fbpx

Formato DICOM: entenda o que é e quais são seus benefícios

por maislaudo / Há 4 anos
o que é formato DICOM

A medicina conseguiu grandes avanços graças à tecnologia. Quando se fala em diagnósticos, o formato DICOM ganha destaque, uma inovação nas imagens e informações digitais de exames. Como por exemplo, na ressonância magnética, tomografia e radiografia, pois padronizou esses arquivos, seu armazenamento e a comunicação.

Esse padrão facilitou o trabalho dos médicos e rotina das clínicas, além de proporcionar mais qualidade nos diagnósticos e mais segurança aos pacientes. Isso é possível pois ele uniformizou as análises e interpretações clínicas, além de possibilitar a telemedicina, com o laudo feito online, ou seja, sem a necessidade de uma equipe médica presente.

Quer entender o que é o formato DICOM, suas funcionalidades e vantagens? Então continue a leitura!

O que é formato DICOM?

DICOM significa Digital Imaging and Communications in Medicine (Comunicação de Imagens Digitais na Medicina). Trata-se de um conjunto padronizado de normas para o arquivamento e comunicação de imagens obtidas de exames, seja qual for o fabricante do equipamento. Dessa forma, todas essas informações se apresentam em um formato eletrônico unificado.

O padrão DICOM teve origem em 1983, nos Estados Unidos, uma iniciativa do comitê formado pelo American College of Radiology (ACR) e pela National Eletrical Manufacturers Association (NEMA). A ideia foi que esses arquivos de imagens e informações médicas seguissem o mesmo padrão, de acordo com um protocolo.

Com essa padronização, os dados relativos a essas imagens digitais, mesmo que geradas por aparelhos de fabricantes diferentes, podem ser compartilhados entre si. Além disso, o comitê estipulou procedimentos para a rotina médica, relativos à análise e interpretação das imagens.

A evolução dessa ferramenta é contínua: já está na terceira versão (DICOM 3.0) e esse formato mais recente ainda é compatível com as versões anteriores.

Quais suas funcionalidades?

Com o formato DICOM, as imagens digitais e informações geradas pelos equipamentos de exames diagnósticos seguem um formato único. Por meio de adaptadores específicos, esses arquivos podem ser visualizados também em computadores, salvos em CD no formato JPEG e impressos, normalmente.

Outra vantagem dessa ferramenta é sua versatilidade: com o seu aprimoramento, essa tecnologia expandiu-se para o sistema PACS (que permite o armazenamento e compartilhamento de informações geradas pelos equipamentos).

Dessa forma, é possível realizar a transferência rápida dessas imagens e informações e seu armazenamento na nuvem, podendo ser acessadas de qualquer computador.

Quais são os benefícios da utilização do formato DICOM?

Diagnósticos mais precisos

Essa evolução tecnológica criou um padrão de dados e imagens médicas. Melhorando com isso a nitidez dos resultados, facilitando a visualização, análise e interpretação dos mesmos.

Portanto, podemos afirmar que um dos seus principais benefícios foi a contribuição para diagnósticos mais precisos.

Contribui para o avanço da medicina

Com a adoção do formato DICOM houve uma contribuição significativa para o avanço da medicina. Isso é possível pois, uma vez que os exames foram padronizados em protocolos clínicos, aumentou-se o acesso aos dados de determinada patologia.

Ou seja, a padronização otimiza o processo de busca e aprendizagem médica.

Facilidade no compartilhamento de dados

O formato DICOM traz agilidade para clínicas médicas e especialistas, permitindo a melhor operacionalização de imagens e dados médicos. Além disso, permite o fácil compartilhamento, possibilitando a emissão de laudos mais rápidos, pois podem ser feitos de forma remota, sem perder a qualidade e precisão no diagnóstico.

Isso facilita a rotina de clínicas médicas, proporciona resultados mais rápidos aos pacientes e laudos de profissionais qualificados, que não precisam fazer parte de sua equipe no local.

Essa ferramenta permite ainda que essas imagens e dados possam ser compartilhados por especialistas de diferentes lugares, melhorando a troca de informações médicas.

A Telemedicina e o formato DICOM

Outro ponto a ser levado em consideração e que representa um grande avanço para a área da saúde é a  ligação entre o formato DICOM e a telemedicina.

Segundo a resolução n° 1643 do Conselho Federal de Medicina (CFM) podemos definir a telemedicina como:

“O exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audio-visual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde.”

Dentro da telemedicina se destaca a possibilidade de emissão de laudos à distância. Funciona da seguinte maneira: exames realizados em qualquer lugar podem ser laudados por especialistas de centros de referência e enviados por meio da internet. Após serem avaliados, o especialista emite os laudos médicos digitais.

O formato DICOM colabora com a telemedicina, portanto, no sentido de facilitar o compartilhamento de dados entre especialistas.

Ou seja, a padronização facilita com que o envio de informações sensíveis e cruciais para a elaboração do laudo sejam enviadas sem riscos de que informações se percam ou não sejam facilmente compreendidas. Há portanto, garantia da qualidade das imagens enviadas.

A Mais Laudo pode te ajudar

A Mais Laudo Telemedicina é uma das empresas que oferece o serviço de emissão de laudos à distância. Somos formados por uma equipe médica experiente e garantimos a excelência durante todo o processo. Contamos com especialistas de diversas áreas para atender a diversas necessidades, fazemos o laudo de exames de raio-x, eletrocardiograma, mamografia, dentre outros.

Seus arquivos de exames são ilimitados e ficam armazenados para sempre em nosso sistema. E um dos principais benefícios é a agilidade na entrega dos resultados, os laudos são emitidos em até 24 horas. Alguns casos o resultado pode sair em até menos de uma hora.

Ficou interessado? Experimente o nosso teste grátis agora mesmo e comprove a confiabilidade e agilidade dos laudos a distância. Clique na imagem abaixo e garanta até 3 laudos grátis!

Você já conhecia o padrão DICOM e sua inovação para a telemedicina? Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário no post, que vamos respondê-lo!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Entenda a importância dos EPIs para Biossegurança em sua clínica

EPIs para biossegurança são acessórios importantes no contexto da proteção da saúde do trabalhador. Além da utilização correta, é importante que o indivíduo entenda os propósitos de segurança no ambiente laboral. Para tanto, é imprescindível fazer um levantamento dos principais riscos ocupacionais, adquirir a quantidade necessária desses itens para cada trabalhador e orientá-los sobre a […]
LEIA MAIS

Entenda como funcionam os laudos online

A emissão de laudos online é uma estratégia inovadora que tem melhorado os serviços de saúde no aspecto assistencial e gerencial. Por meio da implantação dessa ferramenta, o gestor garante laudos mais detalhados em menor tempo. Além disso, para se adequar a essa tecnologia, não são necessárias mudanças significativas nas rotinas existentes. Em geral, os ajustes acontecem apenas nos horários […]
LEIA MAIS

Material hospitalar consignado: entenda como fazer a gestão

Fazer a gestão de material hospitalar consignado é uma responsabilidade que exige organização, disciplina e treinamento de equipe. Isso porque essa tarefa, quando bem executada, diminuirá os custos da instituição e garantirá o item sempre em estoque. A consignação pode ser entendida com a entrega de produtos, a título de precário, para serem vendidos no momento de […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *