fbpx

Angiotomografia coronariana: entenda o que é e como é realizado o exame

por maislaudo / Há 1 ano
angiotomografia coronariana

A angiotomografia coronariana é um exame de suma importância para a cardiologia. Logo, é fundamental que as instituições de saúde tenham domínio sobre as suas características e funcionamento. 

Além disso, é interessante ter conhecimento de como as tecnologias podem ajudar a otimizar a realização desse exame. 

Ao longo deste artigo vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre a angiotomografia coronariana e vai conferir ainda como utilizar a telemedicina a seu favor. Continue lendo e fique por dentro! 

Entenda o que é tomografia de coração

Antes de falarmos sobre angiotomografia, vamos explicar o que é tomografia do coração, exame que é a base para a sua realização. 

A tomografia é um exame realizado através de um aparelho que funciona à base de emissão de raios-x. O mesmo realiza a produção de imagens de altíssima qualidade, por meio de várias radiografias transversais da parte do corpo que está sendo analisada. 

Podemos dizer que são realizados centenas de “cortes” para a captação dos resultados. Esses cortes, por sua vez, são dimensões de imagens produzidas pelo aparelho, que são representadas digitalmente como se fossem “fatias” da parte do corpo do paciente que está sendo analisada. 

Esse exame é indicado para avaliação dos vasos sanguíneos e a presença de placas calcificadas. 

A angiotomografia coronariana é um tipo de aparelho de tomografia. A seguir falaremos sobre as suas características. 

O que é angiotomografia coronariana?

A angiotomografia é a união dos exames de tomografia e angiografia (indicado para verificar o estado das veias e artérias). É um procedimento não invasivo, que usa radiação ionizante para captar imagens transversais do corpo. 

Tem como principal objetivo a investigação e avaliação de doenças dos vasos sanguíneos, como aneurismas, por exemplo, ou ainda bloqueios no coração.

Portanto, o exame vai avaliar se há calcificações coronarianas resultantes do acúmulo de placas de gordura no interior das artérias. 

Para que isso seja possível deve-se injetar no paciente um material de contraste a base de iodo através de injeção intravenosa. Desse modo, garante-se imagens detalhadas dos vasos cardíacos. 

Leia também: Monitorização cardíaca: protocolos e melhores práticas para o procedimento

Indicações da angiotomografia coronariana

O procedimento é solicitado em caso de sintomas de doença do coração, assim como para o acompanhamento de pacientes com doenças cardíacas existentes e também em casos de suspeita de calcificação coronariana.

Portanto, o exame pode ser solicitado em casos de suspeita de quadros como: 

  • Aneurismas;
  • Estenoses;
  • Oclusões;
  • Acompanhamento vascular após cirurgias. 

Além disso, a angiotomografia também pode ser solicitada para verificação da eficácia do stent após cirurgia de ponte safena. 

Como é realizado o exame?

Como já mencionado, para a realização do exame é necessário a utilização de um contraste na artéria, de modo a permitir a visualização clara do corpo. 

Em seguida, o paciente deve entrar em um aparelho de tomografia que vai gerar as imagens necessárias para avaliação do quadro do paciente. 

Nesse momento, o médico deve avaliar a saúde dos vasos sanguíneos, de modo a observar se há placas calcificadas e ainda se o fluxo de sangue encontra-se comprometido em alguma região. 

A angiotomografia coronariana dura em média 10 minutos. Para sua realização, o paciente deve estar em jejum (bebida e comida) por pelo menos 4 horas, além disso, não é recomendado ingerir cafeínas e nenhum tipo de medicamento contra disfunção erétil 48 horas antes do exame.

Como a telemedicina pode auxiliar na entrega do laudo de angiotomografia? 

O equipamento utilizado para realização do exame de angiotomografia coronariana gera imagens digitais, o que permite a realização de laudos à distância. 

O serviço de laudo à distância é, basicamente, a terceirização da produção de laudos médicos. Ou seja, clínicas e consultórios médicos que tiverem interesse no serviço deverão contratar uma empresa de telemedicina para realizar o serviço. 

A Mais Laudo é uma das empresas que oferece o serviço de laudos à distância. Nós contamos com o suporte de médicos de várias especialidades, para que seja possível atender à demanda de diversos tipos de exames. Uma das possibilidades é o laudo de angiotomografia. 

O exame será realizado normalmente na sua clínica médica, a única exigência é que seja utilizado um tomógrafo com tecnologia digital. 

As imagens obtidas durante o exame deverão então ser encaminhadas para a plataforma da Mais Laudo. Feito isso, nossa equipe irá direcionar esses documentos para a radiologista de plantão realizar a produção do laudo de tomografia. 

Os exames ficam armazenados na nossa plataforma online e seguem todas as recomendações de segurança requeridas pela legislação dessa área – Resolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina.

Leia também: Telemedicina cardiológica: o que é, como funciona e principais vantagens

Banner no artigo "O que é telemedicina?" para teste grátis Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Exame polissonografia: entenda para que serve e como funciona

O exame polissonografia, popularmente conhecido como exame do sono, tem sido cada vez mais requisitado em instituições de saúde. O exame tem objetivo de detectar uma série de distúrbios do sono.  Mas você sabe como é o procedimento em um exame de polissonografia? Quais são as recomendações para o paciente? O que exatamente deve ser […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *