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Whatsapp empresarial: aprenda a usá-lo na sua clínica médica

por maislaudo / Há 3 anos
whatsapp empresarial

O uso do Whatsapp empresarial na sua clínica médica pode ser uma estratégia muito interessante para a fidelização de pacientes. O recurso tem o intuito de simplificar a interação com os clientes, otimizando o atendimento e aumentando a produtividade na recepção. 

Mas afinal, você sabe como utilizar essa ferramenta corretamente? Nós vamos te ajudar! No texto a seguir, vamos apresentar as seguintes informações sobre o tema: 

  • Como serve o Whatsapp empresarial?
  • Quais são as funcionalidades do Whatsapp business para instituições médicas?
  • Como programar as principais informações no aplicativo?
  • Vantagens do uso do Whatsapp para sua clínica. 

Continue a leitura e tire suas dúvidas! 

Como funciona o Whatsapp empresarial? 

O Whatsapp empresarial é um aplicativo gratuito que foi desenvolvimento especialmente para uso de empresas de médio e pequeno porte. O seu principal objetivo é otimizar o contato empresa-cliente, tornando-o mais próximo e ágil. 

O aplicativo tem a mesma premissa do Whatsapp convencional, o Messenger. Entretanto, o Business dispõe de recursos específicos para a rotina comercial, como por exemplo, a possibilidade de criação de catálogos para apresentação de produtos e as ferramentas de automação de respostas. 

Logo, pode-se dizer que o uso deste recurso em clínicas, é uma forma de aplicação da telemedicina na rotina médica. Afinal, estamos nos referindo à uma tecnologia que virá a ser aplicada em benefício do atendimento em saúde.

Quais são as funcionalidades do Whatsapp Business para instituições médicas? 

Como já dissemos anteriormente, o Whatsapp empresarial é um canal para tornar mais rápida e eficiente a comunicação entre empresas e clientes. Para que isso seja possível, foram desenvolvidos uma série de recursos. São eles: 

Perfil comercial

O perfil comercial é o local onde deve estar descrito as informações que são úteis para os seus pacientes. Portanto, deve constar o endereço, descrição dos serviços prestados e e-mail da clínica. 

Além disso, é interessante também direcionar os pacientes para outra página onde ele possa obter mais informações sobre a clínica. Neste caso, pode ser o link do seu site, ou até mesmo de suas redes sociais. 

Respostas rápidas

O recurso de respostas rápidas possibilita a automação de mensagens para perguntas frequentes. Ou seja, com esta funcionalidade é possível programar mensagens automáticas para responder a perguntas comuns que são enviadas à clínica. 

Além das respostas rápidas, o Whats empresarial ainda permite que sejam programadas mensagens automáticas de ausência e saudação. 

Em caso de ausência na clínica, a mensagem pode informar o paciente o motivo, e avisá-lo quando estará disponível. Já a mensagem de saudação serve para dar boas-vindas para seus pacientes, e também direcioná-los para os primeiros passos do atendimento. 

Etiquetas

As etiquetas são recursos que vão ajudar a organizar as conversas no Whatsapp empresarial. Ou seja, com ela é possível catalogar cada conversa de acordo com o seu objetivo. 

Como programar as principais informações no aplicativo?

Agora que você já conhece quais são os principais recursos do Whatsapp Business chegou a hora de aprender a configurar estas informações em seu aplicativo. Vamos lá? 

Desenvolvimento de respostas rápidas

O primeiro passo antes de programar as respostas é avaliar quais são as dúvidas mais comuns que sua clínica recebe. Elas podem ser sobre valores de exames, marcação de consultas, cancelamento, dentre outras. 

Feito este levantamento, você deve criar as respostas e programá-las no aplicativo. Veja o passo a passo: 

  • Acesse o menu de três pontos no topo do Whatsapp
  • Clique em  Ferramentas comerciais > Respostas rápidas.
  • Toque em Adicionar (+).
  • Escreva uma mensagem de texto ou anexe um arquivo de mídia à resposta rápida.
  • Defina o atalho de teclado para a resposta rápida.
  • Defina a palavra-chave que ajudará a localizar a resposta rápida. E em seguida clique em Salvar. 

Você pode adicionar até três palavras-chave para cada resposta rápida. Essa é uma forma de facilitar a pesquisa das mensagens caso você tenha várias respostas automáticas programas. 

Como utilizar as respostas rápidas nas conversas. 

  • Abra qualquer conversa.
  • No campo de texto, digite uma barra ( / ) seguida do atalho de uma resposta rápida.
  • Selecione a resposta rápida que você deseja utilizar. O campo de texto será preenchido automaticamente.
  • Você pode editar a mensagem ou apenas tocar em Enviar.

Fonte: FAQ do Whatsapp

Criação de etiquetas

As etiquetas são uma forma de organizar sua lista de contatos. Por isso, o primeiro passo antes de criar a funcionalidade, é definir quais serão as categorias utilizadas para organizar a sua lista.

Por exemplo, é possível organizar os contatos de acordo com a especialidade consultada na clínica, de acordo com o nível de urgência ou ainda separando os pacientes conforme o profissional consultado. 

Para criar as etiquetas vá em Configurações > Etiquetas. Ali você vai encontrar algumas opções padrões do aplicativo, como “Novo cliente” e “Pagamento”. Você pode utilizá-las ou criar novas, neste caso deve-se clicar em (+).

É possível criar até 20 etiquetas no Whatsapp empresarial. 

Para etiquetar uma conversa você deve acessá-la > Clicar no menu de três pontos > Adicionar etiqueta à conversa > Definir uma das etiquetas disponíveis. 

Vantagens do uso do Whatsapp para sua clínica

  • O Whats Business vai ajudar a fidelizar os seus pacientes, além de agilizar o atendimento médico. 
  • Ajuda a organizar melhor o fluxo de pacientes, tornando a recepção mais produtiva. 
  • Contribui para evitar desmarcação de consultas em cima da hora. Com o aplicativo, é possível criar mensagens automáticas de confirmação de consulta.
  • É possível ainda acompanhar análises e estatísticas das mensagens. O Whatsapp empresarial disponibiliza métricas como taxa de recebimento, de abertura, de resposta e até de conversão. 

Direcionamentos do CFM

É importante ressaltar que, o Conselho Federal de Medicina permite o uso do aplicativo apenas para gerenciamento de tarefas rotineiras do dia a dia médico. É proibido o uso do Whats Business nos seguintes casos: 

  • Atendimento à distância por meio do aplicativo
  • Troca de informações sigilosas
  • Envio de diagnósticos
  • Prescrição de receitas médicas
  • E em todos os casos não pode ser cobrado pela informação feita através do aplicativo. 

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