fbpx

Promoção da saúde: o que é, importância e exemplos de ação

por maislaudo / Há 1 ano
promoção da saúde

O conceito de promoção da saúde visa a melhoria da qualidade de vida da população, propondo um olhar que vai além do tratamento de doenças. Aqui o foco se volta para o bem estar do indivíduo como um todo, sendo que, para isso, é necessário avaliarmos uma série de fatores em seu entorno. 

Ao longo deste artigo vamos entender o que é promoção de saúde, além de conhecer as principais ações de implementação da prática. Continue lendo e fique por dentro! 

O que é promoção da saúde?

O conceito de promoção da saúde diz respeito a um conjunto de práticas que tem o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para tornar isso viável, deve-se considerar uma série de determinantes, tais como fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos, comportamentais e ambientais. 

Todos esses aspectos devem ser acompanhados visando a redução do risco de doença, mas também a melhoria do bem-estar da população. 

Portanto, essa prática vai analisar circunstâncias como modo de vida, condições de trabalho, lazer, cultura, serviços essenciais, isto é, tudo aquilo que pode influenciar na vulnerabilidade, qualidade de vida e riscos à saúde da população. 

Leia também: O que é atendimento humanizado? Entenda!

Princípios de promoção de saúde 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as ações de promoção de saúde devem seguir os seguintes princípios: 

  • Concepção holística;
  • Intersetorialidade;
  • Empoderamento;
  • Participação social;
  • Equidade;
  • Ações multi-estratégicas;
  • Sustentabilidade.

Ações de promoção da saúde 

Como adiantado acima, as ações de promoção da saúde são práticas adotadas com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Elas podem ser aplicadas em diferentes níveis, podendo ser realizadas por organizações ou indivíduos. 

A seguir listamos as três áreas de maior importância para a promoção da saúde. Veja! 

Ações no âmbito governamental

É papel do governo implementar e executar ações que vão trazer impactos positivos para a melhoria da condição de saúde da população.

Para que isso seja possível, devem ser realizados, por exemplo, estudos sobre os riscos de doenças nas regiões, além de análises de todos os fatores que possam prejudicar o bem estar e qualidade de vida das pessoas. 

Ações realizadas por empresas

O ambiente de trabalho tem influência direta na qualidade de vida, saúde física e mental dos indivíduos. Afinal, é no trabalho que passamos a maior parte dos nossos dias. Logo, é fundamental que as empresas promovam ações que vão impactar positivamente no bem-estar dos colaboradores. 

A flexibilização das horas de trabalho, o feedback construtivo e melhorias de ergonomia, são alguns exemplos de práticas para promover a saúde no ambiente profissional. 

Além dos ganhos para a saúde do profissional, essas práticas também trazem vantagens para as empresas, que ganham colaboradores mais satisfeitos e motivados, o que influencia diretamente na produtividade e resultados do negócio. 

Ações individuais

Por ações individuais nos referimos aos hábitos pessoais de cada indivíduo, ou seja, práticas que vão influenciar em sua própria saúde física e mental. Isso quer dizer, por exemplo, a manutenção de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas. 

Portanto, aqui o mais importante é a conscientização de cada um sobre a necessidade de ter hábitos saudáveis para ter uma melhor qualidade de vida. 

Leia também: Slow medicine: entenda o conceito e saiba como aplicá-lo em sua clínica

Exemplos de promoção da saúde

Listamos abaixo alguns exemplos de promoção e prevenção da saúde mais comuns e que podem ser feitos nos mais diversos âmbitos do nosso cotidiano. Veja só: 

  • Educação sobre os efeitos nocivos do tabaco, álcool e outras drogas;
  • Incentivo a atividade física e dieta; 
  • Políticas voltadas para a saúde mental; 
  • Ações de educação sexual e reprodutiva; 
  • Campanhas de conscientização sobre tratamento e proteção de vítimas de agressões; 
  • Orientações a estabelecimentos de saúde para desenvolver modelos de atenção que vão estimular a prevenção de doenças e promoção da saúde. 

De que forma a telemedicina pode ajudar com a promoção da saúde? 

A demanda de exames a serem laudados em um estabelecimento de saúde é enorme. Por isso, ao optar pela terceirização do serviço, você otimiza esse processo e foca em etapas mais estratégicas do atendimento ao paciente.

Dessa forma, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, resultando em um aumento na credibilidade da sua instituição de saúde, que contará com consultas mais produtivas e eficientes.

Veja no nosso artigo “Atendimento Médico” como a Mais Laudo pode otimizar na prática o atendimento na sua clínica.

Experimente nossa plataforma e comprove os benefícios. Faça nosso teste gratuito: ganhe 3 laudos para sua clínica médica.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Sistemas de gestão em saúde: descubra sua importância!

O sistema de gestão em saúde é uma ferramenta imprescindível para os gestores, pois as funcionalidades facilitam a rotina, organizam os processos e monitoram os principais indicadores. Por isso é interessante conhecer profundamente essa estratégia para sobreviver e se destacar frente a concorrência. Fique por aqui e descubra mais sobre essa metodologia no post de hoje! […]
LEIA MAIS

4 dicas de como implementar uma gestão de qualidade no seu consultório

O mercado da área da saúde tem atraído cada vez mais empreendedores. A ideia de ter sua própria clínica ou consultório, tem encantado muitos profissionais, porém, empreender não é uma tarefa fácil. Alguns desistem do processo logo no início e outros, por falta de conhecimento, acabam falindo. Mas porque isso acontece? Apesar do profissional ter […]
LEIA MAIS

3 benefícios da tecnologia para clínicas de saúde ocupacional

A saúde ocupacional é um ramo que encontra-se em constante crescimento. Por isso, com um mercado cada vez mais competitivo é fundamental que as empresas busquem meios de se destacar. É aí que a tecnologia aparece como principal aliada. Atualmente, existem diversas formas de utilizar a tecnologia nas organizações com o intuito de simplificar a […]
LEIA MAIS

3 dicas para melhorar o relacionamento com pacientes

O relacionamento com pacientes é algo que precisa ser construído com eficiência e técnicas de humanização. Isso porque essa relação é tênue e pode ser influenciada por fatores individuais e institucionais. Sendo assim, é fundamental elaborar estratégias que atendam às carências dos pacientes. Porém, é preciso sempre considerar as questões clínicas, financeiras e administrativas inerentes […]
LEIA MAIS

Qual é a importância da auditoria em saúde? Saiba aqui!

A auditoria em saúde é uma ferramenta importante para identificar pontos divergentes na rotina e sugerir mudanças para otimizar o serviço. Ela também aponta para atualizações das atividades já existentes. Por isso, é importante que o gestor solicite a auditoria, avalie os resultados encontrados e programe o plano de ação conforme a necessidade de cada tarefa […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *