, o marketing de relacionamento propõe ações que vão qualificar a experiência do paciente com a sua clínica médica. Logo, as estratégias devem ocorrer durante todas as etapas de contato, ou seja, desde o pré-atendimento até o pós-consulta.
A ideia é que, com essa estratégia, o paciente se torne propagador dos serviços prestados por sua clínica. Pode-se dizer então que o marketing de relacionamento é uma forma de estimular a famosa indicação “boca a boca”, estratégia importante para a credibilidade de instituições médicas.
Como implementar o marketing de relacionamento em sua clínica médica?
Como ressaltado acima, o marketing de relacionamento é apenas uma entre as várias vertentes do marketing. Neste temos estratégias mais complexas como o Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo, entre outras.
Sua clínica pode ou não realizar ações integradas como essas com objetivos distintos como atração de clientes, venda e, claro, fidelização.
Portanto, o primeiro passo para implementar qualquer estratégia de marketing é definir o seu objetivo.
Neste texto listamos o passo a passo necessário para definir sua estratégia de marketing digital para a área da saúde.
Abaixo vamos apresentar dicas práticas para você implementar em sua clínica com foco no relacionamento com o cliente. Confira!
Faça uso das redes sociais
Atualmente, as redes sociais estão entre as ferramentas mais eficientes para divulgação das marcas. Grande parte da população está presente nesse meio, portanto, quando criada uma estratégia assertiva, essa pode ser uma forma fácil e rápida de alcançar seu público alvo.
Portanto, ter uma presença digital é uma forma de se manter em contato constante com seus pacientes e potenciais clientes.
Mas atenção, é preciso muito cuidado com a produção de conteúdo, viu?! As informações publicadas em suas redes sociais precisam ser muito bem embasadas. Afinal, na área da saúde os temas são muito delicados e todo cuidado extra é válido.
Dê dicas úteis para os pacientes, produza um conteúdo relevante que fará com que os pacientes tenham mais confiança em seu atendimento antes mesmo de entrar em um consultório.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes do marketing de relacionamento. Com essa ferramenta é possível estabelecer uma comunicação direta com seus clientes, além de ser possível personalizar as conversas.
Ainda, é possível utilizar o e-mail para diversas finalidades, como por exemplo:
- Divulgação de conteúdos relevantes sobre saúde;
- Lembretes de consultas;
- Entrega de exames;
- Felicitações de aniversário e datas comemorativas;
- Aplicações de pesquisas de satisfação.
Use as inúmeras possibilidades que esse canal oferece para estreitar o laço com seus pacientes, criando assim uma relação de confiança.
É importante que sua clínica tenha certa frequência com o envio de conteúdos. Não basta enviar e-mails pontuais antes e após as consultas. É preciso manter um relacionamento com esses contatos e para isso deve-se criar estratégias personalizadas para cada público. Falaremos mais sobre isso em seguida.
Estratégias personalizadas
Graças ao marketing digital e ferramentas como as redes sociais e o e-mail marketing, é possível criar estratégias personalizadas para o seu público alvo. Ou seja, você pode se comunicar com mais facilidade e agilidade diretamente com quem deseja atingir.
Portanto, indicamos que você crie listas de segmentação de seus clientes (e potenciais clientes), para com isso criar abordagens personalizadas.
Por exemplo, você pode separar os pacientes de acordo com a especialidade em que ele foi atendido em sua clínica. Dessa forma, é possível direcionar conteúdos tirando dúvidas sobre assuntos específicos, além de dar dicas para uma melhor qualidade de vida etc.
Leia também: Marketing médico: quais os limites para divulgar sua clínica?
CRM
CRM é uma plataforma direcionada para a gestão de relacionamento com o cliente. Portanto, ela é fundamental para aprimorar o contato com os seus pacientes.
Dentro dessa ferramenta é possível gerenciar os dados de seus clientes, como número de telefone e e-mail, por exemplo. Manter essas informações atualizadas e organizadas é fundamental para que o seu negócio aplique estratégias assertivas e, assim, possa fidelizar o relacionamento.
Acompanhe os resultados
De nada adianta criar estratégias de marketing de relacionamento se não acompanharmos a sua efetividade, concorda? Por isso, é importante ter uma rotina de análise dos resultados obtidos. Desse modo, é possível otimizar o que está sendo feito.
Emita relatórios, por exemplo, sobre o engajamento nas redes sociais, taxa de abertura e cliques nos e-mails. Não deixe também de apurar diretamente com seus pacientes o nível de satisfação deles com o atendimento recebido e conteúdos divulgados.
Aplique pesquisas
O marketing de relacionamento depende diretamente da opinião de seus clientes. Portanto, a aplicação de pesquisas é fundamental para a efetividade dessa estratégia.
Envie, portanto, pesquisas regularmente para seus pacientes. Uma das mais importantes deve ser realizada após o atendimento. Peça para que o paciente avalie a sua experiência e, se possível, indique pontos de melhoria.
Ouça-os também a respeito dos conteúdos compartilhados. Pergunte a eles o que eles gostariam de ver nos próximos conteúdos, deixando assim o espaço aberto para que eles sintam esse contato mais como um diálogo/parceria do que uma divulgação “forçada”.
E você, já implantou o marketing de relacionamento em sua instituição? Ainda precisa de mais conhecimentos sobre o assunto? Então, leia nosso post sobre marketing na área da saúde, mais dicas que você deve seguir!
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg