Gestão de clínica médica: 5 erros comuns que você não pode cometer
É muito importante o domínio de determinados aspectos de gestão de clínica médica para que os processos da sua instituição fluam de forma correta. E principalmente, para evitar que quaisquer desses aspectos gerenciais possam afetar de alguma maneira a qualidade do serviço oferecido pela clínica.
Os setores financeiros, administrativos, comerciais, e todos os outros devem estar consolidados e com uma certa maturidade conquistada para que isso resulte em um serviço de qualidade.
Afinal, é impossível oferecer qualidade no serviço quando os pilares do negócio não estão estruturados da forma correta.
Para ajudá-lo na busca por uma gestão de clínica médica de excelência, separamos a seguir 5 erros comuns que identificamos em instituições de saúde, que devem ser evitados. São eles:
- Não dar atenção para a seleção da equipe
- Não prezar por um atendimento humanizado
- Falta de atenção com as glosas hospitalares ou clínicas
- Ignorar os recursos tecnológicos
- Falta de organização das finanças da instituição
Continue a leitura e saiba mais sobre cada um destes pontos de atenção na gestão de clínica médica.
1. Não dar atenção para a seleção da equipe
A seleção da equipe é um dos procedimentos mais fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, e isso não seria diferente na gestão de clínica médica. Muito pelo contrário, quando lidamos com serviços de saúde, algo tão delicado, que requer um cuidado no tratamento de pessoas, é que essa seleção deve ser ainda mais criteriosa.
Afinal, o corpo clínico vai definir a qualidade do serviço oferecido pela sua instituição. Leve em consideração as competências técnicas e as qualificações profissionais do candidato. Porém, não se esqueça também de analisar as competências comportamentais dos mesmos.
Busque a construção de uma equipe que se encaixe com os valores da clínica.
Outro importante ponto a ser analisado pela gestão de clínica médica é com a gestão de pessoas. Como qualquer outra empresa, as instituições de saúde devem propor ações de motivação, de retenção de talentos. Enfim, medidas para fortalecer o engajamento da equipe com a instituição.
Dica!
Promova treinamentos constantemente, pois a capacitação e atualização dos conhecimentos é fundamental em qualquer profissão. Apresente novas técnicas, mantenha sua equipe sempre atualizada sobre as novidades da área da saúde.
2. Não prezar por um atendimento humanizado
A sobrecarga é um dos principais fatores que podem explicar a desatenção no oferecimento de um atendimento humanizado. Entretanto, cabe à gestão da clínica médica identificar os processos que estão contribuindo para essa sobrecarga. E com isso, agir para que eles possam ser otimizados para simplificar a rotina na instituição.
É importante que todos os funcionários da clínica médica atuem com o mesmo intuito: o de priorizar o atendimento ao público.
Uma das piores impressões que uma instituição de saúde pode passar é o desleixo com o atendimento. Imagine só pessoas que estão passando por situações complicadas e ainda são tratadas com frieza e indiferença pelos profissionais que estão cuidando de seu tratamento? Com certeza é uma situação muito desagradável.
Por isso, priorize o atendimento humanizado. Tenha preocupação com a forma de agir de toda a sua equipe, com a combinação verbal e também com a não verbal. Tenha atenção com o paciente, ouça-o atentamente e busque esclarecer sempre suas dúvidas e anseios.
Veja também: 3 dicas para melhorar o atendimento com pacientes.
3. Não se atentar às glosas hospitalares ou clínicas
As glosas nada mais são do que o não pagamento, por parte dos planos de saúde, de procedimentos feitos na clínica, como uso de medicamentos, realização de cirurgias, etc.
Portanto, para evitar que esse tipo de problema aconteça, é preciso reduzir a ocorrência de erros. Como por exemplo, o não repasse de informações completas para o setor administrativo dos planos de saúde e a falta de conhecimento das diferenças das exigências dos planos.
Além disso, pode-se optar também pela utilização de prontuários eletrônicos e pela aplicação assertiva de auditorias internas, por exemplo.
Leia também: Tabela TUSS: o que é e como ela funciona?
4. Não utilizar a tecnologia a favor
Outro importante aspecto a ser levado em consideração na gestão de clínica médica é a preocupação com a otimização dos processos. É comum a adaptação à procedimentos defasados durante a rotina conturbada de uma instituição de saúde. Porém, cabe ao gestor encontrar meios de fugir da estagnação.
Uma falha muito comum é desconsiderar a eficácia do apoio tecnológico na busca por uma gestão de clínica médica mais eficiente. Atualmente existem inúmeros procedimentos que podem ser simplificados com o auxílio de aparatos tecnológicos.
Por exemplo, a emissão de laudos à distância foi um dos grandes benefícios que a tecnologia trouxe para a gestão de clínica médica. Ao optar pela utilização do serviço, o gestor garante benefícios como:
- Redução no prazo de entrega dos exames aos pacientes;
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade da sua equipe;
- Dentre outros.
Veja aqui outros benefícios que a tecnologia trouxe para a área da saúde.
5. Não organizar as finanças da instituição
Uma clínica médica, assim como outro negócio qualquer, precisa ter uma saúde financeira saudável para o seu pleno funcionamento.
Por isso, é de suma importância que o gestor estabeleça medidas para manter a instituição organizada financeiramente. Com isso estabelecido, é possível agir de forma muito mais estratégica, baseando-se em indicadores para a proposição de ações que possam vir a reduzir os custos gerenciais da clínica.
Preocupe-se, portanto, com a estruturação de um fluxo de caixa organizado, categorizando os gastos detalhadamente. Além disso, tenha um planejamento financeiro realista e certifique-se de fazer o devido acompanhamento da situação financeira da instituição para evitar imprevistos.
Você pode se interessar também:
- 4 dicas de como implementar uma gestão de qualidade no seu consultório
- Recepção de clínica médica: dicas para melhorar a experiência do paciente
Como a Mais Laudo pode ajudar na gestão de clínica médica?
Através do software da Mais Laudo é possível emitir laudos a distância, com a mesma qualidade garantida. Nossa equipe conta com diversos especialistas para atender a demanda da sua clínica de forma muito mais ágil. Os laudos são entregues em até 12 horas!
Otimize a gestão de sua clínica médica e faça investimentos mais estratégicos.
Faça um teste gratuito em nossa plataforma e entenda na prática como ele funciona e como pode revolucionar a rotina na sua instituição.
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg