Power BI para gestão hospitalar: descubra como ser mais estratégico

por maislaudo / Há 7 meses
power bi para gestão hospitalar

Os softwares atualmente são os melhores aliados para controle da gestão do seu negócio. Por isso é fundamental que os gestores estejam antenados nas novidades do mercado que podem auxiliar na otimização desse controle. No texto a seguir vamos apresentar uma dica de software, O Power BI para gestão hospitalar.

Continue a leitura e veja como o software pode auxiliar sua instituição de saúde na tomada de decisões mais estratégica.

O que é o Power BI?

O Power BI é um software que foi desenvolvido pela Microsoft e possui  interface semelhante às aplicações mais conhecidas do Pacote Office. Porém, este sistema tem como diferencial uma visualização de KPIs (indicadores de desempenho) muito mais agradável e dinâmica.

É uma solução voltada exatamente para exibição gráfica de forma agradável e eficiente de métricas para o acompanhamento da evolução de empresas. Além disso, o software possibilita o trabalho com um grande volume de dados, passando das centenas de milhões de linhas.

Por que usar o Power BI para gestão hospitalar?

Diversos gestores têm por hábito a realização do acompanhamento de suas organizações através de planilhas e mais planilhas em Excel. O intuito é a geração de informações úteis. Seja através da criação de gráficos ou tabelas – mensalmente ou trimestralmente, de acordo com os objetivos estratégicos.

Quanto maior a cadência de atualização de relatórios, maior tende a ser a qualidade das informações geradas e o nível de trabalho. Porém, já pensou poder gerar informações atualizadas de sua empresa todos os dias, sem esse nível de trabalho?

Com a utilização do Power BI para gestão hospitalar isso é possível!

Os benefícios do Power BI

O uso do Power BI para gestão hospitalar traz inúmeros benefícios que irão contribuir para uma análise situacional mais assertiva do seu negócio.

É importante que a tomada de decisões da sua clínica seja feita baseada em números reais do negócio. Por isso, deve-se analisar indicadores de desempenho de qualidade, capacidade, produtividade e rentabilidade. Através dessas métricas será possível identificar rapidamente possíveis gargalos em sua organização e adotar ações para corrigi-los.

Entretanto, muitas vezes, esse trabalho pode-se tornar um tanto quanto maçante – dado o trabalho repetitivo – embora extremamente necessário.

Solução para o controle dos dados

Embora seja uma ferramenta extremamente potente e com diversos recursos, o Excel começa a apresentar diversos erros ao começar a trabalhar com um volume maior de dados, que estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de instituições da saúde.

Hoje já é possível que o gestor tenha acesso a dados como taxa de infecção do paciente, que mede quantas vezes o paciente sofre de certas infecções durante o tratamento; duração média da estadia e; previsão da taxa média de ocupação em determinadas épocas do ano.

Todas essas informações possibilitam que a empresa não só ofereça um melhor serviço aos seus clientes, como simultaneamente atue na mitigação de custos.

Portanto, o Power BI para gestão hospitalar surge como solução ideal para atender as defasagens apresentadas pelo gerenciamento realizado através do Excel.

Como funciona o Power Bi para gestão hospitalar?

Uma vez que as métricas de desempenho forem criadas no software, não mais será necessário criar novos gráficos ou tabelas. Será necessário apenas que a base de dados seja alimentada para que os os gráficos sejam atualizados com apenas um clique. Ainda é possível programar uma atualização diária automaticamente.

Além do mais, o software possui conexão com diversas soluções empresariais. Soluções que vão desde a gestão financeira a gestão de vendas, com a integração com o QuickBooks e o Pipedrive, para ficar apenas em dois exemplos. Ainda é possível realizar a conexão com diversas bases de dados, como o próprio Excel, o Access, MySql, etc.

Clique aqui para mais informações sobre o uso do Power BI para gestão hospitalar.

A tecnologia enquanto aliada das clínicas médicas

O power BI para gestão hospitalar é apenas uma das inúmeras opções de recursos tecnológicos que contribuem para otimização da rotina médica. Existem inúmeras opções de softwares e ferramentas que podem auxiliar no controle de estoque, na gestão financeira, dentre outras finalidades.

A Mais Laudo oferece uma plataforma que objetiva a otimização no atendimento médico, oferecendo como solução a emissão de laudos à distância. Clique aqui e entenda como funciona este serviço.

Temos um benefício para você que chegou até aqui na leitura. Você acaba de ganhar um teste grátis para emitir até 3 laudos de exame em nossa plataforma. Clique aqui e garanta!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Material hospitalar consignado: entenda como fazer a gestão

Fazer a gestão de material hospitalar consignado é uma responsabilidade que exige organização, disciplina e treinamento de equipe. Isso porque essa tarefa, quando bem executada, diminuirá os custos da instituição e garantirá o item sempre em estoque. A consignação pode ser entendida com a entrega de produtos, a título de precário, para serem vendidos no momento de […]
LEIA MAIS

Sistemas de gestão em saúde: descubra sua importância!

O sistema de gestão em saúde é uma ferramenta imprescindível para os gestores, pois as funcionalidades facilitam a rotina, organizam os processos e monitoram os principais indicadores. Por isso é interessante conhecer profundamente essa estratégia para sobreviver e se destacar frente a concorrência. Fique por aqui e descubra mais sobre essa metodologia no post de hoje! […]
LEIA MAIS

4 dicas para otimizar o faturamento hospitalar

É natural que os gestores ou coordenadores de clínicas busquem alternativas para otimizar o faturamento hospitalar, aprimorando a sua gestão e a sua organização. Por isso, algumas boas medidas são necessárias e devem ser colocadas em prática. Para que você saiba mais sobre o assunto e consiga, efetivamente, otimizar o faturamento da sua clínica, elaboramos […]
LEIA MAIS