fbpx

Exames na telemedicina: 6 dúvidas comuns sobre o assunto

por maislaudo / Há 4 semanas
Exames na telemedicina

A telemedicina contribui para otimizar a gestão de exames em clínicas e consultórios médicos. O serviço de emissão de laudos a distância traz uma série de benefícios, como aumento de produtividade, redução de custos e agilidade no atendimento. 

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os trâmites envolvendo a prática. Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer as questões mais comuns que recebemos de nossos clientes. Continue lendo e fique por dentro. 

1. Como funciona a emissão de laudos médicos à distância?

Vamos começar com uma explicação básica do serviço para deixar tudo mais claro. Os laudos online, ou laudos a distância, são um dos principais pilares da telemedicina, que diz respeito ao uso de tecnologias em prol de serviços de saúde. 

O serviço é feito por uma empresa terceirizada que vai oferecer um corpo de médicos altamente capacitados, aptos a realizar o estudo apropriado e especializado de algum tipo de exame ou parecer de uma situação específica.

Após análise criteriosa, a equipe clínica disponibiliza um laudo sobre o caso verificado, mesmo estando há quilômetros de distância.

2. Quais tipos de exames podem ter laudos emitidos à distância?

Laudos de exames laboratoriais, de imagem (como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas), alguns exames cardiológicos (como eletrocardiogramas), entre outros, podem ser emitidos à distância.

Na Mais Laudo, emitimos laudos dos seguintes exames: 

  • Raio-x (Normal e OIT)
  • Densitometria Óssea
  • Mamografia 
  • Tomografia
  • Angiotomografia 
  • Espirometria 
  • Eletrocardiograma (ECG)
  • Risco Cirúrgico
  • I.T.B.
  • MAPA
  • Holter 
  • Teste Ergométrico
  • Eletroencefalograma (EEG)
  • Polissonografia 
  • Acuidade Visual
  • Campimetria
  • Fundoscopia

3. Os laudos emitidos à distância têm a mesma validade dos emitidos presencialmente?

Sim, os laudos emitidos por médicos à distância têm a mesma validade legal e médica que os emitidos presencialmente, desde que sigam as regulamentações e normas vigentes.

Além disso, é importante ressaltar ainda que os médicos responsáveis pela emissão dos laudos à distância são profissionais qualificados e experientes, o que garante a qualidade e a precisão das análises.

Leia também: 5 vantagens de emitir laudo à distância na sua clínica médica

4. Como são enviados os resultados dos exames na telemedicina?

Os resultados dos exames são enviados eletronicamente, geralmente através de plataformas de telemedicina ou por e-mail, garantindo a privacidade do paciente.

Devido a um prático sistema em nuvens, todo laudo a distância emitido pode ser conferido e checado novamente quantas vezes forem necessárias para a tomada correta de decisão.

Não se preocupe em imprimir e armazenar quilos de papel apenas para o caso de uma possível dúvida. Precisa rever o resultado? É só ir lá e checar online, em um sistema simples, com interface planejada para que não haja dúvidas de como proceder e que todo processo seja ágil e seguro.

5. Como é garantida a privacidade dos dados de exames na telemedicina?

As plataformas de telemedicina utilizam sistemas criptografados e seguem regulamentações de proteção de dados para garantir a privacidade e segurança das informações dos pacientes.

Na Mais Laudo, todos os laudos possuem marca d’água e são 100% assinados eletronicamente com certificado digital individual de acordo com o ICP-BRASIL, tornando este documento inviolável.

Além disso, eles contam com dois formatos de validação, sendo por QRCode com acesso rápido e via link com token de verificação. Oferecendo assim, mais credibilidade para sua empresa. 

6. Quanto tempo leva para receber o laudo de um exame à distância?

A emissão de laudos médicos à distância é mais rápida e minimiza o sofrimento daqueles que anseiam pelo resultado e diagnóstico final. Na Mais Laudo, o laudo é entregue em até 12 horas úteis após anexado em nossa plataforma. 

Essa agilidade permite a intervenção precoce da estratégia cirúrgica e medicamentosa definida pelo médico. Podendo, portanto, melhorar o prognóstico do paciente.

Tem mais alguma dúvida sobre o serviço de laudo a distância? Entre em contato com nossos consultores por esse link. Estamos à sua disposição para esclarecer seus questionamentos. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Veja 5 mitos da telemedicina!

Mesmo com o avanço tecnológico na área da saúde, muitas pessoas insistem em questionar a eficiência de métodos que trazem um diagnóstico médico mais ágil e seguro e, por isso, os mitos da telemedicina acabam surgindo. Sabendo que ainda há muitas dúvidas sobre a eficiência e a segurança dos laudos online e a qualidade da […]
LEIA MAIS

Regulamentação da Telemedicina de Forma Emergencial

O Conselho Federal de Medicina publicou no último dia 19 de março um decreto em caráter emergencial com medidas de regulamentação da telemedicina durante a pandemia do COVID-19.  As medidas têm objetivo de contribuir para a minimização do contágio durante a pandemia do coronavírus. Para que isso seja possível, foi permitida a utilização da telemedicina […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *