Assinatura digital para médicos: como e por que obter?
Com a tecnologia cada vez mais presente na rotina de instituições de saúde, é importante que se tenha um cuidado maior quanto à segurança dos dados de pacientes. Logo, a assinatura digital para médicos é uma forma de garantir a credibilidade das informações manuseadas de forma online.
A permissão para uso do certificado digital é necessária para a validação de documentos veiculados na internet, como é o caso dos prontuários eletrônicos, por exemplo.
Você sabe como obter a certificação? Nós vamos te ajudar! Listamos tudo o que você precisa saber para conseguir a autorização para manusear documentos onlines. Continue a leitura e descubra!
O que é assinatura digital para médicos?
A assinatura digital para médicos é uma autorização exigida para a validação de documentos eletrônicos. Ou seja, a permissão garante a segurança e autenticidade dos registros digitais.
A assinatura digital é um arquivo de computador que identifica uma pessoa física ou jurídica no mundo digital. Ou seja, cada documento contém dados do profissional de saúde e um número público exclusivo, denominado “chave pública”.
O certificado digital pode ser comparado à impressão digital, uma vez que cada assinatura conta com um identificador único e exclusivo.
Como solicitar uma assinatura digital médica?
A assinatura digital deve ser certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil modelo A3, cartão ou token). Para solicitá-la, o médico deve realizar um pedido junto ao seu Conselho Regional de Medicina.
Ainda é possível solicitar a liberação através do site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). O profissional deve acessar a página do ICP-Brasil; abrir a lista de Autoridades Certificadoras (AC) e selecionar a certificadora que lhe for mais conveniente.
Veja aqui a lista com todas ACs disponíveis.
Vale lembrar que a solicitação da assinatura eletrônica não é obrigatória para os profissionais de saúde, apenas para aqueles que utilizam documentos nos sistemas de informação digitais.
Uso da assinatura digital para médicos
Com a validação da assinatura digital, o médico pode utilizá-los para diversas finalidades, sendo as principais:
- Elaboração de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).
- Utilização de serviços do sistema Conselho de Medicina no Portal Médico.
- Uso da plataforma de Prescrição Eletrônica.
- Envio de declarações de impostos pela internet.
- É possível recuperar informações sobre histórico de declarações.
- Assinatura de contratos digitais.
- Consulta da situação fiscal e cadastral na Receita Federal.
- Geração de procurações eletrônicas.
- Acesso online a certidões e serviços da Receita Federal.
- Transações bancárias e online.
Leia também: Prescrição eletrônica: o que é, como funciona e principais benefícios
Principais características do certificado digital
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a assinatura médica eletrônica tem como principais características:
- Autenticidade: garantia da identidade de quem executou a transação.
- Integridade: garantia de que o conteúdo da transação não foi alterado.
- Confidencialidade entre as partes.
- Não repúdio às transações efetuadas ou documentos assinados.
A entidade afirma ainda que o certificado digital garante a comunicação segura entre dois sistemas e criptografa o acesso a diversos websites.
Qualquer pessoa pode verificar a veracidade das assinaturas digitais. Basta acessar esse link, anexar a assinatura no site e validar se ela está de acordo com os padrões do ICP-Brasil, entidade que regula o uso da certificação digital no Brasil.
Entenda o que é PIN e PUK
PIN e PUK são as senhas de segurança utilizadas em cada assinatura digital médica.
- PIN (Personal Identification Number): senha de utilização do cartão, que é alterada pelo médico no momento da validação do mesmo.
- PUK (Personal Unlocking Key): é uma senha de emergência, que deve ser utilizada apenas para desbloqueio do PIN. O PUK é solicitado caso o profissional erre o número do PIN três vezes, logo para desbloqueá-lo é necessário acionar a senha de emergência.
Leia também: Lei Geral de Proteção de Dados: o que é e quais os seus principais impactos na área da saúde
Laudos médicos à distância com segurança na Mais Laudo
Na hora da contratação de serviços de telemedicina, é de suma importância ficar atento à segurança oferecida pela empresa terceirizada. Busque saber quais são as tecnologias utilizadas para garantir que os dados de seus pacientes estejam seguros e bem administrados.
Na Mais Laudo, todos os profissionais designados para elaborar os laudos médicos contam com assinatura digital, garantindo assim a segurança e autenticidade dos documentos digitais.
Além disso, todos nossos laudos online seguem recomendações de segurança requeridas pela legislação dessa área – Resolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina.
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg