O que é atendimento humanizado? Entenda o significado na área da saúde

por Leandro Reis / Há 2 meses
O que é atendimento humanizado? Entenda o significado do conceito na área da saúde

* Descubra o que é atendimento humanizado e como ele pode transformar sua clínica médica!

O setor de saúde vivenciou nos últimos anos um enorme crescimento tecnológico. Novos exames foram aprimorados, equipamentos modernos foram desenvolvidos, e instrumentos diagnósticos foram cada vez mais aperfeiçoados. Essas, portanto, são chamadas de tecnologias duras no campo da saúde.

Porém, ao passo que as tecnologias duras foram evoluindo, deixou-se de lado o que chamamos de tecnologias leves. Ou seja, tecnologias relacionadas às relações interpessoais, à comunicação eficaz e aos vínculos humanizados.

Dentro desse contexto do mercado da saúde é que mostraremos no artigo de hoje tudo sobre o atendimento humanizado e sua relevância crescente na saúde e na melhoria dos cuidados com os pacientes. Continue a leitura e confira em detalhes:

  • O que é o atendimento humanizado?
  • Quem deve prestar esse atendimento?
  • Como realizar um atendimento humanizado?
  • Quais os benefícios do atendimento humanizado na saúde?
  • Dicas para otimizar seu atendimento
  • Como a Mais Laudo pode ajudar sua clínica médica?
  • Conclusão sobre a humanização no atendimento

O que é o atendimento humanizado?

O atendimento humanizado na saúde diz respeito à transformação dos modelos de atenção e gestão dos serviços, promovendo uma abordagem centrada nas necessidades dos pacientes e nas relações interpessoais. Isso envolve a construção de novas relações entre profissionais e usuários e também entre os próprios profissionais.

O ser humano, por si só, já é regado de singularidade e complexidade. Ao recorrer aos serviços de saúde, encontra-se ainda fragilizado ou cercado de dúvidas e receios. O atendimento ao paciente não significa apenas oferecer o exame que ele precisa.

Humanizar é ir além da prestação do serviço técnico: é acolher o paciente em sua individualidade, criar um espaço para escuta ativa, esclarecer dúvidas com empatia e estabelecer uma relação mais humana e menos automatizada. Isso reforça o vínculo de confiança e melhora a experiência de cuidado.

– Leia também: Clínica ampliada: o que é, como funciona e o uso da telemedicina no serviço

Quem deve prestar esse atendimento?

Essa pergunta soa até cômica, pois a resposta mais direta seria: todos os seres humanos! Uma clínica que entende a importância e busca o atendimento humanizado não pode pensar apenas na relação médico-paciente.

Todos os profissionais da clínica fazem parte deste atendimento: desde a recepção, que é o primeiro ponto de contato com o paciente, passando pela equipe de limpeza, que contribui para um ambiente acolhedor e seguro, até os enfermeiros, técnicos e, principalmente, os gestores. Cada interação, por menor que pareça, tem o potencial de refletir a humanização no atendimento.

– Leia também: Medicina integrativa: o que é e qual a sua importância?

Como realizar um atendimento humanizado?

De nada adianta ter alguns profissionais que atendam o cliente de forma humanizada se a cultura de toda a instituição não estiver alinhada a essa prática, nem investir na capacitação e no incentivo ao desenvolvimento dessa abordagem.

Um ambiente saudável de trabalho dentro da clínica deve ser construído com canais abertos de comunicação, estabelecendo relações pautadas no respeito e transparência, capacitando os colaboradores e estimulando o trabalho em equipe.

Esse ambiente de trabalho tem como resultado a confiança e bem estar de todos os profissionais. O que será refletida na mudança da forma com que prestam atendimento aos seus clientes.

Quais os benefícios do atendimento humanizado na saúde?

Como não colher benefícios ao semear uma política de bons relacionamentos? Ao investir no atendimento humanizado, os frutos para o paciente e para a clínica tornam-se uma certeza.

A cordialidade e o olhar humano que responde à demanda do paciente com uma escuta atenta e um sorriso fazem toda a diferença. Isso gera no cliente a confiança, a satisfação e a segurança que o mesmo necessita ao buscar um serviço de saúde.

Dessa forma, a clínica presta um serviço de qualidade, melhora sua reputação e aumenta o número de atendimentos, bem como as indicações. É importante lembrar que um atendimento humanizado fideliza clientes, que tendem a retornar e recomendar os serviços para outras pessoas.

Dicas para otimizar seu atendimento

  1. Trate os pacientes de forma personalizada. Existem diferentes tipos de pacientes. Chame-os pelo nome e mostre empatia com a sua situação;
  2. Explique os procedimentos médicos de forma clara para seus pacientes, sem utilização de termos técnicos que vão dificultar o entendimento;
  3. Se coloque à disposição para responder eventuais dúvidas que o paciente venha a ter no decorrer do tratamento;
  4. Ofereça sempre expectativas reais para o paciente, tanto em relação ao tratamento quanto ao tempo de espera em relação às consultas ou entrega de exames;
  5. Estrutura da clínica: o atendimento humanizado implica no oferecimento de conforto ao paciente. Por isso, é fundamental que as instalações da clínica médica forneça uma estrutura para tal. Ofereça acomodações satisfatórias, com um ambiente sempre limpo e organizado. Algumas distrações são bem vindas para a recepção, como por exemplo revistas, televisão, água e café à vontade, dentre outros;
  6. Treine sua equipe: todos devem estar alinhados com a cultura da clínica para que haja uma humanização no atendimento homogêneo, em todas as etapas do serviço;
  7. Use a tecnologia a favor: existem inúmeras formas de melhorar o atendimento com a aplicação da tecnologia na rotina da sua instituição de saúde. Alguns dos principais benefícios: otimiza-se a gestão, desafogando a equipe médica, e permitindo um foco mais estratégico no atendimento oferecido.

Como a Mais Laudo pode ajudar sua clínica médica?

A Mais Laudo oferece o serviço de laudos à distância ou laudos online, conhecido também como telelaudo.

A demanda de exames a serem laudados em uma clínica médica é enorme. Por isso, ao optar pela terceirização do serviço, você otimiza esse processo e foca em etapas mais estratégicas do atendimento ao paciente.

Este, portanto, poderá também iniciar o tratamento o mais rápido possível. Resultando assim em um aumento na credibilidade da sua instituição de saúde, que contará com consultas mais produtivas e eficientes, melhorando o atendimento ao paciente.

Experimente nossa plataforma e comprove os benefícios. Faça nosso teste gratuito: ganhe 3 laudos para sua clínica médica.

– Leia também: Atendimento na telemedicina: confira 6 dicas para otimizar a comunicação online

Conclusão sobre humanização no atendimento

Agora que você compreendeu o conceito de tratamento humanizado e seus inúmeros benefícios, é hora de refletir: sua clínica já adota esse modelo? O atendimento está alinhado com os princípios de empatia, acolhimento e respeito? Implementar práticas humanizadas não é apenas uma estratégia para melhorar a satisfação dos pacientes, mas também uma forma de fortalecer a reputação da sua instituição e fidelizar clientes.

Se sua clínica já investe nesse modelo, compartilhe conosco os resultados e as mudanças que você observou. Caso ainda não tenha iniciado, que tal começar hoje mesmo? Os benefícios para seus pacientes e para sua equipe certamente farão a diferença!

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