Mamografia digital: como funciona e quais suas vantagens
A mamografia digital é uma evolução tecnológica que traz benefícios clínicos, assistenciais e econômicos para os gestores de uma clínica. Essa técnica promove melhorias nas imagens, detecção detalhada das nuances patológicas e rapidez no diagnóstico.
Além disso, a realização do exame tende a ser mais rápida se comparada à versão tradicional, o que pode ampliar o número de atendimentos, gerando, assim, maior produtividade da empresa. Isso porque a mamografia digital funciona da mesma maneira que a versão radiológica, porém, o processamento das imagens é diferente, conferindo mais agilidade durante o procedimento.
Ficou interessada no assunto e quer saber mais sobre os benefícios da mamografia digital? Então não perca as informações que daremos a seguir!
Importância da mamografia
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo, sendo responsável por 28% dos novos casos anualmente. No Brasil, cerca de 58 mil mulheres são diagnosticadas com a doença por ano.
Apesar dos números assustarem, o índice de cura da doença é alta, de cerca de 98%, quando detectada ainda em estágio inicial. Por isso, a importância da realização correta e periódica da mamografia.
Mulheres acima de 40 anos devem realizar o exame uma vez ao ano.
Leia também: Como conscientizar as mulheres sobre a importância da mamografia?
Mamografia digital x analógica
Afinal, qual a diferença entre ambos exames? Basicamente, o funcionamento é o mesmo, o que muda é a forma de captação das imagens. Entenda:
- Mamografia analógica: Neste caso, a radiação é capturada por um filme. Este deve será revelado e avaliado pelo médico, com suporte de equipamentos, como a lupa, por exemplo, para ampliar e melhorar a visualização das imagens impressas.
- Mamografia digital: Nesta modalidade, a radiação será capturada por sensores posicionados abaixo da mama. Estes, por suas vez, irão transmitir eletronicamente as imagens diretamente para um computador.
Para que serve a mamografia digital?
O exame pode ser utilizado em exames periódicas e de acompanhamento do quadro clínico de pacientes. O mesmo é especialmente indicado para avaliação inicial, isso porque a mamografia digital é capaz de identificar com maior precisão atém as microcalcificações e nódulos mais pequenos, ou seja, em estágios iniciais.
Além disso, a melhor resolução das imagens beneficia também a identificação das características do nódulo, como o seu tamanho e tipo. Isso permite que um possível tratamento seja iniciado mais rapidamente, se for o caso.
Vantagens da mamografia digital
A mamografia digital é um equipamento efetivo para diagnóstico e acompanhamento da terapia do câncer de mama, e têm muitos benefícios em relação a sua versão radiológica. As vantagens de sua implantação trazem menor desconforto ao paciente, mais precisão no prognóstico, produtividade nas atividades da clínica, além da baixa exposição radiológica.
Listamos abaixo os principais benefícios de optar por esse equipamento em sua clínica médica. Veja:
Menor dor e desconforto ao paciente
A mamografia, apesar de sua importância para detecção precoce de anormalidades mamária, é um exame doloroso para as pacientes. A compressão das mamas, ainda que por poucos minutos, faz com que muitas mulheres adiem o procedimento.
Em vista disso, a mamografia digital possibilita que o exame seja feito em menor tempo, pois a ferramenta consegue fazer uma varredura completa das mamas e identificar as possíveis anormalidades rapidamente.
Dessa forma, as mulheres que necessitam fazer o rastreamento mamográfico anual, ou aquelas que demandam por exames periódicos para avaliar o prognóstico do câncer identificado, podem sentir menos desconforto.
Redução do tempo de exposição à radiação
A evolução da técnica mamográfica reduziu significativamente a quantidade de radiação emitida durante o procedimento, o que tornou essa estratégia ainda mais segura para o paciente.
Isso se deve à reformulação do processo de captação de imagens, feita por meio de detectores eletrônicos que convergem à radiação em sinais elétricos. Essa vantagem também propicia a visualização do exame em computadores devido à compatibilidade com essa tecnologia.
Sendo assim, os resultados dos exames podem ser armazenados eletronicamente, permitindo o compartilhamento das imagens com outros especialistas, e visualizando com mais atenção os diversos ângulos gerados durante o procedimento.
Melhoria no diagnóstico do paciente
As principais entidades médicas recomendam a triagem do câncer e outras anormalidades a partir dos 35 anos, ou antecipadamente, caso sejam detectados fatores de riscos.
Em qualquer uma das situações clínicas citadas, a mamografia digital é indicada, devido à alta especificidade do exame de detectar pequenas alterações, facilitando a intervenção médica.
Para se ter uma ideia, um estudo sobre a efetividade dos métodos usados demonstrou que a versão digital pode detectar até 43% mais neoplasias de mama no mundo e, com isso, prevenir a morte das pacientes que iniciam tardiamente o tratamento por falta de recurso mais moderno.
Mamografia digital via telemedicina
A Mais Laudo realiza laudos de mamografia digital à distância. Com o serviço, sua clínica pode otimizar ainda mais o atendimento à mulheres que precisam realizar o exame.
Mas como funciona esse serviço? Simples, uma vez que a mamografia estiver finalizada, as imagens serão encaminhadas para a plataforma da Mais Laudo, onde passarão pela avaliação de um médico especialista da área. É esse profissional que indicará seu parecer sobre o caso.
Em seguida, o exame laudado será encaminhado para a sua clínica em um prazo de até 12 horas. Em casos de urgência esse período pode cair para menos de uma hora.
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg