Saúde 5.0: entenda o conceito e as principais aplicações
A saúde está em constante evolução. A transformação digital só é possível graças às inovações tecnológicas, intermediadas principalmente pelo surgimento de novas ferramentas, sistemas e recursos.
Muitos impactos já podem ser sentidos na qualidade dos serviços prestados pelos hospitais, consultórios e clínicas médicas. Gestores de instituições médicas e, principalmente, profissionais ligados ao atendimento dos pacientes, devem estar antenados com as transformações do setor
A chegada do conceito de Saúde 5.0 está trazendo muitas mudanças impactantes. Afinal, o novo modelo vai muito além da incorporação da tecnologia na saúde.
Para entender o que é Saúde 5.0, explicamos a seguir o conceito e mostramos as principais aplicações. A leitura também vai deixar você por dentro das principais vantagens que o modelo pode trazer para você e para o paciente.
Vamos lá?
O que é saúde 5.0?
Trata-se de um modelo que propõe a implantação mais maciça de tecnologia no setor colocando o paciente no centro. O conceito vai além dos sistemas integrados que fornecem informações – com o intuito de melhorar os processos e as tomadas de decisões – que a Saúde 4.0 propõe.
Com a Saúde 5.0, diferentes sistemas e dispositivos – que permitem monitorar e orientar pacientes, médicos e enfermeiros – se tornam completamente conectados. Os dispositivos trazem informações cada vez mais rápidas e passam a contar com a utilização de Inteligência Artificial (IA), Internet das coisas (IoT) e wearables (dispositivos vestíveis usados pelos pacientes).
Por conectar a IA e a IoT aos dispositivos vestíveis utilizados, a Saúde 5.0 consegue assegurar protagonismo ao paciente. Algo que a Saúde 4.0 ainda não propunha. Contudo, esse não deixou de ser um modelo fundamental no processo, uma vez que a Telemedicina se tornou ainda mais promissora com a chegada do novo conceito.
A agilidade e segurança na medicina que já vinham com a Saúde 4.0 se tornaram ainda mais eficientes. Mas, antes de nos aprofundarmos nas vantagens da Saúde 5.0, vamos falar sobre as suas aplicações.
Leia também: Medicina e Tecnologia: os benefícios dessa relação para instituições de saúde
Principais aplicações da Saúde 5.0
Se antes já não nos víamos mais sem os nossos aparelhos portáteis conectados à internet, daqui para frente a dependência será maior, e isso inclui também a área da saúde.
A Saúde 5.0 atende, com mais eficiência, pacientes mais exigentes, autônomos e questionadores, além de oferecer um atendimento ainda mais personalizado e humanizado. Os recursos tecnológicos utilizados não servem mais somente para dar auxílio à rotina médica.
O paciente poderá usar um relógio inteligente para controlar os batimentos cardíacos, por exemplo, e acessar o seu eletrocardiograma completo. Os registros poderão ser enviados para o médico para que ele possa fazer o acompanhamento também.
Outro exemplo é a possibilidade de consultar a assistente virtual sobre o remédio receitado. Além do acompanhamento do médico, ele terá a ajuda da IA para verificar qual é a melhor opção de medicamento para o seu diagnóstico.
Médicos também conseguirão enviar lembretes diários de medicação ou de cuidados para o seu paciente.
Sistemas, recursos, ferramentas da equipe médica e dispositivos portáteis utilizados pelos pacientes – integrados e conectados entre si – permitirão:
- consultas e acompanhamentos à distância;
- disponibilidade do prontuário eletrônico;
- total conexão ao paciente;
- análise de dados e ferramentas automatizada;
- orientação para médicos e enfermeiros;
- compartilhamento de informações ainda mais ágeis;
Fique atento!
Para tais alcances, todas as tecnologias citadas anteriormente são essenciais para a aplicação da Saúde 5.0. A começar pela Telemedicina, método que vem se consolidando cada vez mais nas unidades de saúde.
Regularizada no Brasil desde 2002 e promissora para além do momento de pandemia, a teleconsulta permite que o paciente tenha o seu diagnóstico e tratamento realizado em muito menos tempo e sem sair de casa, algo que aumenta o campo de atuação da equipe médica, otimizando a agenda e aperfeiçoando a gestão da instituição.
Além da telemedicina, a Inteligência Ar tificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e dispositivos portáteis (wearables) são igualmente fundamentais na Saúde 5.0. Somente com a conexão é possível tornar o conceito aplicável para trazer mais conforto e personalização na hora de atender o paciente.
Quais são as principais vantagens da Saúde 5.0?
Com as mudanças promovidas pela Saúde 4.0, diversas soluções tecnológicas puderam ser implantadas para melhorar o dia a dia e os processos da saúde. Os benefícios que contemplam profissionais da área e, especialmente, os pacientes, refletem até mesmo na eficiência da gestão das unidades médicas.
Dessa forma, uma das principais vantagens é a agilidade no atendimento que a Saúde 5.0 assegura. Com a utilização de sistemas de gestão e dispositivos portáteis integrados e conectados, os prontuários eletrônicos da instituição podem ser acessados com total segurança e agilidade. Isso evita a perda e o acúmulo de arquivos impressos e economiza os recursos da instituição.
Com essa solução inovadora é possível verificar o histórico de saúde do paciente e definir seu diagnóstico em muito menos tempo, antecipando o tratamento e prevenindo o possível agravamento da doença.
A inserção da IA e da IoT para assegurar um atendimento humanizado e personalizado é outra vantagem de grande destaque. Embora possa parecer contraditório o uso dessas tecnologias para potencializar o atendimento humanizado, elas trazem inúmeros benefícios tanto para os pacientes quanto para as instituições médicas.
A seguir, você confere as principais vantagens da Saúde 5.0 para os profissionais de saúde e para as instituições médicas:
- possibilita o monitoramento do paciente de maneira mais eficiente;
- permite o aperfeiçoamento constante da gestão e dos processos internos;
- permite a tomada de decisão mais segura e rápida;
- leva à definição de tratamento mais eficiente, sem que haja interesses secundários;
- redução de custos com materiais impressos;
- melhoria no uso dos recursos da unidade médica;
- conectividade que garante acesso às informações do diagnóstico por todas as partes necessárias durante a jornada do paciente;
Com todos esses benefícios da Saúde 5.0, é possível também levar em conta um perfil de paciente mais questionador, autônomo e muito mais exigente. Durante todo o tempo, a pessoa atendida terá acesso ao seu próprio prontuário eletrônico e contará com a assistência da IoT e da IA dos portáteis, além de todo o acompanhamento da equipe médica.
O principal benefício que a Saúde 5.0 assegura para o paciente é: o papel de protagonista na sua jornada de saúde. As seguintes vantagens também são asseguradas para ele:
- assistência mais contínua;
- maior cuidado durante o tratamento;
- atendimento mais humanizado e personalizado;
- permite que o paciente tenha mais qualidade de vida sem precisar sair de casa;
- domínio constante das informações nas mãos;
- redução significativa das chances de receber tratamento equivocado, sem necessidade ou com outros interesses que não a saúde;
Para tornar a realidade da Saúde 5.0, investir em tecnologia será fundamental. Instituições médicas precisam sempre acompanhar as inovações tecnológicas para que o seu maior objetivo, que é a saúde de qualidade do paciente, consiga ser alcançado com toda segurança e eficiência.
A Mais Laudo pode te ajudar!
De fato, a Saúde 5.0 chegou para revolucionar o setor. O papel desse novo modelo na medicina garante muito mais que a automatização e agilidade aos médicos e demais profissionais da saúde, ele garante a melhor experiência possível ao paciente.
A Telemedicina também é indispensável nesse conceito. A emissão de laudos à distância pode ser o primeiro passo para garantir a inovação na sua instituição médica, trazendo aperfeiçoamento, além de garantir a expansão e a fidelização do seu público.
Com os serviços da Mais Laudo, será possível aumentar a produtividade da equipe médica, aumentar a qualidade técnica dos atendimentos e a pontualidade na entrega dos exames, além de reduzir os custos da unidade e otimizar o uso dos seus recursos.
Quer saber mais sobre esse assunto ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos aqui para atender você da melhor maneira possível.