fbpx

Marketing médico: boas práticas para implantar na sua clínica

por maislaudo / Há 6 anos

O marketing médico é uma estratégia necessária nos dias de hoje. Porém, deve ser delineada de forma a não inserir informações tendenciosas ou que estejam em desacordo com as normas preconizadas pelo conselho de ética.

Além disso, o atendimento clínico e os serviços prestados devem ser uma constante para propiciar satisfação dos pacientes que disseminarão essa informação no ambiente virtual e com os amigos e familiares mais próximos.

Por isso, o equilíbrio entre as duas ferramentas é importante para evitar exposição excessiva e desgaste da imagem da empresa nas redes sociais. Ao mesmo tempo, devem ser observadas as formas de implantar o marketing nas relações físicas.

Quer saber como implantar o marketing médico em sua clínica? Então, fique atento às nossas dicas!

Boas práticas: do contato físico ao virtual

O bom atendimento é aquele que atende as necessidades do indivíduo, esclarece as dúvidas pertinentes ao caso conforme o nível de instrução do paciente, apresenta alternativas clínicas para serem definidas em conjunto, e o encaminha para exames objetivos e rápidos.

Nesse sentido, cabe ao gestor firmar parcerias com empresas que emitem resultados laboratoriais e radiológicos online, transmitem os laudos para os profissionais clínicos por meio de plataformas informatizadas e avisam sobre anormalidades patológicas importantes.

Considerando esse contexto, cabe ao médico mostrar como esse fluxo é mais eficiente e quais são os benefícios desse relacionamento para o paciente, mostrando, assim, que o serviço da clínica é personalizado e diferenciado perante as demais.

Porém, para chegar a esse nível de excelência, é fundamental implantar as etapas gradativamente.

Defina objetivos

Nessa fase, os gestores devem delinear a estratégia de sensibilização do paciente, tanto no nível físico quanto virtual. No primeiro caso, é essencial investir na capacitação de toda a equipe para ajudá-la a traçar o perfil do paciente e quais demandas devem ser atendidas.

No ambiente virtual, deve-se levantar o número de pacientes que acompanham as redes sociais ou o site da empresa, verificar os principais questionamentos e como eles podem ser respondidos ou levá-los à consulta médica presencial.

Busque parcerias

A segunda etapa é avaliar quais os parceiros que podem ajudar nessa empreitada. O convênio com empresas que entregam exames online é uma ótima opção, assim como aquelas que investem em marketing de conteúdo.

Dessa forma, o gestor mostrará eficiência clínica, administrativa e virtual, vislumbrando boas oportunidades para captação de novos pacientes.

Acompanhe os resultados

As medidas implantadas devem ser acompanhadas periodicamente por indicadores de efetividade e satisfação. Sendo assim, a emissão de relatórios sobre diferenças de produtividade nos serviços após a implantação dessas tarefas é crucial para avaliar o negócio.

Também devem ser avaliados, mediante plataformas online ou questionários físicos, o nível de satisfação do paciente com as mudanças implementadas de forma a direcionar para as demandas do indivíduo.

Analise eticamente as medidas

Ao desenvolver a estratégia de marketing médico, é essencial ter conhecimento das normas preconizadas pelos conselhos federais e demais órgãos de regulação clínica. Por isso, o gestor deve fazer uma análise detalhada dessas legislações.

Isso porque algumas situações não são permitidas, tais como: fazer comparação de tratamentos (antes e depois), realizar consultas virtuais para emissão de diagnóstico, ou expor demasiadamente o paciente, mesmo com o consentimento prévio.

O marketing médico é uma estratégia fundamental para as empresas que almejam crescimento físico e virtual. As medidas implantadas para esse propósito devem destacar a empresa perante seus concorrentes, sem deixar de investir nas relações humanas dentro do consultório. Por isso, as etapas devem ser programadas para evitar percalços no caminho.

E você, já implantou o marketing médico em sua instituição? Ainda precisa de mais conhecimentos sobre o assunto? Então, leia nosso post sobre marketing digital para clínicas médicas, com quatro dicas que você deve seguir!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

5 dicas para proteger sua clínica da crise

Em tempos de crise econômica muito se fala em corte de gastos para evitar que as empresas entrem “no vermelho”. No setor médico não é diferente, porém para proteger a clínica da crise não basta apenas cortar gastos, mas sim desenvolver uma série de ações preventivas para que a lucratividade não baixe nesse período de […]
LEIA MAIS

Saiba como implantar o programa 5S na sua clínica

Você já ouviu falar no programa 5S? Trata-se de uma técnica de origem japonesa, que surgiu ainda nos anos 60 e, desde então, vem sendo aplicada com sucesso em empresas de todo o mundo. Portanto, se você deseja ter uma clínica organizada e com qualidade tanto para os pacientes como para os colaboradores, a implantação […]
LEIA MAIS

5 motivos para terceirizar serviços em uma clínica médica

A necessidade das empresas focarem e investirem em suas principais atividades (atividades-fim), sem que haja perda a qualidade nas atividades secundárias (atividades-meio), fez com que a terceirização de serviços tenha se tornado uma escolha cada vez mais frequente e há muitos anos se mostra vantajosa tanto no cenário nacional quanto internacional. Mesmo sendo uma prática […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *