fbpx

Sistema médico: por que o uso é vantajoso para o setor da saúde?

por maislaudo / Há 3 anos
Sistema médico

Para início de conversa, é só começar pensando da seguinte forma: imagine a rotina da sua clínica médica ou consultório. Como ainda não possui um sistema médico de gestão, todo o controle é feito de forma manual. Portanto todos os dados importantes acabam ficando desconcentrados e, ao mesmo tempo, atrapalhando a tomada de decisões estratégicas. Frente a um dia a dia tumultuado, desorganizado e operacionalmente lento, toda a equipe do estabelecimento médico se desmotiva. É claro que este cenário apresentado está longe de ser favorável para qualquer crescimento, não é mesmo?

A partir disso que se é apresentado o conceito da Saúde 4.0 e a sua importância. Para quem ainda desconhece o significado, este termo é a relação entre a tecnologia e o cuidado com as pessoas, ou seja, quando a computação, internet, automatização e inteligência artificial ajudam os empreendimentos da saúde a conquistarem resultados promissores e otimizarem a gestão.

Sim, a tecnologia é uma grande aliada para o crescimento, e a mais pura verdade é que dos processos mais complexos até aos mais simples, se tornam claros e ágeis com um sistema médico na nuvem. Os tempos mudaram e cada vez mais estamos conectados. A nova era impõe aos usuários a onipresença e para isso é preciso de um sistema médico de gestão que garanta uma maior mobilidade.

Um dos objetivos principais é centrar as atenções naquilo que realmente importa: o bem-estar do paciente. E diante disso, mais um vez se torna necessário investir em um sistema médico. Uma vez que ajuda a reduzir despesas desnecessárias, aumenta o faturamento da clínica médica e passa aos pacientes uma imagem moderna do estabelecimento, o que sem sombra de dúvidas, fomenta o boca-a boca e indicações qualificadas de novos pacientes para o lugar. E destacando exponencialmente o estabelecimento médico da concorrência.

Deu para perceber o efeito dominó que um sistema médico pode fazer? Por isso, foi decidido listar outros motivos que reforçam que usar um sistema médico de gestão pode alavancar, e muito, o resultado da sua clínica ou consultório médico. Veja agora:

Otimiza grande parcela do seu tempo…

Quando um paciente é atendido, é normal que a recepcionista ou até mesmo o médico realize todos os pedidos e anotações a próprio punho. Mas convenhamos, não seria melhor que todos estes dados fossem encontrados a um clique? Pois é isso que acontece quando um sistema médico é utilizado na gestão. Todas as informações ficam centralizadas em apenas um lugar, sendo possível a fácil visualização da descrição do uso de medicamentos, histórico do paciente e o diagnóstico com riqueza de detalhes, por exemplo.

Outro ponto muito interessante é que alguns sistemas médicos contam com integrações de laudos médicos e também de prescrições. Na hora que o profissional da saúde for prescrever um medicamento, a integração possui um banco com mais de 60 mil apresentações. O que agiliza o tempo do prestador com prescrição inteligente, protocolos mais frequentes salvos e fórmulas manipuladas e, em paralelo, sempre mantendo o alto padrão de qualidade.

…e da sua equipe

Independente de novas contratações serem realizadas ou não, o gestor de uma clínica médica deve ter a certeza que todos estão conseguindo utilizar o tempo de trabalho de uma forma inteligente e produtiva. E, em algumas vezes, não é isso que acontece. Profissionais da saúde e gestores desperdiçam muitas horas resolvendo o operacional enquanto as recepcionistas utilizam o tempo marcando consultas, ligando para os paciente para confirmar ou então as cancelando.

Com um sistema médico, todos estes afazeres são realizados de forma otimizada e automatizada. Uma das várias funcionalidades que o sistema para clínicas tem é o envio automático para a base de pacientes cadastrados de mensagens de confirmação de agendamento por e-mail ou SMS. O ganho é tanto, que com poucas mensagens o número de faltas dos pacientes já diminui, o faturamento aumenta e a produtividade dos funcionários é elevada.

Ajuda da tecnologia na tomada de decisão

Um sistema médico, além de garantir facilidade para a rotina da clínica, também auxilia o usuário a conduzir determinadas operações de um forma mais analítica. Isto é, ao invés de decisões serem tomadas com base no “achismo” , o sistema para clínicas proporciona um dashboard com insights e relatórios elaborados que estão totalmente integrados à plataforma. Com base em dados concretos, o profissional da saúde ou gestor podem tomar decisão para a melhoria do estabelecimento da saúde com tranquilidade.

Existem sistemas médicos no mercado que contam com um recurso chamado “pesquisa de satisfação” . Com ela, o gestor da clínica pode analisar e reconhecer os médicos que trazer um volume grande de pacientes ou àqueles que conquistaram a fidelidade de certos pacientes. Isto se aplica à gestão do financeiro da clínica ou consultório. De forma rápida, é possível analisar todos os relatórios referentes ao fluxo de caixa, repasse médico, o que foi glosado ou faturado e ter o controle dos custos de cada unidade da clínica também.

Você garante maior mobilidade…

É claro que existe pouca mobilidade conforme o volume de arquivos de papel for aumentando. A quantidade de prontuários, receitas e exames além de consumir boa parte do tempo do profissional da saúde na hora de achar um documento específico, fica restrito somente a um médico. Com um sistema médico, isso não se torna mais um problema. Pois o software para clínicas proporciona que os arquivos e informações dos pacientes sejam acessados simultaneamente. Mais um vez, a prova do quanto a tecnologia pode ser a melhor aliada para o desenvolvimento do negócio da saúde.

…e mais espaço

Outro cenário desnecessário é a necessidade de arquivamento de documento de modo físico. Primeiro que não é nada ecologicamente sustentável, e segundo, que faz com que o sala do profissional da saúde tenha o espaço reduzido e a simples ação de encontrar um determinado documento em uma infinidade de pastas se torna uma missão. Vai ser através de um sistema médico que todos estes registros importantes vão ficar armazenados na nuvem. O que possibilita que o médico use o seu espaço de trabalho de um jeito mais inteligente e prático.

Sistema médico: então eu preciso contratar?

Com toda a certeza. Se você deseja tornar a sua clínica médica atualizada, moderna, se destacar do mercado e garantir um crescimento contínuo, existem vários sistemas médicos no mercado que podem otimizar a sua gestão e potencializar o s resultados. O sistema para clínicas do Shosp é um deles. Consegue garantir um custo-benefício justo e oferecer um leque de soluções que comprovam de maneira direta e clara que você pode ganhar mais dinheiro gastando menos. Até porque realizar a gestão através de papéis já é coisa do passado.

Artigo escrito por Fernanda Barcelos. Jornalista e Publicitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduada em Marketing e Design Digital pela ESPM-rio e Analista de Marketing do Shosp, Software de gestão para clínicas e consultórios.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Sistemas de gestão em saúde: descubra sua importância!

O sistema de gestão em saúde é uma ferramenta imprescindível para os gestores, pois as funcionalidades facilitam a rotina, organizam os processos e monitoram os principais indicadores. Por isso é interessante conhecer profundamente essa estratégia para sobreviver e se destacar frente a concorrência. Fique por aqui e descubra mais sobre essa metodologia no post de hoje! […]
LEIA MAIS

Gestão de clínica médica: 5 erros comuns que você não pode cometer

É muito importante o domínio de determinados aspectos de gestão de clínica médica para que os processos da sua instituição fluam de forma correta. E principalmente, para evitar que quaisquer desses aspectos gerenciais possam afetar de alguma maneira a qualidade do serviço oferecido pela clínica. Os setores financeiros, administrativos, comerciais, e todos os outros devem […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *