fbpx

Consultório online: o que é, benefícios e como implementá-lo

por maislaudo / Há 2 anos

A chegada de novas tecnologias está deixando a área da saúde cada vez mais eficiente e abrangente. Muitos impactos positivos estão sendo gerados no segmento e graças ao constante aprimoramento das tecnologias, consultórios online vêm se consolidando cada vez mais no mercado. 

As melhorias, que vão desde a gestão da instituição médica até a entrega dos resultados dos exames, refletem na qualidade dos serviços prestados, e também na forma como o paciente pode ser atendido e acompanhado. 

Com a leitura deste artigo, você vai entender o conceito, conhecer os principais benefícios e saber como implementar o modelo. Vamos lá?

O que é um consultório online?

Podemos entender como consultório online, toda unidade de saúde que prioriza os processos de gestão, informação e atendimento ao paciente, de maneira conectada à internet. 

A equipe médica pode contar atualmente com aparelhos, sistemas, aplicativos e softwares em ambiente virtual que tornam o dia a dia da clínica mais produtivo. 

Graças às possibilidades que essas tecnologias conectadas oferecem, o consultório pode ir para além do ambiente presencial e se adentrar no modelo de atendimento online. 

A equipe médica passa  a alcançar uma quantidade maior de pacientes, inclusive aqueles que possuem dificuldades para sair de casa. Além do mais, o estabelecimento médico online consegue melhorar a experiência dos pacientes que buscam por serviços de saúde. 

A possibilidade de levar os processos de gestão, marketing e fidelização de pacientes, tudo através da internet, também faz parte do conceito de clínica online.

Apesar do conceito anteceder o momento da pandemia, a crise mundial sanitária potencializou muito o movimento que, inclusive, está cada vez mais relacionado aos hábitos online e ao acolhimento dos pacientes do que à obrigatoriedade do isolamento social. 

pai e filha são atendidos pela médica através da teleconsulta.

Quais são os benefícios de um consultório online?

As transformações no setor da saúde são muito evidentes com a possibilidade dos médicos e demais profissionais da saúde atuarem para além da unidade. A regulamentação das práticas de Telemedicina é uma das mais evidentes transformações nesse sentido. 

Toda a equipe médica – bem como a instituição médica – e os pacientes se beneficiam das transformações. Para você ficar ainda mais por dentro de como funciona uma clínica digital, vamos explicar cada um dos benefícios a seguir, a começar pelos ganhos agregados ao consultório e à sua equipe.

Conheça os principais benefícios do consultório online:

1. Aumenta a capacidade de atendimento

Abrindo a clínica para atender de forma online, a quantidade de potenciais pacientes é ampliada. Diferentes perfis de pacientes poderão ser alcançados e atendidos de múltiplos lugares, seja através de um smartphone ou de um computador conectado à internet. 

E mais: com os atendimentos à distância e com todos os registros digitalizados, não haverá mais a necessidade de ter amplos espaços na clínica para armazenar fisicamente os prontuários e exames do paciente. Outro benefício dessa forma de armazenamento, é que o paciente compreenderá com mais facilidade o registro escrito pelo profissional.  

2. Otimização do tempo e da produtividade

O tempo que até então era gasto com processos burocráticos, passa a ser investido no melhor atendimento dos pacientes. Com a agenda médica online, é possível que a pessoa atendida marque e remarque a sua consulta, reduzindo as chances de horários vagos ou cancelamentos de última hora. 

Além do mais, o tempo também é otimizado com a possibilidade de enviar lembretes e alertas pré-consulta, para reduzir atrasos ou esquecimentos e o paciente também pode confirmar a sua presença via SMS ou WhatsApp. Otimizando o tempo tanto do paciente quanto dos profissionais, a produtividade da equipe poderá ser muito maior.

O armazenamento de todos os dados e exames se torna mais seguro com o consultório online. Dessa forma, o médico consegue consultar os dados e o histórico do paciente com mais praticidade, acessando tudo em um só lugar, além de poder trocar as informações necessárias com a equipe com muito mais rapidez.

3. Melhor experiência para o paciente

Além do paciente conseguir agendar, remarcar e desmarcar as consultas conforme as suas necessidades e direto de casa, ele também conseguirá acessar as suas informações e o seu histórico no sistema integrado à plataforma, sem ter que depender de um atendente e a qualquer hora do dia. 

Do início ao fim, ele contará com um processo muito mais cômodo, prático e confortável, não precisando se deslocar até o consultório quando não há a necessidade da interação presencial.

4. Mais contato e assistência para o paciente

Com a clínica digital, o paciente pode tirar dúvidas via e-mail ou SMS. E mais: ele pode receber dicas importantes ou avisos com antecedência para saber que profissional fora, podendo agendar em uma nova data possível se necessário.

A assistência não para por aí: por conseguir consultar o próprio histórico, acessar as suas receitas médicas e ver seus exames anexados com a ajuda do sistema digital, as chances do paciente cometer algum erro na hora de tomar a medicação são reduzidas significativamente, tendo em vista que a sua compreensão será maior devido a qualidade da sua experiência.

5. Colabora na fidelização

Com todo esse conforto, praticidade e assistência que o ambiente digital do consultório online permite, o paciente se mantém bem informado e consegue resolver com muita praticidade as suas demandas por meio do seu próprio smartphone. 

Logo, o serviço de qualidade e moderno, que facilita a vida do seu cliente, fará com que ele procure cada vez mais pelos seus serviços. A tendência é que ele ainda divulgue também a sua experiência. Com tantas facilidades e bons resultados, o paciente tende a se manter fiel à sua unidade. 

6. Uso da Telemedicina para emissão de laudos à distância

Com a ajuda da Telemedicina, o consultório online poderá melhorar ainda mais a experiência do paciente e otimizar o tempo e a produtividade da equipe médica, o que vai refletir na gestão da clínica e na qualidade dos serviços prestados, que serão ainda mais eficientes. 

Afinal, a emissão dos laudos à distância assegura ainda mais conforto ao paciente, visto que após realizar o exame, ele contará com toda comodidade para acessá-los de forma online, sem a necessidade de se deslocar para ir ao laboratório. 

Isso representa melhor uso e economia dos recursos tanto do paciente – que não gastará o seu tempo com o percurso, nem dinheiro e tampouco energia – quanto da clínica – que não precisará gastar com impressões e ainda disponibilizará os resultados com mais qualidade e agilidade.

Leia mais sobre a Telemedicina no Brasil: saiba mais sobre a resolução do CFM.

médica e enfermeira trabalham online por videoconferência

Como implementar um consultório online?

Para transformar a sua clínica em um consultório online, algumas mudanças e investimentos são necessários. A começar pelo preparo que a equipe vai precisar. Afinal, saber lidar com o novo modelo será fundamental para o melhor aproveitamento do conceito.

1. Ofereça um treinamento de qualidade para a equipe

Será indispensável treinar toda a equipe de médicos e demais profissionais da saúde para saber utilizar os sistemas. Invista em novas capacitações para que todos aprendam a lidar com o novo modelo de trabalho.

Assim, é possível assegurar processos e atendimentos ainda mais eficientes e confortáveis para os pacientes. 

2. Invista em um site eficiente

Com todos os processos digitalizados, será necessário um site que se equipare às necessidades da revolução digital dos serviços. 

Caso você já possua, veja o que será necessário aprimorar para que a experiência do usuário seja a melhor possível. Ofereça novos recursos e assegure que os agendamentos online e consulta de receitas e resultados de exames, por exemplo, possam ser feitos de maneira prática e intuitiva. 

3. Divulgue os serviços oferecidos pela unidade

Tendo a sua equipe devidamente treinada e um site eficiente Pense nas melhores estratégias de marketing para divulgar a sua instituição médica.

É de extrema importância que as pessoas conheçam os serviços que a sua clínica oferece, além de entenderem como eles são prestados. Por isso, estabeleça o uso das redes sociais e mantenha estratégias de divulgação assertivas, de modo que a credibilidade e a responsabilidade sejam devidamente mantidas a todo momento.

4. Busque uma boa plataforma de telemedicina

Além da integração eficiente dos dados, a segurança e o fácil acesso ao prontuário, histórico e exames do paciente precisam estar garantidos. Para isso, é preciso avaliar quais tipos de atendimento a sua clínica irá realizar. 

Para oferecer teleconsulta, agendamentos online e ao mesmo tempo contar com uma ferramenta para gestão dos processos administrativos da clínica – por exemplo, o sistema a ser utilizado precisa estar equiparado com essa finalidade.

Para se diferenciar e conseguir grande destaque, integrar a clínica a uma plataforma de telemedicina será uma excelente escolha. Além de assegurar a emissão de laudos com mais qualidade e de forma mais ágil, o armazenamento dos exames se tornará muito mais seguro e poderá ser acessado em qualquer lugar.

Leia mais sobre segurança de dados: LGPD na saúde: o que é e quais os seus principais impactos

Conte com a Mais Laudo!

São muitos os benefícios assegurados com a emissão de laudos à distância. Além de melhorar o cotidiano da clínica ao proporcionar a otimização das atividades do médico, o consultório que contrata esse tipo de serviço assegura uma experiência de mais qualidade para o paciente. 

Ao contratar os serviços da Mais Laudo, a equipe poderá oferecer atendimentos personalizados para os seus pacientes. Isso possibilita o aumento gradativo do reconhecimento da clínica no mercado. 

Por isso, é muito importante aproveitar ao máximo os recursos e os benefícios que a telemedicina pode trazer para a sua unidade e especialmente para os seus pacientes.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *