Humanização no hospital: o que é, benefícios e exemplos de ações
A humanização no hospital é um tema importante para se ter conhecimento, afinal, a prática traz inúmeros benefícios para estabelecimentos de saúde como fidelização dos pacientes, melhoria da imagem do negócio, entre outros.
A sua implementação exige uma nova filosofia, isto é, uma mudança de pensamento em todos os níveis do atendimento hospitalar. Quer entender melhor como isso funciona? Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.
O que é humanização no hospital?
A humanização em hospitais consiste no estabelecimento de relações mais humanas entre profissionais e pacientes, assim como entre os próprios profissionais. É uma mudança que deve acontecer nos modelos de assistência e gestão dos serviços em saúde.
Muitas pessoas quando precisam recorrer a esses serviços encontram-se fragilizadas ou cercadas de dúvidas e anseios. Atendê-las, portanto, não pode ser apenas instruí-las a respeito de um exame, por exemplo.
Humanizar é ir além de prestar apenas o serviço, é acolher cada pessoa em sua subjetividade, dar espaço para ser ouvida, esclarecer suas dúvidas e estabelecer, assim, uma relação menos mecânica e automatizada de atendimento.
– Leia também: Medicina integrativa: o que é e qual a sua importância?
Benefícios da humanização no atendimento hospitalar
Abaixo listamos quais são as principais vantagens percebidas por estabelecimentos de saúde que praticam a humanização no atendimento médico. Veja:
Aumento de confiança dos pacientes
Atender o paciente com cordialidade, com olhar humano e uma escuta atenta fazem toda a diferença no atendimento em saúde. Isso gera no paciente a confiança, a satisfação e a segurança que o mesmo necessita ao buscar um serviço de saúde.
Ao sentir-se mais acolhido, esse paciente irá se abrir mais facilmente para o médico sobre as suas angústias e até sobre os problemas que o estão afligindo. Logo, o profissional pode ter mais informações para dar um diagnóstico mais preciso.
Melhora a imagem institucional do hospital
O hospital que presta um serviço de qualidade, utilizando o conceito da humanização no atendimento, melhora a sua imagem consideravelmente. Isso porque a reputação de um estabelecimento é construída a partir das experiências de seus clientes e funcionários. Logo, ao melhorar o atendimento, os benefícios institucionais são uma consequência lógica.
Ter uma boa reputação é de suma importância para estabelecimentos de saúde. Afinal, as pessoas buscam lugares de confiança ao recorrer a esse tipo de serviço.
Portanto, ao investir na humanização no hospital, sua capacidade de atrair novos pacientes é consideravelmente potencializada.
Como realizar a humanização nos hospitais?
As práticas de humanização são mais simples do que parecem. Veja a seguir algumas ações que podem ser realizadas nesse sentido:
Trate os pacientes de forma personalizada
Cada paciente tem os seus anseios e singularidades, portanto, é importante que ele se sinta acolhido de verdade. Ouça seu problema, chame-o pelo nome e mostre empatia com a sua situação.
Explique os procedimentos médicos de forma clara para seus pacientes, sem utilização de termos técnicos que vão dificultar o entendimento. Além disso, se coloque à disposição para responder eventuais dúvidas que ele possa ter no decorrer do tratamento.
Pratique a desospitalização de pacientes
Por desospitalização entende-se o ato de dar alta ao paciente, ou seja, liberar um leito de internação. Porém, o conceito é ainda mais complexo, uma vez que essa liberação acontece de forma estratégica para a recuperação desse indivíduo.
Portanto, o significado de desospitalização não é dar alta precoce ao paciente, mas sim humanizar seu tratamento, transferindo-o para o seu ambiente domiciliar.
Ao retirar o paciente do hospital e levá-lo para realizar o tratamento em casa, há o entendimento de que sua recuperação ocorrerá de forma mais rápida e bem sucedida. Afinal, ele estará em um espaço mais confortável e ao redor de seus familiares.
Invista na estrutura do hospital
O atendimento humanizado implica no oferecimento de conforto ao paciente. Por isso, é fundamental que os estabelecimentos de saúde sejam capazes de fornecer uma estrutura adequada para tal.
Ofereça acomodações satisfatórias, com um ambiente sempre limpo e organizado. Algumas distrações são bem vindas para a recepção, como por exemplo revistas, televisão, água e café à vontade, dentre outros.
Os móveis devem ser confortáveis e suficientes para acomodar o fluxo de pacientes que sua clínica costuma receber. É importante também que eles sejam dispostos de modo que a movimentação na clínica não seja prejudicada.
Elencamos algumas dicas que podem ser seguidas na recepção do hospital quanto à disposição dos móveis. Olha só:
- Não deixe nunca o paciente de costas para a entrada da clínica;
- Não concentre as cadeiras/sofás em um só lugar: faça a distribuição por toda a recepção;
- Lembre-se também de planejar espaços para pacientes/acompanhantes com necessidades especiais.
Faça treinamentos com toda a equipe
Todos devem estar alinhados com a cultura do hospital para que haja um atendimento humanizado homogêneo, em todas as etapas do serviço.
Portanto, é importante investir na capacitação da equipe em atributos e habilidades relacionadas ao acolhimento, à escuta qualificada, entre outras competências próprias desse tipo de atendimento.
De que forma a telemedicina pode ajudar com a humanização no hospital?
A demanda de exames a serem laudados em uma clínica médica é enorme. Por isso, ao optar pela terceirização do serviço, você otimiza esse processo e foca em etapas mais estratégicas do atendimento ao paciente.
Dessa forma, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, resultando em um aumento na credibilidade da sua instituição de saúde, que contará com consultas mais produtivas e eficientes.
Veja no nosso artigo “Atendimento Médico” como a Mais Laudo pode otimizar na prática o atendimento na sua clínica.
Experimente nossa plataforma e comprove os benefícios. Faça nosso teste gratuito: ganhe 3 laudos para sua clínica médica.
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg