SEO para clínicas e consultórios: veja como conquistar a primeira página do Google
As estratégias de SEO para clínicas e consultórios médicos são fundamentais para a conquista de autoridade online. Isto é, para ter uma boa visibilidade no digital, sua instituição precisa conhecer e saber como aplicar esses conceitos.
Nós vamos te ajudar nessa tarefa. Neste artigo listamos tudo o que você precisa saber para conquistar a tão sonhada primeira página do Google. Continue lendo e fique por dentro!
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre significa otimização para mecanismos de busca.
Basicamente, a prática consiste em um conjunto de técnicas que são aplicadas com o objetivo de melhorar o posicionamento do seu site/blog em páginas de pesquisas, como o Google, por exemplo.
Para que isso seja possível, tanto a parte técnica do site quanto o conteúdo precisam seguir algumas boas práticas que o tornam mais qualificado para alcançar as primeiras posições.
Em outras palavras, sites como o Google vão privilegiar sites que são mais qualificados e, para isso, ele elenca alguns requisitos para isso. São alguns deles:
- Site responsivo (aqueles que se adaptam para diferentes formatos e dispositivos);
- Velocidade de carregamento das páginas;
- Uso estratégico de palavras-chave;
- Produção de conteúdos de qualidade.
Portanto, ao seguir essas regras, seu site médico tem mais chances de alcançar as primeiras posições do Google. Dessa forma, quando seu público-alvo pesquisar assuntos relacionados ao seu negócio, ele pode encontrar o seu site entre os primeiros resultados.
Leia também: Inbound marketing para clínicas: dicas para implementar o método
Dicas de como utilizar estratégias de SEO para clínicas e consultórios médicos
Listamos abaixo algumas informações importantes que você deve conhecer e colocar em prática em sua estratégia de marketing digital. Confira!
Faça uso de palavras-chave estratégicas
Palavras-chave nada mais são do que termos relacionados ao seu negócio. Essas palavras são usadas pelos pacientes nos mecanismos de pesquisa e é através delas que eles serão direcionadas ao seu site.
Portanto, uma das tarefas mais importantes nas estratégias de marketing digital é a escolha das palavras-chave.
Por exemplo, digamos que sua clínica seja especializada em saúde ocupacional, logo, palavras como “medicina ocupacional”, “exame admissional“, “exame demissional”, devem estar dentro da sua estratégia. Isto é, devem ser criadas páginas/conteúdos que se relacionam com esses temas.
Na hora de definir esses termos é importante pensar no modo como seus pacientes podem chegar até o seu site. Quais são as suas dúvidas mais comuns? Como sua empresa pode solucionar seus problemas?
Dica: conte com a ajuda de ferramentas
Você pode contar com o suporte de algumas ferramentas para definição das palavras-chave do seu negócio. Estes sites irão elencar os termos relacionados ao seu negócio que possuem maior volume de pesquisas em sites como o Google.
É o caso, por exemplo, do Google Trends e doUbersuggest.
Produza conteúdo de qualidade
A base de toda estratégia de SEO deve ser a produção de conteúdo de qualidade. Isto é, conteúdos que vão de fato solucionar as dúvidas e atender às necessidades do seu público.
Apenas com bons conteúdos seu site criará relevância digital. É importante que as informações sejam divulgadas de forma clara e objetiva.
Por isso, você deve alinhar as estratégias de SEO com a produção de conteúdo. Nunca escreva apenas para o algoritmo, afinal, você está querendo atingir os seus pacientes e não os robôs.
Abaixo listamos as técnicas de SEO que devem estar intrínsecas à produção de conteúdo.
Estratégias de SEO para blog
Na hora de produzir os conteúdos, fique atento às estratégias de SEO para melhorar seu ranqueamento no Google. Ou seja, para estar entre os primeiros colocados da página no momento em que o público realizar a pesquisa sobre o assunto.
Mas afinal, como alcançar esse feito? Para isso você precisa seguir algumas recomendações durante a produção dos textos, como por exemplo:
- Defina palavras chaves estratégicas relacionadas à sua especialidade que poderiam ser buscadas no Google;
- A sua palavra chave deve estar no título do texto, em alguns subtítulos e também aparecer de forma constante ao longo do conteúdo;
- Não escreva frases muito longas. Recomenda-se até 20 palavras por sentença. O mesmo se aplica ao parágrafo, recomenda-se que sejam de no máximo 4 a 5 linhas;
- Se possível, faça links deste texto com outros conteúdos produzidos em seu site que poderiam ser relevantes para o público. Faça o mesmo com publicações de outros sites que possuam autoridade no assunto;
- O título deve ter no máximo entre 60 e 70 caracteres;
- O título e subtítulos dos seus textos precisam estar configurados com tags H1, H2, H3 etc;
- Use imagens, vídeos e CTA`s (call to action) para deixar a leitura mais fluida.
Leia também: Blog de medicina: 6 passos para criar um para seu consultório ou clínica
Análise e acompanhe os resultados
Assim como toda estratégia de marketing digital, o SEO para clínicas e consultórios médicos deve ser acompanhado frequentemente. É importante monitorar os dados de modo a avaliar se os resultados estão sendo alcançados e, caso contrário, traçar novas estratégias.
Para fazer essa análise você deve contar com o suporte de algumas ferramentas, como o Google Analytics e o SEMRush, por exemplo. Veja abaixo como utilizá-las em seu acompanhamento.
Google Analytics
Essa é a ferramenta do Google que disponibiliza os resultados do seu site/blog nas pesquisas feitas por seus usuários.
Após a instalação de um código no site, o Google é capaz de identificar diariamente a movimentação em seu site. Isto é, ele traz relatórios como:
- Número de visitantes;
- Tempo de duração em cada página;
- Taxa de rejeição (percentual de pessoas que leram a informação e não trafegou, ou seja, não acessou uma outra página);
- Conteúdos/páginas mais acessados.
SEMRush
Esse software auxilia sua empresa com uma série de insights para a criação de conteúdo. É possível analisar tanto a qualidade do seu site, quanto de seus concorrentes. Ou seja, você pode avaliar quais palavras-chave estão sendo utilizadas por outras empresas da sua área e verificar quais são os resultados alcançados por elas.
Além disso, o SEMRush oferece funcionalidades como:
- Análise de tráfego: geração de dados do site como público, fontes de tráfego, comportamento dos visitantes etc;
- Backlinks: relatórios detalhados sobre o estado dos backlinks do seu site;
- Keyword Magic Tool: banco de dados de palavras-chave.
Otimizando seu site para o Google: dicas extras!
- Seu site deve ser bem construído, leve, rápido e responsivo;
- Use sua palavra-chave principal no título do site (H1);
- Invista na criação de conteúdo em um blog médico;
- HTTPS: o protocolo SSL permite que as informações do seu site sejam criptografadas;
- Sitemap: essa configuração é importante para otimizar a indexação de motores de busca;
- Meta descriptions: são descrições que complementam os títulos nos sites de busca e ajudam a atrair mais usuários para as suas páginas;
- Uso de imagens: é importante que elas sejam leves;
- Faça uso de linkagens internas dentro do site.
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg