fbpx

Blog de medicina: 6 passos para criar um para seu consultório ou clínica

por eDialog / Há 2 semanas
blog de medicina

A criação de um blog de medicina é uma das estratégias mais eficientes dentro do marketing digital para clínicas ou consultórios médicos. Além de ajudar na divulgação do negócio, ela contribui para criação de autoridade online da marca. 

Quer saber como aplicar a estratégia em sua clínica? Nós vamos te ajudar. Preparamos algumas dicas para você colocar em prática em seu negócio. Continue lendo e fique por dentro. 

Por que criar um blog de medicina?

O desenvolvimento de um blog médico faz parte da prática conhecida como Marketing de Conteúdo. Essa estratégia consiste na criação de conteúdos de valor que vão atender às dúvidas e dores dos consumidores. 

É importante que a sua instituição esteja preparada para responder a essas questões e anseios de forma pontual, e com isso seja capaz de transmitir autoridade no assunto. 

O blog de medicina vai contribuir para a estratégia de marketing principalmente na etapa de atração.

Conteúdos de atração em blogs de medicina

Essa é a etapa inicial dentro do marketing digital, ou seja, é o momento em que o objetivo é levar o público até o seu conteúdo/site. Portanto, aqui, o segredo é a criação de conteúdos relevantes que servirão para atrair a sua persona. 

O blog tem um papel fundamental neste sentido. Afinal, neste canal é possível desenvolver uma série de artigos que vão sanar as dúvidas mais frequentes sobre a sua área de atuação. Sendo assim, quando um potencial cliente buscar informações online sobre o assunto ele pode ser direcionado para o seu blog.

Leia também: Inbound marketing para clínicas: dicas para implementar o método

Dicas de estratégia para blog sobre medicina 

Listamos abaixo algumas ações importantes que podem ser colocadas em prática em seu blog médico. Confira! 

Fique atento ao SEO

Na hora de produzir os conteúdos, fique atento às estratégias de SEO para melhorar seu ranqueamento no Google. Ou seja, para estar entre os primeiros colocados da página no momento em que o público realizar a pesquisa sobre o assunto. 

E como alcançar esse feito? Para isso você precisa seguir algumas recomendações durante a produção dos textos, como por exemplo: 

  • Defina palavras-chaves estratégicas relacionadas à sua especialidade que têm potencial de serem buscadas no Google;
  • A sua palavra-chave deve estar no título do texto, em alguns subtítulos e também aparecer de forma constante ao longo do conteúdo;
  • Não escreva frases muito longas, o recomendado é até 20 palavras por sentença. O mesmo se aplica ao parágrafo, recomenda-se que sejam de no máximo 4 a 5 linhas;
  • Se possível faça links deste texto com outros conteúdos produzidos em seu site que poderiam ser relevantes para o público. Faça o mesmo com publicações de outros sites que possuam autoridade no assunto. 

Seja estratégico na produção dos conteúdos 

Aproveite para dar dicas de saúde, educar a sociedade sobre temas importantes e incentivá-los a abrir mão de hábitos autodestrutivos.

Lembre-se, os conteúdos devem sempre ter caráter estritamente educativo, sem que haja teor sensacionalista e de autopromoção.

Também, fica proibido divulgar dados que alarmam a sociedade. O profissional pode conceder entrevistas para trazer informações e conceitos importantes, mas nunca causar pânico entre as pessoas.

Leia também: Marketing médico: quais os limites para divulgar sua clínica?

Faça divulgação nas redes sociais

Aproveite os conteúdos criados no blog e divulgue-os nas redes sociais da clínica. Isso vai ajudar a potencializar o alcance dos artigos, gerando assim maior tráfego no site, o que contribui para construção de autoridade do seu canal. 

Além disso, a divulgação nas redes sociais é uma forma de se comunicar de forma mais direta com seu público. Afinal, é possível criar anúncios pagos com direcionamentos voltados especificamente para a sua persona.

Frequência de postagens 

Uma dúvida comum na criação de conteúdos para o blog médico é a periodicidade indicada para publicação de textos. Em geral, o mais recomendado é a publicação de pelo menos um artigo por semana. 

É importante ter uma periodicidade, pois isso ajuda as ferramentas de busca entenderem que seu blog possui autoridade no assunto tratado. 

Acompanhamento de resultados

Não basta apenas criar os conteúdos e esperar que os resultados apareçam. É importante acompanhar as métricas de seus canais de divulgação, verificar se a estratégia está funcionando e fazer ajustes sempre que necessário. 

A principal ferramenta para acompanhamento de resultados em blogs é o Google Analytics. Nela é possível avaliar o número de acessos em seus textos, assim como tempo de permanência nas páginas, entre outros dados que servem para avaliar a eficácia de suas estratégias. 

Conte com a ajuda de ferramentas online 

Você pode contar com a ajuda de algumas ferramentas online para ser mais estratégico com seu blog de medicina. 

Uma delas, por exemplo, é o site Answer the Public. Ao inserir um assunto específico, ela indica quais são as principais pesquisas relacionadas ao tema. Assim, você fica sabendo de assuntos em alta e pode produzir artigos que terão mais chances de ter um bom ranqueamento nos sites de pesquisa. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

4 passos para o planejamento estratégico da clínica

Dentro da universidade os futuros profissionais de saúde não recebem muita instrução de como ser um empresário, de como gerir os recursos, de como fazer um ambiente ser eficiente. Isso pode oferecer uma dificuldade a mais para aqueles que desejam abrir a sua própria empresa. O planejamento estratégico da clínica requer conhecimentos que estão fora […]
LEIA MAIS

Como informatizar sua clínica de medicina do trabalho em 4 passos

A informatização de uma clínica de medicina do trabalho gera benefícios que podem ser percebidos pelos pacientes e pelos funcionários da empresa. Contudo, os gestores ficam com muitas dúvidas em relação ao tipo software a ser implantado e as mudanças organizacionais que serão feitas. Os avanços tecnológicos vieram para otimizar as atividades de uma empresa […]
LEIA MAIS

Medicina do trabalho: os primeiros passos para montar uma clínica

Acompanhando o crescimento da atividade industrial e os avanços nas leis trabalhistas, a medicina do trabalho é uma área em expansão no país. Trata-se de uma especialidade da medicina com atuação direta na relação entre o trabalhador e a empresa contratante, servindo de garantia para os dois lados. Embora esteja crescendo em importância, ainda há […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.