fbpx

Confira 4 dicas para escolher convênios médicos para sua clínica

por maislaudo / Há 5 anos

Atender pacientes por meio de planos de saúde traz inúmeros benefícios para o negócio. Mas você sabe como escolher o convênio médico mais adequado para credenciar a sua clínica?

O credenciamento oferece uma série de vantagens, como visibilidade para o negócio, aumento do número de pacientes e maior fluxo de caixa. No entanto, é preciso planejar e ponderar alguns critérios antes de escolher, afinal, o mercado oferece inúmeras opções de operadoras de saúde.

Pensando nisso, listamos, neste post, 4 dicas fundamentais para escolher o convênio médico ideal para o seu negócio. Confira!

1. Avalie necessidades da clínica em relação ao convênio médico

Entre decidir credenciar a clínica a um plano de saúde e fazer o cadastramento, é preciso planejar. A oferta de convênios é farta e, obviamente, não é possível contar com todos, por isso, é importante escolher aqueles que estão alinhados com as necessidades da clínica.

Nesse sentido, o primeiro passo é conhecer o público-alvo, mapeando suas necessidades, o perfil socioeconômico, entre outros fatores. Além disso, vale observar a cobertura dos planos oferecidos pelo convênio, regras sobre carência, lesões preexistentes etc. De nada adianta se credenciar a um convênio que não cobre exames por imagem, ou determinados procedimentos, se esses forem o carro-chefe do seu negócio.

Outro ponto relevante é a área de abrangência. A menos que a expansão esteja nos planos da clínica, é melhor se concentrar nas opções de sua região, filtrando a busca pelas localidades atendidas.

2. Conheça com quais tipos de plano o convênio trabalha

As operadoras de planos de saúde oferecem diversas modalidades de convênio, que, de acordo com o perfil dos pacientes atendidos em sua clínica, podem ser mais ou menos interessantes para o seu negócio.

Individuais

Muito procurado pelos pacientes, especialmente jovens e idosos, esse tipo não é comercializado pela maior parte das operadoras. Por isso, há uma carência deles no mercado.

Familiares

Esse tipo de convênio permite a inclusão de familiares como dependentes, em geral, cônjuges e filhos. Se a sua clínica atende crianças, por exemplo, é fundamental se credenciar a um plano que ofereça essa opção.

Coletivos

O planos coletivos são feitos por adesão. O contrato da operadora é feito com pessoas jurídicas que representam um grupo com o qual tenham algum tipo de vínculo, como associações e sindicatos. Têm sido uma alternativa à carência de planos individuais.

Empresariais

Trata-se do plano oferecido por empresas aos seus colaboradores. Se a sua clínica fica em uma área comercial por exemplo, ele é fundamental.

3. Pesquise referências entre as empresas

Depois de mapear as operadoras de interesse para a sua clínica, é importante levantar informações sobre elas. Para isso, um caminho pode ser conversar com médicos e gestores de clínicas que já fizeram o credenciamento, fazendo uma extensa pesquisa de mercado.

Procure descobrir os valores repassados por procedimentos e consultas, bem como entender como funciona o fluxo e quão burocrático ele é.

Outra opção é verificar como anda a imagem de cada operadora com os seus usuários, checar reclamações e opiniões nas redes sociais, e conferir o índice de qualidade e satisfação dos clientes, disponibilizado no site da ANS. Essa análise visa a garantir um bom relacionamento com o paciente atendido na clínica, por meio do plano de saúde.

4. Verifique o apoio dado às clínicas e aos profissionais

Por fim, dê atenção aos diferenciais oferecidos pelo plano aos profissionais e clínicas credenciados. Como é feito o atendimento? Qual o suporte técnico e administrativo oferecido? São ágeis na resolução de problemas?

Saber como é o relacionamento entre operadora e credenciado, na prática, é muito importante.

Oferecer o convênio médico certo pode fazer a diferença entre o seu público, não só atraindo mais pacientes, como também contribuindo para a imagem da clínica e a melhora da experiência do cliente.

Se você gostou deste artigo, que tal se aprofundar um pouco mais no assunto lendo sobre “Convênios e parcerias: o diferencial para atendimento ao cliente“?

OUTRAS PUBLICAÇÕES

5 dicas para proteger sua clínica da crise

Em tempos de crise econômica muito se fala em corte de gastos para evitar que as empresas entrem “no vermelho”. No setor médico não é diferente, porém para proteger a clínica da crise não basta apenas cortar gastos, mas sim desenvolver uma série de ações preventivas para que a lucratividade não baixe nesse período de […]
LEIA MAIS

5 dicas para aumentar o lucro de uma clínica médica

Administrar o seu próprio consultório ou clínica geralmente não é uma tarefa tão simples como parece em um primeiro momento, principalmente se levarmos em conta que a maioria das faculdades de medicina do país pouco ou quase nada trabalham questões relacionadas ao empreendedorismo ou administração de empresas. Por esse motivo, elencamos 5 dicas para que você […]
LEIA MAIS

Você sabe como escolher bons fornecedores para sua clínica?

O momento de escolher fornecedores para a sua clínica deve ser de grande atenção. É nessa hora que uma boa pesquisa prévia faz diferença em todo o futuro compartilhado com esse parceiro. Conhecê-lo a fundo é a chance que você tem de fechar uma ótima parceira. Como sabemos que os fornecedores são essenciais para que […]
LEIA MAIS

Um comentário sobre “Confira 4 dicas para escolher convênios médicos para sua clínica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *