fbpx

Descubra para que serve o eletroencefalograma e como ele funciona

por maislaudo / Há 7 anos
O cérebro é conhecido como a “máquina” mais complexa do corpo humano. Graças ao seu correto funcionamento, é possível perceber as sensações, realizar reações motoras e desenvolver diversas outras atividades psíquicas de grande complexidade. Para avaliar a atividade cerebral, os médicos contam com um exame conhecido como eletroencefalograma (ou EEG).

Como em qualquer outra parte do corpo, é preciso atenção aos sinais de que algo está errado. E é por meio desse exame simples que se pode descobrir diversos problemas neurológicos, alterações do sistema nervoso central, distúrbios e doenças cerebrais.

Por isso, neste post falaremos sobre o EEG e para que ele serve. Confira!

O que é eletroencefalograma?

Eletroencefalograma (EEG) é um exame que avalia a atividade dos impulsos elétricos do cérebro gerados de forma natural, examinando a normalidade do funcionamento cerebral quanto à intensidade e regularidade dos impulsos emitidos. É um teste rápido, sem contraindicações e que não causa nenhum incômodo. Pode ser feito em pessoas de qualquer faixa etária, de recém-nascidos a idosos, inclusive gestantes, sem nenhuma contraindicação.

Trata-se de um procedimento bastante antigo, criado a partir da descoberta feita pelo alemão Hans Berger, em 1929, de que o cérebro produzia atividade elétrica. Foi após a associação com a informática, nas últimas décadas, que o sistema se popularizou. Nele, os impulsos elétricos são amplificados e registrados em um papel, assim como no eletrocardiograma.

Existem três tipos de EEG, que são diferenciados em razão da complexidade e do objetivo do exame:

Eletroencefalograma clínico

Trata-se do exame convencional, realizado com o objetivo de investigar sintomas como ataques epiléticos, convulsões e outros problemas relativos ao sistema nervoso central.

Eletroencefalograma ocupacional

É assim denominado quando o exame tem fins relativos à saúde do trabalho. É indicado para colaboradores que atuam em funções de risco, como motoristas, trabalhadores em altura e pilotos de avião.

Eletroencefalograma com mapeamento cerebral

Também chamado de quantitativo, é uma versão aprimorada do exame tradicional, que inclui o processamento computadorizado dos sinais elétricos emitidos. Ele possibilita ter uma visão detalhada da atividade cerebral, a partir de um mapa no qual as ondas com amplitudes diferentes são marcadas com diversas cores.

Como é realizado o exame?

Com o auxílio de uma pasta, eletrodos são fixados em toda a extensão da cabeça, incluindo a região da testa. São, no total, 23 unidades, colocadas em posições definidas pela normatização internacional, obedecendo o espaçamento correto entre elas. Após a fixação, o exame dura aproximadamente 20 minutos.

Enquanto o eletroencefalograma é feito, o paciente intercala entre a sonolência e a vigilância, para que as variações na atividade cerebral sejam captadas. Em pessoas com dificuldade para dormir, pode ser indicada uma leve sedação para que o resultado final do exame seja satisfatório.

Podem ser realizadas, também, algumas provas de ativação, tais como a hiperpneia e a fotoestimulação. Na primeira, é solicitado ao paciente que faça respirações rápidas e forçadas por 3 a 4 minutos. Na segunda, ele é colocado de frente para uma lâmpada que emite flashs com frequências variadas (de 0,5 a 30 Hz). Essa prova pode ser feita com o uso de um estroboscópio, por exemplo.

Qual a preparação necessária?

Assim como o exame, a preparação para o EEG é simples. Antes de ir para o local de realização, é preciso lavar os cabelos apenas com shampoo e secá-los. O paciente deve estar bem alimentado e, de preferência, dormir pouco na noite anterior, já que a sonolência é um fator importante para a sua realização.

Principalmente quando o objetivo do teste é o diagnóstico de questões do sono, como apneia, é interessante não dormir na noite anterior, garantindo um sono mais pesado durante o exame.

No caso de crianças ou outros pacientes com dificuldade para dormir, pode ser feita uma sedação leve. Quanto aos bebês, uma estratégia é amamentá-los durante a colocação dos eletrodos, induzindo-os ao sono.

O consumo de bebidas com cafeína deve ser suspenso nas 12 horas que antecedem o procedimento e, quando orientado pelo médico, deve-se evitar medicamentos que alterem o funcionamento do cérebro, como antidepressivos, sedativos e antiepiléticos.

Além disso, é importante informar ao médico ou profissional que estiver conduzindo o exame caso tenha ocorrido ingestão de alguma medicação, prática de esforço físico intenso ou jejum ou existência de alguma infecção no couro cabeludo, como seborreia e pediculose, pois essas infecções podem dificultar a fixação dos eletrodos.

Por que fazer um EEG é importante?

O eletroencefalograma é pedido por neurologistas em caso de suspeita de alterações na atividade elétrica ou nos ritmos cerebrais. Por meio dele, diversas doenças psiquiátricas e neurológicas podem ser diagnosticadas, sejam elas degenerativas ou causadas por infecções.

Pacientes com evidências de epilepsia, convulsões, demência, encefalites e tumores cerebrais podem ser diagnosticados pelo EEG. Além disso, outras alterações e distúrbios que podem ser identificados são: edemas, hemorragias, narcolepsia, enxaquecas, complicações decorrentes de lesões ou concussões e efeitos do abuso de álcool e drogas.

Ele também pode ser utilizado para medir o grau do coma em alguns momentos, por meio da possibilidade de diferenciação nos registros da atividade cerebral, além de monitorar pacientes durante cirurgias cerebrais e auxiliar na determinação da morte encefálica.

Em casos nos quais há a confirmação de doenças, outros exames, como os radiológicos, podem ser solicitados pelo médico.

Quais os cuidados pós-exame?

O eletroencefalograma é um método seguro e sem contraindicações para a realização. Não há nenhum desconforto e a pasta aplicada para o exame é facilmente retirada com o auxílio de água e sabão. Após o término, o paciente já pode ir para casa; o repouso é recomendado apenas quando é utilizada sedação.

Em geral, o exame não provoca efeitos colaterais e não oferece quaisquer riscos. De toda forma, é recomendado que seja feito com acompanhamento médico, em ambiente que possua estrutura adequada para qualquer eventualidade. No caso de pacientes que sofrem de epilepsia, raramente podem ocorrer complicações, especialmente quando é aplicada a fotoestimulação.

Eletroencefalograma e telemedicina

Como vimos, o EEG é um exame simples e indolor indicado, em geral, para pesquisa e identificação de alterações do sistema nervoso central. Seus resultados norteiam o tratamento de pacientes com doenças neurológicas e psiquiátricas, podendo, inclusive, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas por meio do monitoramento das reações.

O diagnóstico precoce é um excelente aliado para um tratamento eficaz. Por isso, consultar-se com regularidade e retornar com os resultados dos exames é a melhor forma de cuidar da saúde. Hoje, graças a avanços tecnológicos, como a telemedicina, o eletroencefalograma vem se tornando cada vez mais eficiente, possibilitando sua oferta a mais pacientes com maior qualidade e agilidade.

– Leia também: “Laudo de eletroencefalograma a distância: como funciona e principais benefícios“.

E agora que você já sabe para que serve o eletroencefalograma, siga-nos no Facebook e não perca nenhuma de nossas dicas!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Eletroencefalograma: mais informações sobre como realizar o exame

O eletroencefalograma (EEG), também conhecido como eletroencefalografia, é o exame que avalia a atividade elétrica do cérebro. O procedimento é feito de forma simples e rápida, no entanto, é necessário alguns cuidados durante o processo para que o resultado não seja afetado. Por isso, reunimos informações importantes sobre como realizar o eletroencefalograma em seus pacientes […]
LEIA MAIS

Saiba como funciona e para que serve a radiologia

A radiografia — também conhecida como raio-x — é um exame realizado quando há suspeitas de fratura, para diagnosticar algumas doenças dos órgãos ou para detectar problemas nas articulações. A tecnologia atual em radiologia conta com exames de alta precisão, com imagens que podem ser visualizadas tridimensionalmente. Neste post selecionamos algumas informações sobre como a […]
LEIA MAIS

Descubra por que você precisa de laudo a distância

O laudo a distância, hoje em dia também conhecido como laudo online, se constitui em um dos pilares na telemedicina, mais uma inovação no campo do conhecimento médico. Se você ainda não sabe muito sobre esse tema, vale a pena ler um dos nossos artigos no blog para conhecer mais dessa inovação.  Para quem já […]
LEIA MAIS

6 comentários em “Descubra para que serve o eletroencefalograma e como ele funciona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *