Como montar uma clínica de medicina do trabalho? Confira 4 dicas da Mais Laudo
Acompanhando o crescimento da atividade industrial e os avanços nas leis trabalhistas, a medicina do trabalho é uma área em expansão. Mas, embora esteja crescendo em importância, ainda há uma carência de clínica de medicina do trabalho no país, abrindo grandes oportunidades para empreender nesse setor.
Pensando nisso, reunimos neste artigo informações importantes para você montar sua clínica de medicina do trabalho. Continue a leitura e confira em detalhes:
- O que é a medicina do trabalho?
- 4 dicas para de como montar uma clínica de medicina do trabalho
- Conclusão sobre clínicas de medicina ocupacional
O que é a medicina do trabalho?
A medicina do trabalho é uma área médica focada na promoção, prevenção e manutenção da saúde dos trabalhadores dentro do ambiente de trabalho.
Ela atua de maneira preventiva para evitar doenças ocupacionais e acidentes, além de monitorar a saúde física e mental dos colaboradores, contribuindo para um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Esse campo envolve atividades como exames admissionais, exames periódicos e exames demissionais, além de ações educativas sobre práticas seguras no dia a dia.
Através dessas ações, a Medicina do Trabalho busca garantir não apenas o bem-estar do trabalhador, mas também a produtividade e a qualidade das operações nas empresas.
– Leia também: Riscos ocupacionais: principais tipos, classificações e como gerenciá-los
4 dicas para de como montar uma clínica de medicina do trabalho
Confira abaixo 4 dicas da Mais Laudo para você ter sucesso ao montar sua clínica médica do trabalho!
1. Faça um plano de negócios e um plano de marketing
O plano de negócios deve abordar questões como a competência dos gestores, os serviços oferecidos, diferenciais que tornam sua clínica a melhor opção, além de aspectos econômicos e financeiros. Dentre os quais podemos citar orçamento, custos, metas de faturamento, previsão de lucro e despesas fixas.
Já o plano de marketing deve conter as principais estratégias de divulgação da sua clínica, sem esquecer que a melhor propaganda é o próprio paciente quem faz. Por isso, investir em excelência no atendimento é uma boa opção. Além disso, atualmente, não podemos descartar as ações de marketing de conteúdo digital na área da saúde, por meio de perfis nas redes sociais e site/blog da própria empresa.
Vale dizer, que a publicidade na área de saúde tem as suas peculiaridades e deve respeitar as regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina no Manual de Publicidade Médica.
– Leia também: Marketing médico: quais os limites para divulgar sua clínica?
2. Análise o mercado de medicina do trabalho
Outra ação prévia fundamental para quem vai abrir um negócio é estudar, cuidadosamente, o mercado. Em se tratando de uma clinica de medicina ocupacional é importante analisar:
- Densidade populacional;
- Grau de industrialização;
- Nível socioeconômico e cultural;
- Pesquisa da concorrência e de fornecedores para clínica.
Escolha do local
Após levantamento dessas informações será possível escolher melhor a localização. Para facilitar o acesso dos trabalhadores é importante que a clínica seja próxima a um grande centro comercial e/ou industrial, bem como aos transportes públicos.
3. Adeque-se aos quesitos legais e sanitaristas
Antes de abrir as portas para funcionamento, é indispensável tirar as licenças e alvarás necessários, junto aos órgãos competentes — como Prefeitura Municipal e Vigilância Sanitária. Para isso, as dependências do estabelecimento deverão atender aos requisitos sanitários específicos.
Uma clínica de medicina do trabalho deve prestar exames multidisciplinares, oferecendo conforto, segurança e privacidade aos pacientes. Além de contar com profissionais aptos a realizar perícias ocupacionais externas.
– Leia também: Conheça as normas regulamentadoras da saúde ocupacional
4. Organize a estrutura e o funcionamento da sua clínica de medicina do trabalho
Definido o local e acertadas as questões legais, é a hora de planejar e organizar a estrutura física e operacional da sua clinica de medicina do trabalho.
Estrutura
O espaço deve ser proporcional à demanda de trabalhadores do mercado e à complexidade dos serviços a serem oferecidos, conforme estabelecido no plano de negócios. No entanto, alguns detalhes devem ser considerados:
- Possibilidade de expansão;
- Ventilação;
- Conforto acústico;
- Atenção ao fluxo de pacientes;
- Acessibilidade;
- Esterilização.
Equipe
É importantíssimo treinar todos os profissionais contratados, incluindo os das áreas de recepção, limpeza, serviços gerais e administrativos e de saúde — técnicos, enfermeiras e médicos. A qualificação aumenta o comprometimento, reduz custos e melhora o rendimento.
Equipamentos
Assim como o espaço, os equipamentos necessários serão definidos de acordo com os serviços prestados na clínica, de forma geral, são eles:
- De apoio e administração — computadores, móveis, ar-condicionado e outros;
- De manipulação e aferição — estetoscópio, balança, aparelho de pressão, endoscópios, etc;
- Móveis hospitalares — macas, camas, mesas para exames, cadeiras de rodas;
- Para diagnóstico — aparelhos de raio-X, tomógrafos, eletros, ressonância, microscópios e mais.
Processos de atendimento e administração
Informatizar processos é uma forma de otimizar o tempo e garantir mais eficiência no dia a dia. Além dos softwares habituais, clínicas dessa categoria podem contar com a telemedicina. Com ela, os exames são realizados por técnicos de enfermagem e os laudos médicos são laudos emitidos à distância, eliminando a necessidade de contratação de médicos especialistas e reduzindo custos.
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Conclusão sobre clínicas de medicina ocupacional
Embora, montar uma clínica de medicina do trabalho se assemelhe a abrir outros estabelecimentos de saúde, para prosperar é preciso estar atento a uma série de peculiaridades características do setor. Siga as nossas dicas e tenha sucesso no seu empreendimento!
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Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg