fbpx

Faturamento hospitalar: 4 dicas para aumentar a eficiência no processo

por maislaudo / Há 6 anos
Faturamento hospitalar: 4 dicas para aumentar a eficiência no processo

É natural que os gestores ou coordenadores de clínicas busquem alternativas para otimizar o faturamento hospitalar, aprimorando a sua gestão e a sua organização. Por isso, algumas boas medidas são necessárias e devem ser colocadas em prática.

Para que você saiba mais sobre o assunto e consiga efetivamente otimizar o faturamento da sua clínica, elaboramos uma lista com 4 dicas importantes que devem ser seguidas. Confira agora mesmo!

1. Utilize ferramentas on-line e softwares

Os softwares de gestão on-line são uma excelente alternativa para otimizar o faturamento de um hospital. Isso se justifica pelo fato de esse tipo de programa auxiliar no fluxo de caixa, no controle de estoque, no controle das horas extras e na jornada de trabalho dos colaboradores.

Além disso, também é possível identificar quais são os meios que mais geram renda para a clínica — se são os procedimentos feitos de forma particular ou por intermédio de planos de saúde, por exemplo.

Tudo isso fará com que os gastos sejam otimizados e com que os cortes sejam feitos de maneira correta e naquilo que realmente é supérfluo.

2. Invista na automação de processos

Ainda falando em tecnologia, a automação de processos é algo que também pode ser colocado em prática pelos gestores de clínicas que desejam otimizar o faturamento.

Exemplos de processos que podem ser automatizados são os prontuários dos pacientes, que podem ser substituídos por prontuários eletrônicos. Esse tipo de prontuário elimina a necessidade de ter um grande espaço físico para guardar documentos impressos, bem como agiliza o atendimento, pois os médicos e os profissionais de enfermagem terão todos os dados do paciente registrados.

Os laudos médicos também podem ser automatizados, de modo que uma empresa pode ser contratada para laudar exames e disponibilizá-los para qualquer local do país. Os laudos online, tipo de prática de telemedicina, otimiza o fluxo de exames de maneira simples e com excelente qualidade

3. Tenha uma equipe qualificada

De nada adianta você investir em soluções tecnológicas se não tiver uma equipe qualificada e que saiba utilizar os recursos de maneira concreta. Por isso, deve-se investir no treinamento de todos os colaboradores da clínica, desde os recepcionistas até os médicos.

É importante que sejam feitos treinamentos internos que denotem a importância da boa comunicação, da troca de informações, do registro de tudo aquilo que foi feito com os pacientes, do bom uso das ferramentas tecnológicas contratadas etc.

Além dos treinamentos, você também pode investir na comunicação interna, desenvolvendo canais, como a intranet ou o jornal interno, para disseminar informações relevantes para a equipe.

– Leia também: Acreditação hospitalar: o que é e quais as suas vantagens

4. Reduza as glosas

As glosas nada mais são do que o não pagamento, por parte dos planos de saúde, de procedimentos feitos na clínica, como uso de medicamentos, realização de cirurgias etc.

Para evitar que esse tipo de problema aconteça, é preciso reduzir a ocorrência de erros, como o não repasse de informações completas para o setor administrativo dos planos de saúde e a falta de conhecimento das diferenças das exigências dos planos.

Se você seguir essas 4 dicas básicas, temos certeza de que conseguirá otimizar o faturamento hospitalar e ter uma clínica ainda mais lucrativa.

– Leia também: Gestão hospitalar: 5 dicas para uma administração de sucesso

OUTRAS PUBLICAÇÕES

5 dicas para proteger sua clínica da crise

Em tempos de crise econômica muito se fala em corte de gastos para evitar que as empresas entrem “no vermelho”. No setor médico não é diferente, porém para proteger a clínica da crise não basta apenas cortar gastos, mas sim desenvolver uma série de ações preventivas para que a lucratividade não baixe nesse período de […]
LEIA MAIS

5 dicas para aumentar o lucro de uma clínica médica

Administrar o seu próprio consultório ou clínica geralmente não é uma tarefa tão simples como parece em um primeiro momento, principalmente se levarmos em conta que a maioria das faculdades de medicina do país pouco ou quase nada trabalham questões relacionadas ao empreendedorismo ou administração de empresas. Por esse motivo, elencamos 5 dicas para que você […]
LEIA MAIS

3 dicas para otimizar a gestão de clínica de medicina do trabalho

Otimizar a gestão de uma clínica de medicina do trabalho é uma tarefa que exige conhecimentos técnicos e gerenciais específicos. Se, por um lado, deve-se prezar pela assistência de qualidade ao paciente, por outro a preocupação é com a implantação de serviços efetivos. O equilíbrio entre as duas demandas garantirá uma percepção positiva dos indivíduos em […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *