Laudo de mamografia: como a telemedicina ajuda no diagnóstico precoce

por maislaudo / Há 2 meses
telemedicina auxiliando no laudo de mamografia

O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para que se aumente as possibilidades de cura. Logo, para que isso seja possível é preciso um acesso ágil ao exame e ao laudo de mamografia. 

Entretanto, muitas instituições de saúde não conseguem acompanhar a alta demanda de exames e, por isso, têm dificuldade em entregar o laudo de mamografia com mais agilidade. 

É então que a telemedicina surge como grande solução para auxiliar no diagnóstico precoce. De que forma? No texto a seguir explicamos melhor sobre como é o procedimento do laudo de mamografia feito a distância. Continue a leitura e descubra! 

Dados estatísticos sobre a doença

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a neoplasia de mama é a segunda mais frequente em mulheres, com estimativa incidência de 28% para 2018. Os números deste ano se aproximam de 60.000 casos, sendo que quase um quarto das pacientes possivelmente vai a óbito.

As estatísticas apontam que esse tumor é mais comum em mulheres acima de 50 anos e raro antes dos 35. Além disso, fatores com menarca precoce e menopausa tardia contribuem para seu desenvolvimento.

Devido a isso, as recomendações clínicas mais recentes sugerem que o exame seja feito a partir dos 40 anos e, antes dessa idade, apenas ultrassom. Em situações clínicas específicas, pode ser indicada a realização dos dois procedimentos.

E no mês de Outubro o país todo passa por uma grande campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa. Nós preparamos um material exclusivo com uma série de dicas de ações que sua instituição pode realizar nesse período. Clique aqui e confira! 

Importância do laudo de mamografia 

Como visto acima, o câncer de mama é uma doença de grande incidência entre as mulheres, portanto, o alerta para realização da mamografia é de suma importância. Afinal, quando diagnosticado em fase inicial, aumenta-se consideravelmente as chances de cura. 

“Atualmente, entre 60% e 70% dos tumores são detectados em estágio avançado (com mais de 2cm). Porém, para que o programa de rastreamento mamográfico seja de excelência, pelo menos 50% dos nódulos malignos devem ser identificados em fase inicial (com menos de 1cm)” 

Por isso, é fundamental que as clínicas estejam preparadas para atender a demanda de laudo de mamografia para agilizar o atendimento.  E, se for o caso, dar início o mais rápido possível ao tratamento.

Como a telemedicina pode ajudar no diagnóstico precoce

Muitas instituições de saúde enfrentam dificuldades para atender a demanda de laudos médicos que são solicitados diariamente. Na maioria dos casos isso acontece pela falta de profissionais habilitados para fazer a interpretação do exame. 

Para suprir essa demanda seria necessário contar com uma equipe de especialistas, o que é um custo bem elevado para as clínicas. É então que a telemedicina surge como a melhor solução.

Ao optar por terceirizar a emissão do laudo de mamografia é possível agilizar o diagnóstico, aumentando as chances de cura das pacientes. 

Benefícios da telemedicina para emitir laudo de mamografia 

Quando diagnosticado precocemente o câncer de mama apresenta índices de cura que chegam a até 98%. E um dos melhores meios de otimizar a entrega do laudo de mamografia é através dos serviços de telemedicina. 

Confira quais são os principais benefícios da emissão do laudo de mamografia à distância: 

  • Redução de custos: não é necessário contar com uma equipe de especialistas in loco para atender a demanda de exames. 
  • Agiliza a entrega: a emissão de laudo de mamografia a distância permite uma entrega mais ágil do resultado. Na maioria dos casos o laudo é entregue em até 24 horas. 
  • Mais eficiência: ao terceirizar esse serviço, a equipe médica fica menos sobrecarregada, sendo possível focar em etapas mais estratégicas do atendimento. 

Laudo de mamografia à distância na Mais Laudo 

Não importa se você precisa de apenas um ou centenas de laudos médicos, a Mais Laudo conta com a estrutura necessária para atender toda sua demanda.

 

  • Segunda via de laudos sem custos
  • Baixo tempo de espera pelo laudo
  • Todos os médicos são especialistas
  • Sistema simples e intuitivo

E você acaba de ganhar um teste grátis para emitir até 3 laudos e testar as funcionalidades da nossa plataforma. Experimente e otimize o atendimento na sua clínica médica. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Mamografia digital: como funciona e quais suas vantagens

A mamografia digital é uma evolução tecnológica que traz benefícios clínicos, assistenciais e econômicos para os gestores de uma clínica. Essa técnica promove melhorias nas imagens, detecção detalhada das nuances patológicas e rapidez no diagnóstico. Além disso, a realização do exame tende a ser mais rápida se comparada à versão tradicional, o que pode ampliar […]
LEIA MAIS

Como conscientizar as mulheres sobre a importância da mamografia?

Saber a importância da mamografia e quais são os fundamentos dessa prática é essencial para detectar precocemente os canceres mamários e aumentar as chances de cura. No entanto, algumas mulheres não realizam esse procedimento alegando falta de tempo ou dificuldade de marcação de consulta, por exemplo. Outras acreditam que o “exame de toque” já identifica […]
LEIA MAIS