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Afinal, o que é atendimento humanizado? Entenda!

por maislaudo / Há 2 meses
o que é atendimento humanizado

O setor de saúde vivenciou nos últimos anos um enorme crescimento tecnológico. Novos exames foram desenvolvidos, novas máquinas criadas e instrumentos diagnósticos foram cada vez mais aperfeiçoados. Essas, portanto, são chamadas de tecnologias duras no campo da saúde.

Porém, ao passo que as tecnologias duras foram evoluindo, deixou-se de lado o que chamamos de tecnologias leves. Ou seja, referentes às relações interpessoais, à comunicação e aos vínculos pessoais.

Dentro desse contexto do mercado da saúde é que mostraremos no post de hoje tudo sobre o que é atendimento humanizado e como a utilização desse atendimento na sua clínica só tem a agregar benefícios. Confira a seguir!

O que é o atendimento humanizado?

A humanização do atendimento em saúde diz respeito à mudança dos modelos de atenção e gestão dos serviços. Estabelecendo a construção de novas relações entre profissionais e usuários e também dos profissionais entre si.

O ser humano, por si só, já é regado de singularidade e complexidade. Ao recorrer aos serviços de saúde, encontra-se ainda fragilizado ou cercado de dúvidas e receios. Atendê-lo não significa apenas oferecer o exame que ele precisa.

Humanizar é ir além de prestar apenas o serviço, é acolhê-lo em sua subjetividade, dar espaço para ouvi-lo, esclarecer suas dúvidas e estabelecer, assim, uma relação menos mecânica e automatizada de atendimento.

Quem deve prestar atendimento humanizado?

Essa pergunta soa até cômica, pois a resposta mais direta seria: todos os seres humanos! Uma clínica que entende a importância e busca o atendimento humanizado não pode pensar apenas na relação médico-paciente.

Todos os profissionais da clínica fazem parte deste atendimento: a recepção, a equipe de limpeza, os enfermeiros, técnicos e, principalmente, os gestores.

Como realizar um atendimento humanizado?

De nada adianta possuir alguns profissionais que atendam o cliente de forma humanizada se a cultura de toda a instituição não visar, capacitar e possibilitar esse atendimento.

Um ambiente saudável de trabalho dentro da clínica deve ser construído com canais abertos de comunicação, estabelecendo relações pautadas no respeito e transparência, capacitando os colaboradores e estimulando o trabalho em equipe.

Esse ambiente de trabalho tem como resultado a confiança e bem estar de todos os profissionais. O que será refletida na mudança da forma com que prestam atendimento aos seus clientes.

Quais os benefícios do atendimento humanizado?

Como não colher benefícios ao semear uma política de bons relacionamentos? Ao investir no atendimento humanizado, os frutos para o paciente e para a clínica tornam-se uma certeza.

A cordialidade e o olhar humano que responde à demanda do paciente com uma escuta atenta e um sorriso fazem toda a diferença. Isso gera no cliente a confiança, a satisfação e a segurança que o mesmo necessita ao buscar um serviço de saúde.

Dessa forma a clínica presta um serviço de qualidade que melhora a sua imagem, aumentando o número de atendimentos e consequentemente de indicações. É importante saber que um atendimento humanizado tem como resposta clientes que optarão por retornar sempre e recomendarão o serviço para terceiros.

Dicas para otimizar o atendimento humanizado

  • Trate os pacientes de forma personalizado. Chame-os pelo nome e mostre empatia com a sua situação.
  • Explique os procedimentos médicos de forma clara para seus pacientes, sem utilização de termos técnicos que vão dificultar o entendimento.
  • Se coloque à disposição para responder eventuais dúvidas que o paciente venha a ter no decorrer do tratamento.
  • Ofereça sempre expectativas reais para o paciente, tanto em relação ao tratamento quanto ao tempo de espera em relação às consultas ou entrega de exames.
  • Estrutura da clínica: o atendimento humanizado implica no oferecimento de conforto ao paciente. Por isso, é fundamental que as instalações da clínica médica forneça uma estrutura para tal. Ofereça acomodações satisfatórios, com um ambiente sempre limpo e organizado. Algumas distrações são bem vindas para a recepção, como por exemplo revistas, televisão, água e café à vontade, dentre outros.
  • Treine sua equipe: todos devem estar alinhados com a cultura da clínica para que haja um atendimento humanizado homogêneo, em todas as etapas do serviço.
  • Use a tecnologia a favor: existem inúmeras formas de melhorar o atendimento com a aplicação da tecnologia na rotina da sua instituição de saúde. Alguns dos principais benefícios: otimiza-se a gestão, desafogando a equipe médica, e permitindo um foco mais estratégico no atendimento oferecido.

Veja aqui os demais benefícios da relação entre medicina e tecnologia, além de dicas das principais tendências para o setor.

Como a Mais Laudo pode ajudar sua clínica médica?

A Mais Laudo Telemedicina oferece o serviço de laudos à distância. A demanda de exames a serem laudados em uma clínica médica é enorme. Por isso, ao optar pela terceirização do serviço, você otimiza esse processo e foca em etapas mais estratégicas do atendimento ao paciente.

Este, portanto, poderá também iniciar o tratamento o mais rápido possível. Resultando assim em um aumento na credibilidade da sua instituição de saúde, que contará com consultas mais produtivas e eficientes, melhorando o atendimento ao paciente.

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Veja aqui como a Mais Laudo pode otimizar na prática o atendimento na sua clínica.

Entendeu o que é atendimento humanizado e quais são os seus benefícios? Sua clínica tem buscado esse tipo de atendimento? Tem colhido resultados desse modelo de atenção e gestão? Então não deixe de comentar e compartilhar conosco seus resultados!

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