fbpx

Saúde 5.0: entenda o conceito e as principais aplicações

por maislaudo / Há 2 anos

A saúde está em constante evolução. A transformação digital só é possível graças às inovações tecnológicas, intermediadas principalmente pelo surgimento de novas ferramentas, sistemas e recursos.

Muitos impactos já podem ser sentidos na qualidade dos serviços prestados pelos hospitais, consultórios e clínicas médicas. Gestores de instituições médicas e, principalmente, profissionais ligados ao atendimento dos pacientes, devem estar antenados com as transformações do setor 

A chegada  do conceito de Saúde 5.0 está trazendo muitas mudanças impactantes. Afinal, o novo modelo vai muito além da incorporação da tecnologia na saúde. 

Para entender o que é Saúde 5.0, explicamos a seguir o conceito e mostramos as principais aplicações. A leitura também vai deixar você por dentro das principais vantagens que o modelo pode trazer para você e para o paciente. 

Vamos lá?

O que é saúde 5.0?

Trata-se de um modelo que propõe a implantação mais maciça de tecnologia no setor colocando o paciente no centro. O conceito vai além dos sistemas integrados que fornecem informações – com o intuito de melhorar os processos e as tomadas de decisões – que a Saúde 4.0 propõe.

Com a Saúde 5.0, diferentes sistemas e dispositivos – que permitem monitorar e orientar pacientes, médicos e enfermeiros –  se tornam completamente conectados. Os dispositivos trazem informações cada vez mais rápidas e passam a contar com a utilização de Inteligência Artificial (IA), Internet das coisas (IoT) e wearables (dispositivos vestíveis usados pelos pacientes). 

Por conectar a IA e a IoT aos dispositivos vestíveis utilizados, a Saúde 5.0 consegue assegurar protagonismo ao paciente. Algo que a Saúde 4.0 ainda não propunha. Contudo, esse não deixou de ser um modelo fundamental no processo, uma vez que a Telemedicina se tornou ainda mais promissora com a chegada do novo conceito.

A agilidade e segurança na medicina que já vinham com a Saúde 4.0 se tornaram ainda mais eficientes. Mas, antes de nos aprofundarmos nas vantagens da Saúde 5.0, vamos falar sobre as suas aplicações.

Leia também: Medicina e Tecnologia: os benefícios dessa relação para instituições de saúde

médica atende online através da telemedicina

Principais aplicações da Saúde 5.0

Se antes já não nos víamos mais sem os nossos aparelhos portáteis conectados à internet, daqui para frente a dependência será maior, e isso inclui também a área da saúde. 

A Saúde 5.0 atende, com mais eficiência, pacientes mais exigentes, autônomos e questionadores, além de oferecer um atendimento ainda mais personalizado e humanizado. Os recursos tecnológicos utilizados não servem mais somente para dar auxílio à rotina médica.

O paciente poderá usar um relógio inteligente para controlar os batimentos cardíacos, por exemplo, e acessar o seu eletrocardiograma completo. Os registros poderão ser enviados para o médico para que ele possa fazer o acompanhamento também. 

Outro exemplo é a possibilidade de consultar a  assistente virtual sobre o remédio receitado. Além do acompanhamento do médico, ele terá a ajuda da IA para verificar qual é a melhor opção de medicamento para o seu diagnóstico. 

Médicos também conseguirão enviar lembretes diários de medicação ou de cuidados para o seu paciente. 

Sistemas, recursos, ferramentas da equipe médica e dispositivos portáteis utilizados pelos pacientes – integrados e conectados entre si – permitirão:

  • consultas e acompanhamentos à distância;
  • disponibilidade do prontuário eletrônico;
  • total conexão ao paciente;
  • análise de dados e ferramentas automatizada;
  • orientação para médicos e enfermeiros;
  • compartilhamento de informações ainda mais ágeis;

Fique atento!

Para tais alcances, todas as tecnologias citadas anteriormente são essenciais para a aplicação da Saúde 5.0. A começar pela Telemedicina, método que vem se consolidando cada vez mais nas unidades de saúde. 

Regularizada no Brasil desde 2002 e promissora para além do momento de pandemia, a teleconsulta permite que o paciente tenha o seu diagnóstico e tratamento realizado em muito menos tempo e sem sair de casa, algo que aumenta o campo de atuação da equipe médica, otimizando a agenda e aperfeiçoando a gestão da instituição.

Além da telemedicina, a Inteligência Ar tificial (IA),  Internet das Coisas (IoT) e dispositivos portáteis (wearables) são igualmente fundamentais na Saúde 5.0. Somente com a conexão é possível tornar o conceito aplicável para trazer mais conforto e personalização na hora de atender o paciente. 

paciente é atendida por teleconsulta

Quais são as principais vantagens da Saúde 5.0?

Com as mudanças promovidas pela Saúde 4.0, diversas soluções tecnológicas puderam ser implantadas para melhorar o dia a dia e os processos da saúde. Os benefícios que contemplam profissionais da área e, especialmente, os pacientes, refletem até mesmo na eficiência da gestão das unidades médicas.

Dessa forma, uma das principais vantagens é a agilidade no atendimento que a Saúde 5.0 assegura. Com a utilização de sistemas de gestão e dispositivos portáteis integrados e conectados, os prontuários eletrônicos da instituição podem ser acessados com total segurança e agilidade. Isso evita a perda e o acúmulo de arquivos impressos e economiza os recursos da instituição. 

Com essa solução inovadora é possível verificar o histórico de saúde do paciente e definir seu diagnóstico em muito menos tempo, antecipando o tratamento e prevenindo o possível agravamento da doença.

A inserção da IA e da IoT para assegurar um atendimento humanizado e personalizado é outra vantagem de grande destaque. Embora possa parecer contraditório o uso dessas tecnologias para potencializar o atendimento humanizado, elas trazem inúmeros benefícios tanto para os pacientes quanto para as instituições médicas. 

A seguir, você confere as principais vantagens da Saúde 5.0 para os profissionais de saúde e para as instituições médicas:

  • possibilita o monitoramento do paciente de maneira mais eficiente;
  • permite o aperfeiçoamento constante da gestão e dos processos internos;
  • permite a tomada de decisão mais segura e rápida;
  • leva à definição de tratamento mais eficiente, sem que haja interesses secundários;
  • redução de custos com materiais impressos;
  • melhoria no uso dos recursos da unidade médica;
  • conectividade que garante acesso às informações do diagnóstico por todas as partes necessárias durante a jornada do paciente;

Com todos esses benefícios da Saúde 5.0, é possível também levar em conta um perfil de paciente mais questionador, autônomo e muito mais exigente. Durante todo o tempo, a pessoa atendida terá acesso ao seu próprio prontuário eletrônico e contará com a assistência da IoT e da IA dos portáteis, além de todo o acompanhamento da equipe médica. 

O principal benefício que a Saúde 5.0 assegura para o paciente é: o papel de protagonista na sua jornada de saúde. As seguintes vantagens também são asseguradas para ele:

  • assistência mais contínua;
  • maior cuidado durante o tratamento;
  • atendimento mais humanizado e personalizado;
  • permite que o paciente tenha mais qualidade de vida sem precisar sair de casa;
  • domínio constante das informações nas mãos;
  • redução significativa das chances de receber tratamento equivocado, sem necessidade ou com outros interesses que não a saúde;

Para tornar a realidade da Saúde 5.0, investir em tecnologia será fundamental. Instituições médicas precisam sempre acompanhar as inovações tecnológicas para que o seu maior objetivo, que é a saúde de qualidade do paciente, consiga ser alcançado com toda segurança e eficiência. 

A Mais Laudo pode te ajudar!

De fato, a Saúde 5.0 chegou para revolucionar o setor. O papel desse novo modelo na medicina garante muito mais que a automatização e agilidade aos médicos e demais profissionais da saúde, ele garante a melhor experiência possível ao paciente. 

A Telemedicina também é indispensável nesse conceito. A emissão de laudos à distância pode ser o primeiro passo para garantir a inovação na sua instituição médica, trazendo aperfeiçoamento, além de garantir a expansão e a fidelização do seu público.

Com os serviços da Mais Laudo, será possível aumentar a produtividade da equipe médica, aumentar a qualidade técnica dos atendimentos e a pontualidade na entrega dos exames, além de reduzir os custos da unidade e otimizar o uso dos seus recursos. 

Quer saber mais sobre esse assunto ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos aqui para atender você da melhor maneira possível.

teste grátis para emitir laudos à distância

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Nanotecnologia na saúde: principais aplicações e perspectivas

O uso de nanotecnologia na saúde representa um dos maiores avanços para o setor nas últimas décadas. Sua aplicação no campo da medicina eleva a precisão de diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças.  Apesar de ser um campo ainda em desenvolvimento, a nanotecnologia já apresenta resultados significativos para a área da saúde. Inclusive, ela é […]
LEIA MAIS

Como funciona a telemedicina nos planos de saúde?

O uso da telemedicina nos planos de saúde é um assunto que gera muitas dúvidas, principalmente neste período de pandemia, em que o atendimento à distância está sendo priorizado.  Afinal, quais são as regras estabelecidas pelos convênios? Como clínicas e consultórios devem se adequar? Vamos esclarecer essas e outras dúvidas no texto a seguir. Confira!  […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *