fbpx

Acreditação hospitalar: o que é e quais as suas vantagens

por maislaudo / Há 3 anos
o que é acreditação hospitalar

Assunto em alta no meio médico, a acreditação hospitalar é algo que vem sendo cada vez mais buscado pelas clínicas e hospitais, pois são muitos os benefícios gerados para os estabelecimentos que têm esse tipo de certificação.

Para que você entenda mais sobre o assunto, respondemos as principais dúvidas que os gestores de clínicas e hospitais geralmente têm sobre esse assunto. Ficou interessado? Então, siga conosco e fique muito bem informado!

Você pode se interessar também:

O que é acreditação hospitalar?

Você sabe o que é uma ISO? Muitas empresas de diversos segmentos lutam para conquistar essa certificação, que analisa diversos fatores para garantir que a organização tem qualidade.

Na área da saúde, as ISOs se limitam a planos de saúde ou operadoras, não sendo disponibilizadas para as clínicas e hospitais. No entanto, uma outra certificação hospitalar pode garantir a qualidade do estabelecimento: a acreditação hospitalar.

O método é proposto e fiscalizado no Brasil, em sua maioria, pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, que traz a seguinte definição para o mesmo:

“A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.”

Para serem certificados, hospitais e clínicas médicas são avaliados em três níveis.

Nível 1 – Segurança

Devem ser cumpridos todos os requisitos para garantir a segurança dos pacientes, familiares e profissionais da saúde que atuarem na clínica ou hospital.

Nível 2 – Gestão integrada

Os processos no hospital precisam ser integrados e organizados de modo integrado, com todos os gestores atuando em sinergia.

Nível 3 – Excelência em gestão

A gestão da qualidade dos serviços prestados no hospital, como consultas, exames, entre outros, precisa ter uma atenção especial para gerar melhorias constantes.

Princípios básicos da acreditação hospitalar

Ainda de acordo com a ONA, o método de acreditação hospitalar é fundamentado em três princípios, sendo eles:

  • Voluntário: Portanto, feito por livre escolha da instituição de saúde;
  • Periódico: O certificado de acreditação hospitalar tem validade de dois a três anos;
  • Reservada: Todas as informações obtidas durante o processo de avaliação da instituição são mantidas em total sigilo pelo órgão fiscalizados.

Tipos de acreditação hospitalar

Como já adiantado acima, a instituição que deseja receber o certificado passa por uma série de avaliações de sua rotina. Nesta análise, são elencados uma espécie de pontuação que confere a eficiência da instituição em determinado aspecto. Essa pontuação a coloca em níveis distintos no sistema de Acreditação da ONA. Veja como funciona abaixo.

Nível 1 – Acreditado

A organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Certificado válido por dois anos.

Nível 2 – Acreditado Pleno

A organização precisa atender a dois critérios:

1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Certificado válido por dois anos.

Nível 3 – Acreditado com Excelência

A organização precisa atender a três critérios:

1) cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
2) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;
3) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Certificado válido por três anos.

Fonte: Organização Nacional de Acreditação

Quais são as principais certificações e acreditações para hospitais?

Embora a acreditação da ONA seja a mais comum no Brasil, existem outras certificações que podem ser buscadas pelos hospitais e clínicas que desejam atestar a qualidade dos seus serviços. As principais delas são as seguintes:

  • Acreditação da Joint Commission International;
  • Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO);
  • Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS);
  • Accreditation Canada;
  • entre outras.

Quais são os benefícios dessas certificações para clínicas e hospitais?

Ter uma certificação para clínicas e hospitais traz benefícios tanto para os pacientes quanto para os colaboradores das instituições. Além disso, a obtenção da acreditação também pode ser utilizada em estratégias de marketing, destacando a qualidade que o estabelecimento possui.

Para os pacientes, os principais benefícios gerados são a confiança nos serviços prestados e a satisfação completa dos tratamentos e procedimentos realizados.

Já os colaboradores têm uma maior integração entre os setores, a possibilidade de se desenvolverem mais de modo coletivo ou individual. Assim como menos riscos de acidentes de trabalho, mais qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho. Há de se destacar também a valorização do currículo, uma vez que trabalham em um local com certificação de qualidade.

Agora que você já sabe o que é acreditação hospitalar e quais são as suas vantagens, pode buscar saber mais sobre o assunto e ver alternativas para conquistar essa certificação para a sua clínica ou hospital.

Gostou do post? Para receber mais dicas e conteúdo interessante como este em seu e-mail, recomendamos que faça a assinatura de nossa newsletter. Temos certeza de que você gostará dos materiais que enviaremos!

https://materiais.maislaudo.com.br/fale-com-um-consultor?utm_source=CTABlog

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Faturamento hospitalar: 4 dicas para aumentar a eficiência no processo

É natural que os gestores ou coordenadores de clínicas busquem alternativas para otimizar o faturamento hospitalar, aprimorando a sua gestão e a sua organização. Por isso, algumas boas medidas são necessárias e devem ser colocadas em prática. Para que você saiba mais sobre o assunto e consiga efetivamente otimizar o faturamento da sua clínica, elaboramos […]
LEIA MAIS

Como a telemedicina acelera o atendimento hospitalar na prática?

As novas tecnologias aplicadas ao atendimento hospitalar têm revolucionado muito o relacionamento entre médicos e pacientes. Nesse contexto, entra a telemedicina, revolucionando a comunicação, de forma mais dinâmica e agilizada. Telemedicina é o uso de tecnologias de comunicação e de informação para realizar a prestação de serviços e treinamento em saúde, seja para provedores de assistência médica […]
LEIA MAIS

Material hospitalar consignado: entenda como fazer a gestão

Fazer a gestão de material hospitalar consignado é uma responsabilidade que exige organização, disciplina e treinamento de equipe. Isso porque essa tarefa, quando bem executada, diminuirá os custos da instituição e garantirá o item sempre em estoque. A consignação pode ser entendida com a entrega de produtos, a título de precário, para serem vendidos no momento de […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *