fbpx

Central de laudos a distância: o que é, como funciona e exames atendidos

por maislaudo / Há 3 semanas
central de laudos a distância

A central de laudos a distância é uma ferramenta que possibilita uma série de benefícios para instituições da saúde. Dentre os principais estão o aumento na produtividade da equipe, redução dos custos administrativos e agilidade no atendimento médico. 

Porém, ainda há quem desconheça suas funcionalidades e vantagens proporcionadas na rotina de clínicas médicas. Por isso, nós vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.

Continue a leitura e descubra o que é uma central de laudos, como funciona e quais são as especialidades médicas atendidas por este recurso. 

O que é uma central de laudos à distância? 

A Central de Laudos, também conhecida como plataforma de telemedicina, é um sistema online em que é armazenado os dados do prontuário do paciente. 

Ou seja, no local geralmente estão anexados documentos como exames, receitas, laudos médicos, enfim todo o histórico do paciente que possa vir a ser útil para elaboração do diagnóstico. 

Pode-se dizer que a central de laudos a distância é um tipo de sistema de registro eletrônico em saúde (S-RES). Entende-se como S-RES todo e qualquer tipo de plataforma que é utilizado para registro, recuperação e manipulação das informações de um registro eletrônico em saúde.

Portanto, a ferramenta segue as diretrizes presentes no Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde elaborado pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em saúde) em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina). 

Principais recomendações para manuseio da central de laudo 

No documento elaborado pela SBIS está exposto as principais orientações que as plataformas de telemedicina devem seguir para a realização do manuseio digital de laudos e resultados de exames. São elas: 

  • O S-RES deve permitir o registro de resultados de exames solicitados, com campos específicos para o registro de como o exame foi realizado, método utilizado, registro de tempo da realização do exame, profissional responsável pelo laudo/resultado, local da realização do exame, local de realização do laudo e
  • conclusão ou parecer diagnóstico.
  • Caso o exame tenha sido solicitado e/ou realizado externamente, o S-RES deverá permitir registrar essa informação.
  • O S-RES deve associar resultados à sua respectiva solicitação de exame ou procedimento. Por exemplo, resultados de EAS em três jatos de urina sendo associado à sua respectiva solicitação.

Veja aqui a versão completa do Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde. 

Entenda como funciona uma central de laudo

Como dito acima, a central de laudos a distância é uma plataforma online onde ficam registrados dados clínicos e exames de pacientes que podem ser úteis para o diagnóstico.

Uma vez que a instituição de saúde fecha um contrato com uma empresa de telemedicina ela já passa a ter acesso à central de laudos. Ou seja, a clínica receberá um login e senha, e poderá entrar na plataforma para anexar documentos, fazer consultas e acessar o laudo médico terceirizado. 

O processo interno na clínica seguirá sendo basicamente o mesmo. Portanto, o exame será realizado normalmente no local, a única diferença é que os resultados deverão ser anexados na plataforma de telemedicina. 

Estas informações serão então encaminhadas para o médico especialista na área do exame, por exemplo, se for um raio-x, elas serão repassadas para um radiologista. 

O prazo para elaboração do laudo médico por empresas de telemedicina costumam ser de até 24 horas. Na Mais Laudo, caso seja um caso de urgência podemos disponibilizar o documento na central de laudos em até menos de uma hora. 

Exames atendidos na central de laudos 

Uma das vantagens da central de laudos é o fato dela atender à uma série de especialidades. Com isso, a instituição de saúde pode gerenciar todos exames e laudos médicos em uma única plataforma, o que por sua vez facilita a consulta de informações importantes. 

Na Mais Laudo, atendemos às principais especialidades, são elas: 

  • Eletrocardiograma (ECG)
  • Telerradiologia
  • Espirometria
  • Mamografia
  • Acuidade Visual
  • Eletroencefalograma (EEG)
  • Teste Ergométrico
  • Holter
  • MAPA
  • Ressonância Magnética
  • Tomografia
  • Densitometria Óssea
  • Raio X (Normal e OIT)

Principais vantagens da central de laudos a distância 

Ao contratar uma empresa de telemedicina sua clínica passa a ter acesso à central de laudos, o que simplifica e otimiza a rotina médica. Além disso, há significativa redução nos custos administrativos. 

Ao optar pela terceirização da elaboração do laudo médico, não será necessário contar com uma equipe de especialistas exclusivas na clínica. Além disso, você paga apenas pelos laudos emitidos, ou seja, pode ser realizado um contrato por demanda. 

Outro benefício da central de laudos é a agilidade em que o documento é disponibilizado na plataforma. E como todos sabemos, tempo é algo crucial quando o assunto é saúde. Ou seja, a agilidade na entrega de um exame pode ser decisiva para aumentar as chances de uma recuperação mais ágil do paciente

Além disso, a central de laudos garante total segurança no procedimento. Os laudos online da Mais Laudo contam com assinatura digital e chave de segurança única, tornando-os invioláveis. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *