fbpx

Planejamento de enfermagem: como fazer em clínicas e hospitais?

por maislaudo / Há 2 anos
planejamento de enfermagem

O planejamento de enfermagem é fundamental para estabelecimentos de saúde que desejam aprimorar os cuidados no setor. Através da organização e sistematização dos processos, a rotina de trabalho torna-se muito mais qualificada e ágil.

Sua elaboração ocorre por meio da sistematização por fases, sendo elas: investigação, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.

Vamos falar mais sobre cada uma delas e sobre a estruturação do planejamento de cuidados de enfermagem ao longo deste artigo. Continue lendo e tenha acesso às seguintes informações:

  • O que é planejamento de enfermagem? 
  • Fases do planejamento de enfermagem 
  • Telemedicina como aliada do setor de enfermagem 

O que é planejamento de enfermagem?

O planejamento de enfermagem pode ser entendido como um direcionamento para a tomada de decisões do setor. É uma forma de coordenar e resolver problemas, possibilitando identificação e orientação mais assertivas para os procedimentos preventivos ou terapêuticos direcionados para o cuidado dos pacientes.

Para isso, todo o processo deve ser analisado, desde a busca pelo diagnóstico até a fase de implementação dos planos de ação e monitoramento do quadro clínico.

Em outras palavras, o planejamento da assistência de enfermagem propõe um olhar ainda mais estratégico para as fases de cuidado do paciente. Dessa forma, poderá ser alcançado um fluxo de trabalho mais dinâmico e eficaz.

Importância do planejamento da assistência de enfermagem

Se o seu fluxo de trabalho não for embasado por um planejamento, dificilmente ele será bem sucedido. Afinal, é de suma importância primeiramente saber onde você quer chegar, como isso será feito, quais recursos serão necessários, enfim, esmiuçar as etapas para encontrar o melhor caminho até o objetivo final.

Portanto, o planejamento de enfermagem deve apresentar a melhor forma de exercer as atividades desta profissão, objetivando o máximo de qualidade na assistência prestada aos pacientes.

Listamos abaixo algumas das vantagens conquistadas com a elaboração de planejamento de cuidados de enfermagem:

  • A equipe tem mais clareza do que precisa ser feito para conquistar as metas do setor; 
  • Ganho de padrão de qualidade no atendimento; 
  • Tomadas de decisão mais assertivas; 
  • Cuidado individualizado para os pacientes, baseado nas necessidades específicas de cada um; 
  • Definição de prioridades mais claras. 

– Leia também: Conheça a função de cada tipo de profissional de enfermagem

Fases do planejamento de enfermagem

Como já mencionado anteriormente, o planejamento de enfermagem deve ser executado por fases. Conheceremos quais são e o que deve ser realizado em cada uma delas abaixo. Confira:

1. Investigação

Essa é caracterizada pela busca ativa pelos problemas, sendo assim, é a primeira etapa do processo de planejamento de enfermagem. É hora de identificar gargalos gerenciais e assistenciais que envolvem o setor.

São alguns dos passos essenciais na etapa de investigação:

  • Listagem dos problemas;
  • Identificação do problema nuclear (macroproblema); 
  • Realizar uma relação das causas dos problemas e suas consequências.

Essa análise pode ser realizada através da coleta de dados, como a de consulta de documentos, questionários, entrevistas e até mesmo sessões com toda equipe para realização de brainstorming.

gestão de enfermagem

2. Diagnóstico

A fase de diagnóstico é uma das mais delicadas e decisivas para o sucesso na assistência em enfermagem. Por isso, ela deve ser muito bem embasada.

Nesta etapa deve-se esmiuçar os dados sobre a condição clínica do paciente, assim como seu histórico de saúde e histórico familiar.

Os diagnósticos de enfermagem podem ser divididos em dois grupos:

  • Diagnósticos autônomos: são aqueles que a equipe de enfermagem pode abordar sem a necessidade de intervenção de outras categorias profissionais;
  • Diagnósticos por cooperação: são aqueles que envolvem outros profissionais de saúde.

3. Planejamento

A fase do planejamento compreende a definição das prioridades, assim como dos objetivos e estratégias de ação para aquele caso em específico.

Entram nessa etapa também a análise de viabilidade das hipóteses terapêuticas levantadas. 

Por fim, deve ser elaborado um plano de ação que deve conter as atividades interventoras para prevenir, minimizar ou corrigir os problemas diagnosticados na fase anterior.

4. Implementação

A implementação consiste basicamente na execução do plano de ação. Tudo aquilo que foi planejado nas etapas anteriores é colocado em prática.

Mas, isso não significa que eles devem ser seguidos à risca. Ao longo da execução é fundamental que os processos sejam acompanhados de modo a avaliar se aquilo que foi planejado está sendo cumprido e da forma como deveria. Sempre que necessário, mudanças podem e devem ser realizadas.

– Leia também: Prescrição de enfermagem: o que é, como fazer e exemplos

5. Avaliação

A última etapa do planejamento de enfermagem é a de avaliação dos resultados obtidos. Aqui é importante que seja realizada uma análise bem minuciosa do processo, de modo a verificar tudo aquilo que deu certo e os erros a serem corrigidos no futuro.

Os planos de ação foram realizados corretamente? Os objetivos foram alcançados? O processo foi otimizado? O que pode ser feito para aprimorar as fases do planejamento?

Esses são alguns questionamentos interessantes a serem realizados na fase de avaliação.

– Leia também: Tecnologia na enfermagem: os principais avanços alcançados pelo setor

Telemedicina como aliada do setor de enfermagem

A rotina no setor de enfermagem pode ser bastante corrida, o que pode gerar erros e prejudicar a qualidade do atendimento oferecido. Por isso, cabe aos gestores buscarem formas de otimizar a rotina de trabalho.

O planejamento de enfermagem é uma forma de organizar e agilizar o fluxo de trabalho nos estabelecimentos de saúde, mas existem outras soluções com o mesmo objetivo, como é o caso, por exemplo, dos serviços de telemedicina.

Um exemplo é o serviço de laudos online. Com eles, sua empresa não precisa contar com médicos dedicados para a elaboração desses documentos, já que existem empresas terceirizadas que realizam esse serviço com garantia de qualidade e segurança. A Mais Laudo é uma delas. Nós temos uma equipe de médicos de diferentes especialidades que entregam o resultado do laudo em até 24 horas após a abertura da demanda em nossa plataforma.

Solicite um teste grátis e veja como é simples.

Banner no artigo "O que é telemedicina?" para teste grátis Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

4 passos para o planejamento estratégico da clínica

Dentro da universidade os futuros profissionais de saúde não recebem muita instrução de como ser um empresário, de como gerir os recursos, de como fazer um ambiente ser eficiente. Isso pode oferecer uma dificuldade a mais para aqueles que desejam abrir a sua própria empresa. O planejamento estratégico da clínica requer conhecimentos que estão fora […]
LEIA MAIS

Como resolver a bitributação em clínicas médicas

Uma das maiores dificuldades de empreender no Brasil é a carga tributária. O país é um dos que mais arrecadam impostos no mundo. O que muitos gestores não sabem é que estão sofrendo com a bitributação em clínicas. Isso mesmo! Muitas clínicas estão perdendo dinheiro a cada paciente atendido por pagarem impostos em duplicidade sobre […]
LEIA MAIS

Como fazer planejamento financeiro para a área médica?

Assim como é importante cuidar da saúde de seus pacientes é igualmente importante cuidar da saúde financeira da sua clínica. Como qualquer empresa, nas instituições de saúde há também a necessidade de cuidar dos diversos setores, principalmente o financeiro, visto que esta parte é a responsável por toda a movimentação da estrutura da empresa. A gestão financeira deve […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *