fbpx

Como abrir uma clínica de saúde ocupacional? Veja passo a passo

por maislaudo / Há 9 meses
clínica de saúde ocupacional

Cresce cada vez mais a importância da Medicina do Trabalho, o que é um reflexo da consolidação das leis trabalhistas no país. Logo, a abertura de uma clínica de saúde ocupacional surge como uma excelente oportunidade de negócio dentro da área da saúde. 

Se você tem interesse em empreender nesse setor, é importante entender quais são as especificidades desse modelo de negócio. 

No texto a seguir vamos apresentar quais são as principais informações que você precisa saber para abrir uma clínica de saúde ocupacional. Confira! 

O que é preciso para abrir uma clínica de saúde ocupacional? 

Uma clínica de medicina ocupacional é responsável por avaliar se o trabalhador tem condições para desempenhar determinada função. Assim como avaliar se o serviço não prejudicará sua saúde. 

Para oferecer esse tipo de serviço é importante projetar uma estrutura que atenda às necessidades assistenciais da medicina do trabalho

Outro ponto importante está relacionado às questões burocráticas que devem ser atendidas antes da abertura do negócio. 

Confira a seguir os principais requisitos a serem seguidos para abertura de uma clínica de saúde ocupacional. 

Fique atento à documentação 

O primeiro passo antes de abrir uma clínica de saúde ocupacional é se adequar quanto às exigências legais para funcionamento do negócio. Ou seja, é importante tirar as licenças e alvarás necessários, junto aos órgãos competentes, como a Prefeitura Municipal e Vigilância Sanitária. 

Os principais documentos que você deve providenciar são: 

  • Autorização do Corpo de Bombeiros
  • Autorização da Vigilância Sanitária
  • Registro do consultório enquanto pessoa jurídica (CNPJ)
  • Regularização na Receita Federal
  • Alvará de Funcionamento
  • Cadastro no CNES: esse é um registro obrigatório que todos estabelecimentos que oferecem serviços de saúde devem possuir.

 

Nossa dica para você é: procure um contador que vai ser capaz de auxiliá-lo na resolução de todas essas questões burocráticas. 

Localização

Quando for montar uma clínica médica é fundamental fazer escolhas estratégicas quanto à sua localização.

Para definir o melhor local para sua clínica é importante fazer uma pesquisa de mercado e entender os hábitos do seu público alvo. Dessa forma, será mais fácil encontrar uma localização que seja de fácil acesso. 

Dê preferência para regiões mais centrais, que tenham um bom fluxo de pessoas diariamente. Outro ponto importante é a facilidade de acesso ao transporte público. 

Estrutura da clínica de saúde ocupacional 

Antes de tudo é preciso definir quais exatamente serão os serviços prestados na clínica. Dessa forma, será possível prever a demanda que a clínica irá entender. Assim como as especificidades que a estrutura do ambiente precisa atender. 

No entanto, ainda há alguns aspectos que precisam ser pensados de forma geral para todas as instituições de saúde. Como por exemplo:

  • Há planos de expansão da clínica?
  • Deve-se pensar na acessibilidade do ambiente.
  • Atenção ao fluxo de pacientes. O espaço de recepção é suficiente para atender a demanda
  • estimada?
  • Conforto acústico deve ser levado em consideração.
  • Deve-se ter atenção na manutenção de um ambiente esterilizado. 

Aquisição de equipamentos para a clínica

Uma clínica de saúde ocupacional atua na elaboração de uma grande variedade de exames. Podem ser prestados exames de raio-x, eletrocardiograma, ressonância magnética, dentre outros. 

Logo, após a definição de quais serão os serviços prestados, é preciso correr atrás para adquirir os equipamentos necessários para elaboração dos exames. 

Dica: sua clínica de saúde ocupacional pode optar pela locação de equipamentos médicos por comodato. 

A estratégia representa menos riscos financeiros, uma vez que você adquire os equipamentos de forma “gratuita”. Para que isso aconteça, você precisa apenas fechar um contrato de parceria com uma empresa de telemedicina

Clique aqui e entenda como funciona o aluguel de equipamentos médicos por comodato. 

Estratégias de divulgação 

Assim que abrir sua clínica de saúde ocupacional é fundamental que você faça investimentos em divulgação. Afinal, essa é a melhor forma de atração de clientes, principalmente no caso de instituições recém chegadas ao mercado. 

Portanto, tenha estratégias de marketing bem definidas. Neste caso, investir no marketing digital é fundamental para ajudar seu negócio a ser reconhecido como referência em medicina do trabalho. 

São algumas ações de marketing digital que podem ser aplicadas na sua empresa:

  • Criação de perfis nas redes sociais
  • Marketing de Conteúdo
  • Estratégias de SEO
  • E-mail Marketing

Clique aqui e confira dicas de como você pode planejar estratégias de marketing para sua clínica de medicina do trabalho. 

 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Conheça as normas regulamentadoras da saúde ocupacional

Conhecer as normas regulamentadoras da saúde ocupacional é importante para manter o ambiente de trabalho isento de problemas com os funcionários e adequado à legislação vigente. Para tanto, é essencial conhecer os subtópicos que se aplicam às clínicas de saúde, planejar a implementação das etapas a serem cumpridas e monitorar a efetividade por meio de […]
LEIA MAIS

Saúde ocupacional: os 5 exames que sua clínica precisa oferecer

Todo o ciclo profissional do trabalhador dentro da empresa — da contratação à saída, e do retorno após um afastamento à mudança de função ou setor — é marcado por um elemento comum: os exames médicos periódicos de saúde ocupacional. Obrigatória por lei, a realização desses exames certifica e atesta as reais condições que um […]
LEIA MAIS

Conheça o passo a passo para fazer a análise SWOT de sua clínica médica

A análise SWOT de clínica médica é considerada a estratégia gerencial que traz excelentes resultados para a instituição. Isso porque avalia criteriosamente tanto o cenário interno da empresa quanto os fatores externos que estejam contribuindo para sua instabilidade financeira. Além disso, se essa prática for executada corretamente, garantirá bons indicadores para o planejamento estratégico situacional […]
LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *