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Humanização no hospital: o que é, benefícios e exemplos de ações

por maislaudo / Há 1 ano
humanização no hospital

A humanização no hospital é um tema importante para se ter conhecimento, afinal, a prática traz inúmeros benefícios para estabelecimentos de saúde como fidelização dos pacientes, melhoria da imagem do negócio, entre outros. 

A sua implementação exige uma nova filosofia, isto é, uma mudança de pensamento em todos os níveis do atendimento hospitalar. Quer entender melhor como isso funciona? Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema. 

O que é humanização no hospital?

A humanização em hospitais consiste no estabelecimento de relações mais humanas entre profissionais e pacientes, assim como entre os próprios profissionais. É uma mudança que deve acontecer nos modelos de assistência e gestão dos serviços em saúde. 

Muitas pessoas quando precisam recorrer a esses serviços encontram-se fragilizadas ou cercadas de dúvidas e anseios. Atendê-las, portanto, não pode ser apenas instruí-las a respeito de um exame, por exemplo.  

Humanizar é ir além de prestar apenas o serviço, é acolher cada pessoa em sua subjetividade, dar espaço para ser ouvida, esclarecer suas dúvidas e estabelecer, assim, uma relação menos mecânica e automatizada de atendimento.

Benefícios da humanização no atendimento hospitalar 

Abaixo listamos quais são as principais vantagens percebidas por estabelecimentos de saúde que praticam a humanização no atendimento médico. Veja: 

Aumento de confiança dos pacientes 

Atender o paciente com cordialidade, com olhar humano e uma escuta atenta fazem toda a diferença no atendimento em saúde. Isso gera no paciente a confiança, a satisfação e a segurança que o mesmo necessita ao buscar um serviço de saúde.

Ao sentir-se mais acolhido, esse paciente irá se abrir mais facilmente para o médico sobre as suas angústias e até sobre os problemas que o estão afligindo. Logo, o profissional pode ter mais informações para dar um diagnóstico mais preciso. 

Melhora a imagem institucional do hospital 

O hospital que presta um serviço de qualidade, utilizando o conceito da humanização no atendimento, melhora a sua imagem consideravelmente. Isso porque a reputação de um estabelecimento é construída a partir das experiências de seus clientes e funcionários. Logo, ao melhorar o atendimento, os benefícios institucionais são uma consequência lógica. 

Ter uma boa reputação é de suma importância para estabelecimentos de saúde. Afinal, as pessoas buscam lugares de confiança ao recorrer a esse tipo de serviço. 

Portanto, ao investir na humanização no hospital, sua capacidade de atrair novos pacientes é consideravelmente potencializada. 

Como realizar a humanização nos hospitais?

As práticas de humanização são mais simples do que parecem. Veja a seguir algumas ações que podem ser realizadas nesse sentido: 

Trate os pacientes de forma personalizada

Cada paciente tem os seus anseios e singularidades, portanto, é importante que ele se sinta acolhido de verdade. Ouça seu problema, chame-o pelo nome e mostre empatia com a sua situação. 

Explique os procedimentos médicos de forma clara para seus pacientes, sem utilização de termos técnicos que vão dificultar o entendimento. Além disso, se coloque à disposição para responder eventuais dúvidas que ele possa ter no decorrer do tratamento. 

Pratique a desospitalização de pacientes

Por desospitalização entende-se o ato de dar alta ao paciente, ou seja, liberar um leito de internação. Porém, o conceito é ainda mais complexo, uma vez que essa liberação acontece de forma estratégica para a recuperação desse indivíduo. 

Portanto, o significado de desospitalização não é dar alta precoce ao paciente, mas sim humanizar seu tratamento, transferindo-o para o seu ambiente domiciliar. 

Ao retirar o paciente do hospital e levá-lo para realizar o tratamento em casa, há o entendimento de que sua recuperação ocorrerá de forma mais rápida e bem sucedida. Afinal, ele estará em um espaço mais confortável e ao redor de seus familiares. 

Invista na estrutura do hospital 

O atendimento humanizado implica no oferecimento de conforto ao paciente. Por isso, é fundamental que os estabelecimentos de saúde sejam capazes de fornecer uma estrutura adequada para tal. 

Ofereça acomodações satisfatórias, com um ambiente sempre limpo e organizado. Algumas distrações são bem vindas para a recepção, como por exemplo revistas, televisão, água e café à vontade, dentre outros.

Os móveis devem ser confortáveis e suficientes para acomodar o fluxo de pacientes que sua clínica costuma receber. É importante também que eles sejam dispostos de modo que a movimentação na clínica não seja prejudicada. 

Elencamos algumas dicas que podem ser seguidas na recepção do hospital quanto à disposição dos móveis. Olha só: 

  • Não deixe nunca o paciente de costas para a entrada da clínica;
  • Não concentre as cadeiras/sofás em um só lugar: faça a distribuição por toda a recepção;
  • Lembre-se também de planejar espaços para pacientes/acompanhantes com necessidades especiais.

Faça treinamentos com toda a equipe

Todos devem estar alinhados com a cultura do hospital para que haja um atendimento humanizado homogêneo, em todas as etapas do serviço.

Portanto, é importante investir na capacitação da equipe em atributos e habilidades relacionadas ao acolhimento, à escuta qualificada, entre outras competências próprias desse tipo de atendimento. 

De que forma a telemedicina pode ajudar com a humanização no hospital? 

A demanda de exames a serem laudados em uma clínica médica é enorme. Por isso, ao optar pela terceirização do serviço, você otimiza esse processo e foca em etapas mais estratégicas do atendimento ao paciente.

Dessa forma, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, resultando em um aumento na credibilidade da sua instituição de saúde, que contará com consultas mais produtivas e eficientes.

Veja no nosso artigo “Atendimento Médico” como a Mais Laudo pode otimizar na prática o atendimento na sua clínica.

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