fbpx

Jornada do paciente: o que é e qual a sua importância?

por maislaudo / Há 3 anos
jornada do paciente

A jornada do paciente é uma expressão utilizada para descrever as etapas que os pacientes percorrem até chegar à sua clínica. O reconhecimento dessa trajetória é fundamental para a criação de estratégias de aprimoramento do serviço médico prestado. 

Portanto, pode-se dizer que a jornada do paciente é uma forma de entender o comportamento do seu público-alvo, e assim descobrir quais são as ações necessárias para atraí-los e fidelizá-los. 

No texto a seguir nós vamos explicar qual a importância da jornada do paciente para a estratégia da sua clínica. Além disso, vamos apresentar dicas de como aprimorá-la. Continue a leitura e confira! 

O que é a jornada do paciente? 

Como adiantamos acima, a jornada do paciente diz respeito aos hábitos de consumo do seu público-alvo. Ou seja, ela é um indicativo da experiência do consumidor com o seu negócio.

Logo, a trajetória do paciente irá descrever todas as etapas que cada paciente passa até chegar à clínica. Essa jornada vai desde a consideração da instituição até o pós-consulta. 

Importância da jornada do paciente para sua clínica

Afinal, por que é tão importante reconhecer a jornada do paciente? Basicamente, ela é importante para melhorar a percepção do seu negócio, tornando-o mais atrativo e qualificado. 

O entendimento dos hábitos do seu público é essencial para que seja possível criar estratégias mais assertivas para cada uma das etapas do atendimento. 

Por isso, é muito importante que cada empresa faça um mapeamento das particularidades de consumo do seu público-alvo. Dessa forma, será possível ter um entendimento de quais são as suas necessidades, e então criar estratégias para supri-las. 

Como funciona a jornada do paciente? 

A jornada do paciente pode ter várias etapas, e elas podem sofrer variações entre si de acordo com a especialidade e tipo de serviço prestado. 

Entretanto, para tornar o entendimento mais simples, vamos apresentar os três passos mais básicos e essenciais da jornada. São eles: 

Consideração/atração de pacientes 

O primeiro passo da jornada do paciente é sempre a consideração. Isto é, o momento em que o consumidor está avaliando as empresas do mercado. Portanto, aqui a palavra-chave é divulgação/atração. 

Ou seja, é preciso criar estratégias claras e assertivas para atrair os pacientes para sua clínica. Por isso, é fundamental entender quais são os seus hábitos, ou seja, neste caso entender como é o seu processo de consideração. 

Muitas vezes a consideração acontece através de pesquisas online, ou pela indicação de amigos e familiares e até pela lista do convênio. 

Você pode fazer pesquisas em seu consultório para entender melhor qual origem mais comum de seus pacientes. E então criar estratégias para aprimorá-las, e claro, investir nas atrações onde seu negócio ainda não está obtendo o êxito esperado. 

Leia também

Marketing na área da saúde: como se planejar e principais estratégias

Site médico: boas práticas para um site médico de sucesso

Atendimento médico

Nesta etapa o paciente já escolheu sua clínica, e é chegada a hora de oferecer a ele o atendimento médico. Aqui o mais importante é oferecer a ele o conhecimento técnico necessário para que ele se sinta seguro em seu consultório. 

Além disso, nesta etapa é fundamental ter um cuidado na prestação de um atendimento médico humanizado. Ou seja, é preciso que o profissional seja empático, atencioso e gentil com seus pacientes, de modo a estabelecer uma relação de confiança mútua. 

Um atendimento de qualidade é a base para o sucesso de todo e qualquer negócio. E isto se torna ainda mais importante quando está relacionado à área da saúde, onde lida-se com pessoas fragilizadas e em situação de vulnerabilidade. 

Pode-se dizer, portanto, que esta é a etapa mais decisiva da jornada do paciente. Procure então entender qual é a percepção de seus pacientes durante o atendimento, e busque sempre estratégias para aprimorá-las. 

Fidelização dos pacientes 

Esta etapa é praticamente uma junção de todas as citadas anteriormente. Afinal, sem estratégias de atração e um atendimento de qualidade, não existiria pacientes para fidelizar. 

Um paciente fidelizado é importante pois dessa forma ele pode retornar à clínica para novas consultas, além de indicá-la para amigos e familiares. 

Listamos duas estratégias que podem influenciar e potencializar as chances de fidelização dos pacientes com a sua clínica. Confira: 

  • Invista em infraestrutura: o paciente deve se sentir bem acolhido na sua clínica. Ofereça, portanto, uma experiência superior, que pode ser alcançada com o investimento em equipamentos modernos, desenvolvimento de ambientes bonitos e confortáveis etc. 
  • Envio de e-mail marketing ou mensagens de SMS/Whatsapp: você pode lembrá-los de campanhas importantes do setor da saúde, divulgar dicas e conteúdos úteis, etc. 

Leia também: Whatsapp empresarial: aprenda a usá-lo na sua clínica médica

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Histórico do paciente: entenda a importância desse registro

O histórico do paciente é um dos documentos mais importantes para o atendimento médico. Por isso, é fundamental que as instituições de saúde tenham protocolos quanto a elaboração desses registros, de modo a garantir uma maior qualificação nos serviços prestados.  No texto a seguir vamos apresentar as principais informações sobre o histórico médico: como deve […]
LEIA MAIS

Comunicação médico-paciente: sua importância e como melhorá-la

A comunicação médico-paciente é uma das atividades mais delicadas que existem na área de saúde. Lidar com diferentes tipos de pessoas que passam por momentos de fragilidade requer preparo, sensibilidade e empatia. Um mau atendimento ao paciente pode manchar e comprometer a reputação e todo o trabalho de um profissional de saúde. Dessa forma, assegurar […]
LEIA MAIS

Atendimento ao cliente: a importância de qualificar seus colaboradores

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e clientes mais exigentes, é necessário buscar alternativas de crescimento interno e agregar diferencias competitivos à organização para sobrevier no mercado e se destacar. Mas de nada adianta investir em processos internos se sua equipe não está preparada para realizar um bom atendimento ao cliente. Nesse post, […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *