fbpx

Coworking médico: o que é, como funciona e quais são as vantagens?

por maislaudo / Há 2 anos
coworking médico

Você já ouviu falar em coworking médico? Essa é uma prática que tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o mundo, e se destaca por ser uma opção prática, flexível e barata de realizar o atendimento médico. 

Entretanto, muitas pessoas ainda desconhecem o funcionamento deste tipo de atividade, e por isso ficam receosas de aderir à prática. 

Por isso, levantamos as informações mais importantes que você precisa saber sobre o coworking médico para tirar todas as suas dúvidas. Continue a leitura e descubra o que é, como funciona e quais são os principais benefícios dessa modalidade de atendimento médico.

Você pode se interessar também: 

O que é coworking? 

Coworking significa compartilhamento do ambiente de trabalho. É um espaço onde profissionais liberais, empreendedores e usuários independentes podem usufruir da estrutura do local para exercerem suas demandas de trabalho. 

Ou seja, este ambiente pode receber profissionais de diversas áreas, o que os unem é apenas o espaço em comum. 

A modalidade de trabalho coworking vem crescendo ano a ano no Brasil. Em 2019, a modalidade teve um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, alcançado 1.497 espaços de coworking ativos, segundo dados do censo. 

Segundo a pesquisa, a modalidade já chegou a 195 municípios brasileiros, e tem em São Paulo o maior número de espaços compartilhados, com 663 locais no total. 

Como funciona o coworking médico? 

Já existem espaços exclusivos de coworking médico no Brasil. Neste caso, os profissionais da saúde compartilham toda a infraestrutura do espaço, como área de recepção, equipamentos e espaços para exames. 

Os custos para abrir um consultório médico são muito altos, principalmente se for necessário a compra de equipamentos para exames. A lista de gastos para abertura é enorme: aluguel, aquisição de aparatos médicos, compra de móveis, decoração, sem falar em todas as contas de serviços como água, luz etc. 

Portanto, para dar início ao consultório é necessário contar com uma quantia financeira considerável, o que pode ser complicado principalmente para profissionais recém saídos da residência. 

É então que o coworking médico surge como solução ideal. Um espaço com toda a estrutura já pronta, só te esperando para exercer suas atividades. 

sala de coworking para médicos
Escritório da Livance, empresa de coworking para médicos

Vantagens do coworking médico

A prática de coworking médico é uma das melhores soluções para quem deseja começar a exercer a profissão, mas não dispõe do orçamento necessário para abrir um negócio próprio.

Se este for o seu caso, veja quais são os principais benefícios que alcançará por optar pela modalidade de coworking: 

Infraestrutura de qualidade 

Um ambiente com uma infraestrutura de qualidade faz toda a diferença para um atendimento mais qualificado para os pacientes. Afinal, instituições da saúde também precisam causar boas impressões para atrair clientes. 

Os espaços de coworking oferecem toda a estrutura necessária para que os profissionais possam exercer suas funções. Geralmente esses ambientes contam com itens como: 

  • Salas de reunião exclusivas.
  • Recepção.
  • Ambientes para relaxamento.
  • Banheiros.
  • Wi-Fi com alta velocidade.
  • Salas privativas.
  • Lanchonete ou copa.
  • Dentre outros. 

No caso do coworking médico ainda acrescenta-se as especificidades necessárias para a prática em saúde, como é o caso dos equipamentos para exames e salas exclusivas para atendimento. 

Economia

Ao optar pelo atendimento em um coworking, você não precisa se preocupar com o pagamento das taxas de manutenção de um espaço físico, como aluguel, luz, internet etc. Nesta modalidade de trabalho, você pode optar pelo pagamento por hora ou pode ainda fechar um plano fixo mensal. 

Ou seja, caso você tenha períodos de baixa demanda, ou precise se ausentar por algum motivo, não vai precisar se preocupar com pagamentos de contas. 

Todos esses motivos tornam o coworking médico uma excelente solução para médicos recém formados. É a chance de iniciar a profissão, com uma infraestrutura de qualidade que vai garantir um atendimento de excelência. 

Com isso, o profissional pode se estabelecer financeiramente para abrir seu próprio negócio no futuro com mais segurança. 

Networking

networking entre médicos

Geralmente, em um coworking médico há a atuação de médicos de várias especialidades.  Essa é uma ótima oportunidade para o profissional trocar experiências e aumentar sua rede de contatos. 

Além disso, essa especificidade aumenta o volume de pacientes no ambiente, o que pode ser benéfico para receber indicações, e com isso aumentar sua cartela de pacientes. Sem falar também na praticidade para os pacientes, que podem visitar médicos de várias especialidades em um só local. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Mamografia digital: como funciona e quais suas vantagens

A mamografia digital é uma evolução tecnológica que traz benefícios clínicos, assistenciais e econômicos para os gestores de uma clínica. Essa técnica promove melhorias nas imagens, detecção detalhada das nuances patológicas e rapidez no diagnóstico. Além disso, a realização do exame tende a ser mais rápida se comparada à versão tradicional, o que pode ampliar […]
LEIA MAIS

Teleassistência: o que é, como funciona e principais vantagens

A teleassistência é a área da telemedicina que contribui para a assistência médica nas instituições de saúde. Ou seja, ela acontece quando faz-se uso de recursos tecnológicos em benefício do tratamento do paciente.  Ao longo deste artigo vamos explicar detalhadamente como funciona esse serviço. Continue a leitura e confira: O que é teleassistência? A teleassistência […]
LEIA MAIS

Agenda médica online: conheça como funciona e suas vantagens

Muitas pessoas não gostam de realizar agendamentos médicos por meio do telefone e, por isso, grande número dos pacientes demoram a ligar para as clínicas para marcar ou desmarcar os seus horários. Com isso, foi criado a agenda médica online para solucionar esse problema. Essa plataforma é uma grande auxiliadora para os médicos e dentistas, pois promove […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *