Branding para consultórios e clínicas médicas: entenda a sua importância
Você já ouviu falar em branding? O nome pode até parecer complicado, mas, ao longo do texto, vamos simplificar todas as etapas do processo, que é fundamental para o crescimento de consultórios e clínicas médicas.
O branding é uma das estratégias de marketing que visa fortalecer a identidade de uma marca ou de uma empresa, utilizando não só elementos visuais como também conceitos relacionados aos valores e à cultura organizacional do negócio.
Ele é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Porém, quando se trata de questões médicas, a conexão com os princípios da clínica se torna ainda mais importante já que mexe com a saúde do paciente, tema bastante delicado.
A partir de agora, vamos abordar os principais tópicos relacionados a esse assunto: o que significa branding, por que os consultórios e as clínicas devem investir no marketing e como implementar o branding na área de saúde. Confira.
O que é branding e por que ele é importante?
O branding é um conjunto de estratégias de marketing e de comunicação que visam consolidar uma marca através de sua identidade visual, de seus valores e de seus propósitos. Ele é o responsável, portanto, pela apresentação da empresa ao público.
O principal objetivo do branding é fazer com que a organização tenha uma imagem forte perante seus clientes. A intenção é desenvolver a confiança a ponto de fazer com que o consumidor automaticamente lembre da empresa sempre que tiver alguma necessidade ou desejo.
Essa relação vai além da credibilidade e da qualidade dos serviços ou produtos, englobando, também, as práticas de construção e de manutenção dos relacionamentos.
Uma pesquisa realizada pelo Customer Thermometer apontou que 65% dos consumidores se conectam emocionalmente com empresas que demonstram preocupação genuína com seus interesses.
Além da atração de novos pacientes e da fidelização do público-alvo, o branding traz outros benefícios, como o engajamento da equipe do consultório e a diferenciação em relação à concorrência.
Ele também contribui para o fortalecimento da identidade da marca, com definição de cores, tipografia e slogan, e para o aumento da autoridade da clínica, por meio de conteúdos relevantes.
Dicas de branding para a área médica
Como acabamos de mostrar, apenas o investimento em publicidade não garante um bom branding. Para garantir que as estratégias sejam efetivas, siga as sugestões que daremos a seguir:
Conheça seu público
A estruturação das ações e a implementação das estratégias relacionadas ao branding só terão efeitos positivos se você conhecer seu público-alvo. Afinal, para se comunicar de forma assertiva é preciso, antes de tudo, saber para quem – e com quem – você vai falar.
Para isso, é fundamental coletar informações sobre idade, poder aquisitivo, localização, necessidades, interesses, dentre outros dados que podem ser relevantes para as clínicas e para os consultórios médicos.
Da mesma maneira, é importante entender a realidade do mercado, quais são seus concorrentes, quais são as oportunidades da área e como todas essas respostas podem ajudar a melhorar a relação do seu negócio com seus clientes.
Ofereça um atendimento humanizado
Depois de entender qual é o perfil do seu público, você deve pensar em meios para tornar o atendimento humanizado. Quando falamos em humanizar os contatos, não estamos nos referindo a processos manuais ou à imposição de barreiras para o uso de tecnologias de comunicação, mas, sim, de demonstrar empatia pelos clientes.
Atender bem é – ou deveria ser – a premissa básica de todo negócio. Em se tratando de consultórios e clínicas médicas, esse ponto é ainda mais essencial, já que a maioria das pessoas que entram em contato com profissionais da área são pacientes com dúvidas ou problemas.
Alguns estão enfrentando tratamentos ou esperando, apreensivos, os resultados de exames. Ao se colocar no lugar do outro, as chances de fazer uma abordagem positiva e de oferecer soluções eficientes são muito maiores, e é dessa maneira que se fortalece o branding.
Os resultados podem ser ainda melhores se for implementada uma cultura de feedbacks, direcionada tanto aos pacientes quanto à equipe da clínica ou do consultório. Através dele, é possível perceber quais estão sendo os efeitos das estratégias e quais são os pontos de melhoria.
Estude as normas do Conselho Federal de Medicina
O Conselho Federal de Medicina (CFM) possui um Manual de Publicidade Médica, que apresenta algumas restrições para o marketing e para a publicidade de organizações da área da saúde.
Para a elaboração do documento, foram levados em conta aspectos éticos e legais do exercício da medicina. Dentre outras normas, são proibidas as seguintes ações:
- Publicar fotos de “antes e depois” de procedimentos;
- Expor a imagem do paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do cliente;
- Divulgar preços de serviços, formas de pagamento e concessões de desconto;
- Anunciar a utilização de técnicas exclusivas;
- Fazer publicações sensacionalistas ou de autopromoção;
- Oferecer consultorias como substituição à consulta médica presencial;
- Participar de anúncios de empresas comerciais ou de seus produtos, qualquer que seja sua natureza;
- Usar expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido”;
- Criar discursos que prometem bons resultados relacionados a tratamentos sem comprovação científica;
Todas as peças publicitárias relacionadas à saúde devem, obrigatoriamente, informar o número do registro do médico responsável e suas especialidades.
Investimento em marketing digital
Branding e marketing digital devem andar lado a lado para que os consultórios e as clínicas médicas consigam fidelizar seus clientes e garantir a satisfação de cada um deles.
O foco das estratégias do marketing médico deve ser informar, e não se autopromover. Para isso, é interessante investir no marketing de conteúdo, através de blogs otimizados com técnicas de SEO, diretamente ligada aos mecanismos de busca do Google.
A intenção é oferecer materiais relevantes para o público-alvo, em tom educativo e esclarecedor. Além de ser uma maneira eficaz de conversar diretamente com os clientes, é uma forma de se tornar referência nos assuntos. Não se esqueça de que todas as regras do Conselho Federal de Medicina devem ser seguidas.
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Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg