fbpx

Pare agora e descubra como fidelizar seus clientes

por maislaudo / Há 8 anos
Pare agora e descubra como fidelizar seus clientes

Qualquer empreendedor sabe que a chave para seu sucesso depende de obter um bom número de clientes. No começo, um dos maiores obstáculos é conseguir os primeiros clientes, tornar sua marca mais conhecida, fazer com que as pessoas experimentem ao menos uma vez dos seus serviços.

Feito isso, um passo ainda mais importante é garantir que toda esta clientela inicial volte a experimentar dos seus serviços. Para tal é necessário fidelizar seus clientes, de forma que a cada pessoa nova que sua clínica de medicina ocupacional atenda, some um número ao seu rol total de clientes, tendo a certeza que uma vez que ele ali seja atendido, retornará no mesmo local sempre que necessário, além de indicar o mesmo bom atendimento que recebeu a outras pessoas.

Veremos agora 3 dicas para que seus clientes se tornem fiéis.

Trabalhe com agilidade

No mundo agitado que vivemos hoje, ninguém gosta de perder tempo. Pelo contrário, cada segundo vale e muitos pacientes veem uma ida ao médico como um tempo gasto, e não um investimento em sua própria saúde.

Tendo isto em vista, devemos ressaltar que todo o processo de atender o paciente deve transcorrer sem demora, sem perder, claramente, a qualidade necessária. Ou seja, da entrada do paciente na clínica, abertura da ficha de atendimento, o atendimento em si, solicitação de exames, retornos e afins devem ocorrer da maneira mais rápida possível.

Desta forma, você evita aborrecimentos dos seus pacientes, que não pensarão duas vezes em retornar sempre que precisar. Para conseguir tal feito, é fundamental investir no treinamento da equipe, desde as secretarias aos médicos, usar tecnologia no gerenciamento de processos e armazenamento de dados, deixar claro o sistema que rege o atendimento para que o fluxo siga sem interrupções.

Invista no ambiente

É de praxe que, ocasionalmente, o paciente passe algum tempo além do esperado aguardando para ser atendido. Neste tempo, é imprescindível que haja recursos que façam que o tempo passado na sala de espera seja o mais imperceptível possível.

Um ambiente receptivo, com equipe de atendimento educada e atenciosa, com decoração harmoniosa, música de fundo, assentos confortáveis, opções de entretenimento, como televisão, revistas e Wi-Fi gratuito, fará com que o tempo ali aguardando não se torne motivo de descontentamento.

Fidelizar clientes que saiam da sua clínica com sensação de que não foram bem recebidos ou com aborrecimentos similares se torna uma tarefa muito difícil.

Comunique-se com o paciente

Uma das principais queixas de um paciente após o atendimento é que lhe sobraram excessivas dúvidas. Muitas destas dúvidas podem ser banais e que um pouco mais de atenção certamente as solucionariam.

A principal razão para este fato não reside na falta de informação da equipe médica ou de atendentes, todavia na forma com que estas informações são passadas.

É de suma importância que o paciente ouça as informações que necessita num linguajar adequado, de acordo com seu nível sócio cultural. Faça o treinamento de toda equipe para que os pacientes não saiam com dúvidas, disponibilize meios de comunicação para que ele seja rapidamente atendido caso elas apareçam, faça cartazes ou informativos das principais informações, como datas de retorno distantes, protocolos a serem cumpridos, orientações sobre mudança de estilo de vida, entre outros.

Comece hoje a implementar as dicas colocadas aqui para para fidelizar os clientes e notar como o nível de satisfação dos pacientes de sua clínica de medicina do trabalho aumentará, fazendo com que eles retornem ao seu atendimento caso seja necessário e indiquem os seus serviços caso conheçam alguém que precisa de um atendimento de qualidade.

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Descubra por que você precisa de laudo a distância

O laudo a distância, hoje em dia também conhecido como laudo online, se constitui em um dos pilares na telemedicina, mais uma inovação no campo do conhecimento médico. Se você ainda não sabe muito sobre esse tema, vale a pena ler um dos nossos artigos no blog para conhecer mais dessa inovação.  Para quem já […]
LEIA MAIS

5 motivos por que laudo online agiliza o seu atendimento

Chamamos de telemedicina a utilização da informação médica que será enviada de um local a outro por meio de comunicações eletrônicas — sejam por videoconferência, correio eletrônico ou plataformas online. E, cada vez mais, cresce o número de empresas interessadas em usufruir dessa tecnologia e implantar serviços para aperfeiçoar o atendimento ao paciente. Dentre eles […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *