fbpx

3 dicas para melhorar o relacionamento com pacientes

por maislaudo / Há 6 anos

O relacionamento com pacientes é algo que precisa ser construído com eficiência e técnicas de humanização. Isso porque essa relação é tênue e pode ser influenciada por fatores individuais e institucionais.

Sendo assim, é fundamental elaborar estratégias que atendam às carências dos pacientes. Porém, é preciso sempre considerar as questões clínicas, financeiras e administrativas inerentes ao processo.

Além disso, ao conseguir o equilíbrio nesse quesito, é interessante avaliar periodicamente as práticas implantadas, a fim de manter o bom nível de atendimento e aumentar continuamente a produtividade nos serviços.

Quer saber como melhorar o relacionamento com pacientes em uma clínica? Então, não deixe de acompanhar este post e sinta-se mais confiante para aplicar nossas dicas!

1. Mantenha diversos canais de comunicação

No mundo tecnológico em que vivemos, aplicativos de mensagens instantâneas e e-mails são vistos como canais de comunicação equiparáveis ou mais avançados do que o contato telefônico e as correspondências enviadas à residência.

Alguns pacientes atribuem praticidade e economia de tempo a essas novas tecnologias. Já outros ainda preferem o contato telefônico devido às limitações para aprender a utilizar esses novos recursos.

Dessa forma, cabe aos médicos e aos integrantes da clínica abordarem a preferência dos pacientes em relação ao canal de comunicação para evitar falhas nesse processo e ausências não justificadas.

2. Preste assistência clínica eficiente

A assistência clínica deve ser pautada no compromisso, no conhecimento e na pontualidade, requisitos fundamentais para uma boa impressão da instituição. Nesse ponto, as responsabilidades dos profissionais são fatores cruciais.

O compromisso com o paciente reflete-se no acolhimento adequado ao indivíduo, na resposta completa aos questionamentos, no tempo dedicado à consulta clínica, na confiança transmitida por meio dos conhecimentos científicos e na honestidade da relação terapêutica.

Após equilibrar essas variáveis, os gestores devem investir em uma infraestrutura confortável e aconchegante e em treinamentos efetivos e periódicos para a equipe administrativa, da recepção e da higienização.

3. Ofereça serviços diferenciados

Para manter uma clínica diferenciada em relação à concorrência, além de investir nos requisitos acima, é importante oferecer estratégias inovadoras que auxiliem a assistência e garantam percepção positiva dos pacientes.

Dentre essas possibilidades, enquadram-se o prontuário eletrônico — que mantém o histórico clínico e medicamentoso do paciente e pode ser acessado rapidamente — e a emissão de laudos médicos online.

Essa ferramenta pode trazer benefícios diretamente para o paciente, na medida em que ele passa a ter acesso ao seu exame em pouco tempo e poderá armazená-lo nos arquivos pessoais ou encaminhá-lo eletronicamente para o médico assistente.

Além disso, as vantagens para a instituição também são notórias, pois há redução de custos com impressão e diminuição da necessidade de uma área física para armazenamento desses documentos clínicos.

O relacionamento com pacientes é algo que deve ser buscado de forma constante e com condutas específicas, de modo a evitar absenteísmo ou insatisfação por parte deles. Para tanto, é interessante investir continuamente em técnicas humanísticas de abordagem, melhorar os processos administrativos e oferecer serviços eficientes para melhorar o atendimento.

E você, o que tem feito para melhorar os serviços da sua clínica? Em qual aspecto ainda precisa investir? Aproveite que está por aqui e entenda também um pouco mais sobre atendimento humanizado. Boa leitura!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Gestão da qualidade: 5 dicas para melhorar seu atendimento ao cliente

A gestão da qualidade consiste em todo o processo realizado para garantir a melhor experiência do cliente, com relação aos produtos/serviços oferecidos e ao atendimento prestado. Pensando na necessidade de qualificar o seu atendimento, enumeramos a seguir 5 dicas para que sua clínica ofereça um atendimento diferenciado. 1- Capacite sua equipe Colaboradores que estejam seguros […]
LEIA MAIS

5 dicas para aumentar o lucro de uma clínica médica

Administrar o seu próprio consultório ou clínica geralmente não é uma tarefa tão simples como parece em um primeiro momento, principalmente se levarmos em conta que a maioria das faculdades de medicina do país pouco ou quase nada trabalham questões relacionadas ao empreendedorismo ou administração de empresas. Por esse motivo, elencamos 5 dicas para que você […]
LEIA MAIS

5 dicas para proteger sua clínica da crise

Em tempos de crise econômica muito se fala em corte de gastos para evitar que as empresas entrem “no vermelho”. No setor médico não é diferente, porém para proteger a clínica da crise não basta apenas cortar gastos, mas sim desenvolver uma série de ações preventivas para que a lucratividade não baixe nesse período de […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *