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Automação de marketing para clínicas e consultórios: quais as vantagens?

por maislaudo / Há 1 mês
Automação de marketing para clínicas

Investir no marketing digital é uma estratégia cada vez mais importante para empresas de todos os setores, inclusive para a saúde. Neste sentido, é importante conhecer e saber como aplicar conceitos-chave deste universo, como é o caso por exemplo, da automação de marketing para clínicas e consultórios.

O uso de tecnologias de automação serve para dar mais eficiência e escalabilidade para as estratégias de marketing. Por isso, utilizá-las é essencial para melhorar a visibilidade e, consequentemente, a competitividade do seu negócio. 

Vamos te ajudar com essa tarefa. No texto abaixo listamos algumas informações importantes sobre o tema e apresentamos dicas de como utilizar essas tecnologias na rotina da sua instituição médica. Continue a leitura e fique por dentro! 

O que é automação de marketing? 

Automação de marketing diz respeito ao uso de tecnologias para automatizar ações de promoção de uma marca e/ou personalidade. 

Essa automação pode acontecer em vários níveis, seja de forma pontual com estratégias como interações via redes sociais ou sms, por exemplo, ou ainda estar dentro de um planejamento mais complexo. Esse é o caso do Inbound Marketing, que faz uso de ferramentas de automação para atrair e nutrir potenciais clientes.

Portanto, a automação livra o gestor de ter que manter contato individual com cada lead. Através de ferramentas de automação é possível criar fluxos de ações em cadeia que cumprem essa função. 

Para entender como isso funciona precisamos nos aprofundar no conceito de inbound. Veja abaixo. 

Entenda o que é Inbound Marketing e como funciona o funil de vendas

O conceito de Inbound Marketing se fundamenta pela criação de estratégias que visam atrair clientes aos negócios através de conteúdos relevantes. Ou seja, sua empresa não vai precisar ir até os clientes, são eles que virão até você. 

Uma das melhores formas para entender e aplicar estratégias de Inbound Marketing é através do funil de vendas. Este funil indica os diferentes estágios e planos de ação que devem ser aplicados no relacionamento com a sua persona. 

Ele pode ser dividido em três etapas principais: 

  • Atração: é a fase em que o objetivo é levar o público até o seu conteúdo/site. Portanto, o mais importante é focar na criação de conteúdos educativos e relevantes sobre seu setor de atuação;
  • Conversão: Agora é hora de converter este visitante em lead, ou seja, é o momento de conquistar seu contato (e-mail, telefone etc);
  • Relacionamento: Após conseguir o contato de seu visitante, é preciso desenvolver estratégias de aproximação, ou seja, fazer com que este indivíduo engaje e se interesse pelo seu conteúdo/serviço. Esta etapa é importante inclusive para manter os leads em sua base de contatos. 

Agora você pode estar se perguntando, mas onde a automação de marketing entra nisso? 

Simples, a ideia é fazer com que o caminho que o lead deve percorrer no funil de vendas ocorra de forma mais eficiente e ágil possível. 

Leia também: Marketing digital para a área da saúde: 3 dicas práticas

Estratégias de automação de marketing para clínicas e consultórios médicos

Listamos abaixo algumas dicas e meios de colocar em prática estratégias de automação de marketing. Veja! 

Invista em uma ferramenta de automação 

O primeiro passo para aplicar o conceito aqui indicado é investir em ferramentas que possibilitem a automação de tais processos. 

Nesse tipo de software você poderá colocar em prática a sua estratégia digital. Isto é, definir regras como: 

  • Quais conteúdos enviar em cada etapa do funil de vendas; 
  • Momento adequado para estimular a venda; 
  • Periodicidade de envio dos conteúdos; 
  • Classificação entre leads: ou seja, definição de situações em que esses indivíduos se tornam oportunidades de venda.

Duas das ferramentas de automação mais populares são a RD Station e a HubSpot. 

Use o e-mail marketing com sabedoria 

O e-mail marketing é uma das principais estratégias do marketing digital para a área da saúde. Afinal, este é um canal extremamente pessoal, logo, ele é muito indicado para a fidelização de pacientes.

Você pode utilizar essa estratégia de várias formas possíveis. Portanto, use-a com sabedoria. Listamos algumas dicas: 

  • Criação de fluxos de acordo com o comportamento do seu cliente. Ou seja, você automatiza os conteúdos que são enviados de acordo com o interesse da pessoa; 
  • Lembrete e/ou confirmação de consultas; 
  • Datas comemorativas. 

Envio de mensagens para confirmação de consulta

Outra estratégia de automação de marketing muito interessante para clínicas médicas é a de envio de mensagens para lembrar/confirmar as consultas. 

Nesse caso, sua clínica pode contratar ferramentas para automatizar esses lembretes, o que pode acontecer via SMS ou ainda pelo WhatsApp. 

Benefícios da automação de marketing para sua clínica médica

  • Melhora a visibilidade do seu negócio, logo, atrai mais pacientes; 
  • Torna as estratégias de marketing mais eficientes e, consequentemente, menos custosas; 
  • É uma forma de investir na fidelização dos pacientes; 
  • Diminui falhas na gestão de marketing; 
  • Mais produtividade para a equipe, que pode focar em etapas mais estratégicas do marketing médico;
  • Comunicação mais personalizada. 

Leia também: 8 dicas de gerenciamento de redes sociais para clínicas e consultórios.

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