Instagram para médicos e clínicas: dicas para se destacar na rede social

por maislaudo / Há 2 semanas
dicas de instagram para médicos

A criação de Instagram para médicos e clínicas é uma estratégia cada vez mais utilizada na área da saúde. Isso acontece pois esse é um meio de divulgação barato e eficiente. Grande parte da população está presente nas redes sociais, logo ignorar sua relevância comercial é um grande erro. 

Porém, como o tema da saúde envolve temas delicados, é comum que os profissionais da área tenham certo receio a respeito das estratégias a serem praticadas na rede social. Mas isso não pode impedi-lo de se beneficiar desse canal. 

É preciso entender como utilizar o instagram para médicos de forma estratégica. Afinal, como criar conteúdos relevantes que respeite as diretrizes de marketing do Conselho Federal de Medicina (CFM)? É o que vamos apresentar no texto a seguir. Confira! 

Importância do marketing digital para a área da saúde

O meio digital como um todo é uma grande parte da nossa rotina atualmente. É fonte de informação, entretenimento, meio de comunicação, enfim, é uma realidade presente na vida da grande maioria da população.

A internet acaba sendo uma grande fonte de pesquisa quando o assunto é saúde. Logo, é importante inserir-se nesse meio e criar autoridade para com isso expandir o seu negócio. Dessa forma, sua clínica pode alcançar importantes resultados, como por exemplo:

  • Expansão do mercado
  • Otimização do atendimento
  • Fidelização dos clientes
  • Tornar-se referência na especialidade
  • Analisar e calcular o ROI

Confira nesse texto os 3 principais passos para definir uma estratégia assertiva de marketing digital para instituições de saúde. 

Por que investir em Instagram para médicos e clínicas?

O Instagram é atualmente uma das redes sociais com mais adeptos em todo mundo. As pessoas utilizam a ferramenta no seu dia a dia para se atualizarem, como meio de entretenimento etc.

Logo, seria um desperdício não aproveitar essa oportunidade para atingir potenciais pacientes. Com a estratégia correta é possível que você seja visto como autoridade na área, levando seu trabalho para um número maior de pessoas. 

Os benefícios são muitos, dentre eles destacamos: maior presença digital, atração, retenção e fidelização de pacientes e destaque entre a concorrência.

Porém, é muito importante que você siga determinadas recomendações para traçar um planejamento de conteúdo assertivo. 

Atenção com os limites legais de publicidade

Antes de iniciar o planejamento de estratégias de Instagram para médicos é importante ter conhecimento das normas estabelecidas pelos conselhos federais e demais órgãos de regulação clínica. Por isso, o gestor deve fazer uma análise detalhada dessas legislações.

Isso porque algumas situações não são permitidas, tais como: fazer comparação de tratamentos (antes e depois), realizar consultas virtuais para emissão de diagnóstico, ou expor demasiadamente o paciente, mesmo com o consentimento prévio.

No Manual de Publicidade Médica é possível consultar o que é permitido ou não no marketing voltada para instituições da saúde. O objetivo dessas regras é dar credibilidade e idoneidade ao profissional. Assim como garantir mais segurança para os pacientes ao evitar publicidade manipuladora, tendenciosa e antiética.

Como estabelecer uma estratégica no Instagram para médicos? 

Para elaboração do marketing médico é preciso muito cautela na produção e tratamento do conteúdo divulgado. Entretanto, isso não significa que você não possa atrair a atenção de pacientes para as suas redes sociais. 

Preparamos algumas dicas para ajudá-lo a montar uma estratégia assertiva, confira: 

Defina sua persona

A definição da persona deve ser o primeiro passo de qualquer estratégia digital. Afinal, toda a estratégia deve girar em torno dela, dessa forma você certifica-se de estar levando seu conteúdo para a pessoa certa, para quem você realmente quer atingir.

A ideia é entender com quem você lida no dia a dia, descobrir qual é a melhor forma de se comunicar com ela. Após essa definição, será possível criar conteúdos muito mais assertivos e específicos.

É possível ter mais de uma persona, porém não recomendamos a criação de mais de 4 perfis. Não seja muito genérico nessa definição e nem tão específico, ache o meio termo.

Dê dicas de saúde

Na estratégia de Instagram para médicos é interessante utilizar o marketing de conteúdo para produzir informações úteis e relevantes para os pacientes. Aproveite para dar dicas de saúde, educar a sociedade sobre temas importantes e incentivá-los a abrir mão de hábitos autodestrutivos.

Entretanto, é proibido consultar, diagnosticar e prescrever à distância. O adequado é que o profissional avalie os pacientes presencialmente para ter um diagnóstico real e mais preciso.

Também, não é permitida a divulgação de dados que possam alarmar a sociedade. O profissional pode conceder entrevistas para trazer informações e conceitos importantes, mas nunca causar pânico entre as pessoas.

Divulgue ações promocionais

O Instagram para médicos é uma boa oportunidade para divulgar as especialidades e tratamentos ofertados. Contudo, cuidado para não anunciar especializações que não possui, nem ter o nome envolvido em propaganda enganosa.

Além disso, fica proibido anunciar aparelhagem como um diferencial, usar imagem de celebridades, se intitular o melhor, garantir resultados e exibir fotos de pacientes — mesmo com a autorização da pessoa. 

A divulgação dos preços pode ser feita apenas diretamente com o paciente. Então, facilite o contato com a empresa e disponibilize multicanais de comunicação.

Aproveite os recursos da plataforma

A criação de uma estratégia de Instagram para médicos pode ficar mais dinâmica e interativa se utilizado os recursos da plataforma. Um dos principais e que possui um excelente alcance são os Stories. 

É possível utilizar também os destaques no seu perfil. Local em que você pode deixar fixado informações importantes como os serviços da sua clínica/consultório, dicas de saúde, dúvidas comuns, etc. 

O IGTV também é outro recurso dentro do Instagram que vem ganhando cada vez mais visibilidade. Dentro desta página da própria ferramenta é possível postar vídeos de mais de um minuto, chegando a até 60 minutos. Podem ser criados conteúdos mais elaborados e detalhados sobre certos tópicos de sua área de atuação. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

9 DICAS PARA FAZER BONS LAUDOS MÉDICOS

A emissão de laudos médicos é uma das principais atividades de clínicas e hospitais que realizam centenas de exames diariamente e é um ponto crucial para o bom funcionamento desses estabelecimentos. Os gestores da área de saúde buscam alternativas para organizar e otimizar esse processo, garantindo um bom fluxo dentro das unidades de saúde. Porém, […]
LEIA MAIS

Confira 4 dicas para escolher convênios médicos para sua clínica

Atender pacientes por meio de planos de saúde traz inúmeros benefícios para o negócio. Mas você sabe como escolher o convênio médico mais adequado para credenciar a sua clínica? O credenciamento oferece uma série de vantagens, como visibilidade para o negócio, aumento do número de pacientes e maior fluxo de caixa. No entanto, é preciso planejar e […]
LEIA MAIS

5 dicas para a avaliar a satisfação do paciente em clínicas médicas

A satisfação do paciente é algo almejado por todo gestor, pois reflete a qualidade dos serviços prestados e promove a fidelização dos pacientes, de forma a garantir produtividade das atividades clínicas. Sendo assim, é preciso monitorar o nível de percepção positiva do paciente, sem alterar os direitos dos indivíduos, para propor mudanças necessárias e aprimorar as […]
LEIA MAIS