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Publicidade médica: regras que todo profissional da saúde precisa saber

por maislaudo / Há 4 meses
limites da publicidade médica

As estratégias de divulgação e comunicação com o público são fundamentais em qualquer tipo de negócio, e isso inclui as instituições de saúde. Afinal, é preciso atrair os pacientes para sua clínica. Entretanto, é importante que o profissional conheça e respeite as regras de publicidade médica. 

Quando lidamos com um assunto tão delicado como é o caso da medicina, é importante que hajam limites com o que é divulgado. As informações devem ser passadas de maneira correta e ética. 

No texto a seguir vamos explicar melhor quais são os limites da publicidade médica. Vamos apresentar o que pode e o que não pode ser feito na divulgação da sua clínica médica. Confira! 

Regras da publicidade médica

O principal objetivo do estabelecimento de regras de publicidade médica é evitar que essa seja feita com um caráter essencialmente comercial. A divulgação dos serviços deve prezar pela ética e ser utilizada com objetivo de informar, de esclarecer dúvidas. 

Pensando nisso, foi criada a Resolução CFM 1974/11, que trata das regras de publicidade médica, visando o impedimento do sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico. 

Confira quais são as principais medidas que o Conselho Federal de Medicina elencou sobre os limites da publicidade médica: 

Obrigatoriedades na publicidade médica

Quando for realizado qualquer tipo de anúncio médico, é preciso que estes contenham obrigatoriamente os seguintes dados: 

  • Nome do profissional;
  • Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina;
  • Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina;
  • Número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for.

Proibições na publicidade médica

As estratégias do marketing médico deve seguir uma conduta ética e se pautar pelo caráter exclusivo de esclarecimento e educação da sociedade. Ou seja, todo conteúdo divulgado precisa ser cientificamente comprovado, pertinente e de interesse público. 

Quanto às ações que não podem ser praticadas na publicidade médica, a Resolução do CFM, elencou as seguintes proibições: 

  • Não é permitido anunciar, quando não especialista, que de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas, por induzir a confusão com divulgação de especialidade;
  • Anunciar aparelhagem de forma a lhe atribuir capacidade privilegiada;
  • Permitir que seu nome seja incluído em propaganda enganosa de qualquer natureza;
  • Permitir que seu nome circule em qualquer mídia, inclusive na internet, em matérias desprovidas de rigor científico; 
  • Fazer propaganda de método ou técnica não aceito pela comunidade científica;
  • Expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização do mesmo.
  • Anunciar a utilização de técnicas exclusivas;
  • Oferecer seus serviços por meio de consórcio e similares;
  • Oferecer consultoria a pacientes e familiares como substituição da consulta médica presencial;
  • Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento;
  • O médico não deve permitir que seu nome seja incluído em concursos cuja finalidade seja escolher o “médico do ano”, “destaque”, “melhor médico” ou outras denominações que visam ao objetivo promocional ou de propaganda, individual ou coletivo.

Caso o médico não respeite as regras de publicidade médica, este pode sofrer processos éticos que podem gerar advertências e levar até mesmo à sua cassação. 

Leia também: Instagram para médicos e clínicas: dicas para se destacar na rede social

Marketing médico: quais os limites para divulgar sua clínica

Como fazer a publicidade médica da sua clínica? 

Agora que já apresentamos as principais informações do que pode e não pode ser feito na divulgação da sua clínica, chegou a hora de indicarmos algumas ações que podem ser interessantes para o seu negócio. 

Utilize as redes sociais a seu favor

Hoje em dia, uma das melhores estratégias de divulgação são as redes sociais. Afinal, a grande maioria da população está conectado a alguma rede. Portanto, é praticamente certo que seu público está ali também. 

Seja estratégico com a sua divulgação e dê dicas que sejam realmente úteis para o público. 

Um conteúdo relevante e de qualidade contribui para que os pacientes tenham mais confiança no trabalho do profissional antes mesmo de entrar no consultório. 

Estratégias de SEO

Na hora de produzir os conteúdos, fique atento às estratégias de SEO para melhorar seu ranqueamento no Google. 

Ou seja, para estar entre os primeiros colocados da página no momento em que o público realizar a pesquisa sobre o assunto. 

Clique aqui e confira as recomendações que devem ser utilizadas durante a produção de textos para publicidade médica. 

E-mail marketing 

O e-mail marketing é uma das estratégias de publicidade médica mais utilizadas. Principalmente quando o objetivo é relacionamento. Afinal, este é um canal extremamente pessoal, logo, ele é muito indicado para a fidelização de pacientes.

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