fbpx

Pós-consulta: como dar continuidade ao relacionamento com o paciente?

por maislaudo / Há 3 meses
pós-consulta médica

Desenvolver estratégias para o pós-consulta é fundamental para a fidelização de pacientes em clínicas médicas. Dessa forma, além de estreitar a relação médico-paciente, aumenta-se a probabilidade de retorno e de indicações. 

Listamos algumas dicas de como sua instituição de saúde pode dar continuidade ao relacionamento com o paciente de forma assertiva. Veja a seguir! 

Dicas de estratégias de pós-consulta 

Ignorar estratégias de pós-consulta é um dos principais erros de consultórios médicos. Além de ser importante para a imagem da empresa, este tipo de ação é uma forma mais barata e eficiente de criar uma base de clientes. 

Atrair novos pacientes é uma estratégia muito mais complexa do que fidelizar aqueles que já chegaram até você, quem lhe depositou um voto de confiança. 

Confira então algumas ações que podem ser realizadas em seu negócio neste sentido: 

Padrão de qualidade em todos as etapas do atendimento 

Toda fidelização começa com um atendimento de excelência. De nada adiantará desenvolver estratégias após uma consulta em que o paciente não se sentiu acolhido. Muito dificilmente seu negócio será capaz de reverter essa impressão. 

Portanto, um atendimento humanizado é a base para a fidelização de pacientes. Afinal, quando nos referimos aos cuidados com a saúde, entende-se que as pessoas já se encontram em um momento de maior vulnerabilidade. Logo, elas precisam encontrar esse suporte e acolhimento para que se sintam mais confortáveis. 

 É importante que haja um padrão de qualidade em todas as etapas do atendimento, desde o contato para agendamento até o pós-consulta. 

Todos os funcionários devem ter uma atenção especial com cada paciente. Por isso, é indicado que eles recebam o treinamento adequado para lidar com as dúvidas e anseios de cada indivíduo. 

Tenha controle da gestão de dados

Manter as informações da clínica organizadas também é um fator que ajuda na fidelização dos pacientes. Ter um controle rigoroso evita que dados se percam, assim como minimiza imprevistos como atrasos no atendimento e cancelamentos sem aviso prévio. 

Uma boa solução para ter esse controle é implementar softwares de gestão, de preferência opções que possam ser integradas a demais sistemas, como de prontuário eletrônico, por exemplo. 

Leia também: Sistemas de gestão em saúde: descubra sua importância!

Crie canais de atendimento para o pós-consulta

Deixe aberto aos pacientes meios para que eles possam se comunicar com a sua clínica. Dessa forma, caso eles tenham dúvidas sobre o tratamento eles sabem que podem entrar em contato com sua instituição a qualquer momento para esclarecê-las. 

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas após o atendimento, principalmente relacionados ao receituário, como horário e dose da medicação. Portanto, ter canais, como SMS e WhatsApp, por exemplo, fará com que eles se sintam amparados, mais seguros e com maior segurança em sua clínica. 

Desenvolva estratégias de marketing digital

O marketing digital é uma das ferramentas mais poderosas para estratégias de pós-consulta. Afinal, atualmente, a grande maioria das pessoas está conectada, logo, estar acessível online é fundamental tanto para atrair novos pacientes quanto para fidelizar os já existentes. 

Para inserir-se no digital, sua clínica deve realizar um planejamento muito bem estruturado. Principalmente pois quando falamos de marketing na área da saúde estamos tratando de assuntos muito delicados, que devem ser disseminados com muita responsabilidade. 

Para começar você deverá seguir os seguintes passos: 

  • Definição de sua persona
  • Definição dos canais que você vai atuar: redes sociais, e-mail marketing, blog posts, mídia online paga etc. 

Leia neste texto sobre como criar estratégias de marketing para a área da saúde.

Faça pesquisa de satisfação

Ouvir o que os pacientes têm a dizer é uma das melhores formas de otimizar o atendimento médico. Além disso, é uma forma de fazer com que eles se sintam mais envolvidos com seu negócio. 

A pesquisa de satisfação é, portanto, uma forma de entender como tem sido a experiência dos pacientes com a sua clínica. A partir dessas informações você terá insumos para melhorias, seja no atendimento, processos ou em infraestrutura.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

4 motivos do paciente que falta na consulta

O absenteísmo em um consultório médico é um dos problemas mais críticos na gestão. A falta de pacientes ocasiona transtornos assistenciais, logísticos e gerenciais, o que pode comprometer a sustentabilidade da empresa. Por isso é fundamental descobrir os motivos da ausência dos pacientes nas consultas, buscar alternativas para resolver essa situação ou programar previamente ferramentas para […]
LEIA MAIS

Conheça as principais vantagens do prontuário eletrônico do paciente

O prontuário eletrônico do paciente é uma estratégia inovadora, que traz benefícios assistenciais e econômicos. De um lado se observa a integração dos dados do paciente, e do outro a redução dos custos operacionais. Além disso, muitos gestores de clínicas já vislumbraram as potencialidades dessa ferramenta para a otimização do faturamento. E os custos de implantação são […]
LEIA MAIS

Conheça quais são os direitos do paciente para a saúde

Saber quais são os direitos do paciente e quando acioná-los é uma das maneiras de manter a dignidade dos indivíduos. No entanto, é preciso ter parcimônia para não ultrapassar os direitos dos outros. Além disso, é crucial aprofundar em questões assistenciais obrigatórias e propagá-las para que todos tenham acesso a um atendimento digno e preconizado […]
LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *