fbpx

Laudos online: importância da automação para sua clínica

por maislaudo / Há 7 anos

Atualmente, a informatização está cada vez mais presente, tanto na vida atual quanto na profissional. E, na área da saúde, isso não poderia ser diferente  — o que traz grandes benefícios!

Os sistemas de laudos online trazem muitas vantagens para os profissionais da área, bem como aos pacientes, pois reduzem custos, evitam desperdícios, automatizam processos, agilizam e registram informações, tornando as consultas mais produtivas e ágeis, melhorando significativamente a parte do atendimento.

Quer saber mais sobre as vantagens da informatização dos laudos e os benefícios que isso pode trazer para sua instituição de saúde? Então continue a leitura do artigo de hoje para conferir!

Quais são as principais vantagens dos laudos online para otimizar os processos da sua clínica?

Existem inúmeras vantagens que podem ser proporcionadas por meio de um sistema de laudos online. Separamos as principais e você poderá conhecer a seguir.

Produz laudos melhores sem desperdício de tempo

Os laudos produzidos pelos sistemas online possuem qualidade melhor, são feitos em menos tempo, gerando mais produtividade — visto que atender a uma demanda maior de pacientes de forma satisfatória traz resultados positivos para a empresa de saúde.

As vantagens nesse sentido também são percebidas pelos profissionais, pois eles têm seu tempo otimizado e com aproveitamento melhor.

Facilita o acesso a informações em tempo real

Nos sistemas de armazenamento em nuvem, os dados da clínica e de pacientes estarão à disposição para qualquer profissional autorizado e poderão ser acessados a partir de qualquer lugar.

Por meio de um computador, ou de um dispositivo móvel, um profissional poderá visualizar os laudos de forma remota, seja de um ambiente pessoal ou de uma clínica, desde que tenha uma autorização para isto.

A acessibilidade é, sem dúvida, uma grande vantagem para as instituições de saúde. Ter informações acessíveis rapidamente a partir de um único sistema de gestão, durante uma consulta, permite um melhor atendimento, mais otimizado e humanizado.

É possível ainda, integrar vários profissionais para cuidar dos casos dos pacientes, prestando a devida assistência sem a necessidade de ter em mãos documentos físicos.

Permite a consulta de dados por dispositivos móveis

Nos sistemas de laudos online, não haverá mais necessidade de verificar exames apenas por computadores, isso porque, nesses softwares, há uma integração com aplicativos para smartphones e tablets iOS e Android.

Este é um benefício extra que traz ainda mais vantagens a esses sistemas de gestão, visto que há uma tendência crescente no uso desses dispositivos em vez de computadores de mesa.

Aumenta a legibilidade dos laudos

A legibilidade de documentos e laudos na área médica é de extrema importância para evitar erros de interpretação. Em laudos manuais, há sempre um risco que pode comprometer a compreensão dos dados por motivos variados — principalmente pela rotina atarefada dos profissionais.

Com os sistemas de gestão de laudos, é esse problema de ilegibilidade é eliminado, pois os dados precisarão ser inseridos nos campos indicados através do software, inibindo qualquer problema nesse sentido.

Desta forma, os sistemas de laudos online têm por finalidade garantir melhor qualidade ao paciente, que terá soluções mais precisas para seus problemas de saúde por causa dos laudos mais precisos.

Além disso, traz vantagens também para a instituição, reduzindo desperdícios e gastos, tornando a comunicação mais eficiente e diminuindo consideravelmente a incidência de erros — o que garante segurança e privacidade das informações.

Facilita o armazenamento e aumenta a segurança

Os métodos tradicionais para imprimir documentos de pacientes, como exames, laudos e outros resultados importantes, além de serem onerosos (falaremos mais sobre isso adiante), exigem um espaço físico específico para o armazenamento das cópias no estabelecimento.

Sendo assim, podemos afirmar que mais uma das vantagens dos laudos online é a otimização da armazenagem de arquivos, pois o sistema salva todas as informações em um banco de dados de na nuvem.

Isso também significa que os riscos de danos ou perdas dos documentos são significativamente reduzidos, além de agilizar a organização e facilitar a forma como os documentos são encontrados.

Ou seja, os laudos online geram muito mais praticidade tanto aos colaboradores quanto aos pacientes.

Reduz os custos com papel e material de impressão

Esta é uma tendência crescente também na área de saúde, a redução de papéis, mais conhecida pelo termo paperless. Usar um sistema de gerenciamento de laudos online, é uma medida bastante sustentável, diminuindo problemas com o meio ambiente e com excesso de lixo.

Nesses sistemas, como mencionamos no tópico anterior, os laudos são armazenados em nuvem, onde podem ser acessados de qualquer lugar que tenha conexão com a Internet e por meio de qualquer dispositivo.

Melhora o atendimento

Ao implementar um sistema de laudos online em sua clínica, a empresa também usufruirá dos benefícios que ele proporciona ao atendimento, melhorando a qualidade a ponto de fazer com que ela se destaque entre as concorrentes.

Afinal, a tecnologia gera mais agilidade aos processos, permitindo que a sua equipe de colaboradores foque em um atendimento mais humanizado, o que também melhora a credibilidade e a imagem do negócio no mercado.

Com o tempo otimizado os profissionais podem se dedicar a aspectos mais importantes como melhorias pontuais no planejamento estratégico e no relacionamento com os pacientes.

Agiliza a entrega dos laudos

Graças aos avanços da tecnologia e a forte presença de soluções inovadoras no ambiente das empresas atuais, como um sistema de laudos online, os gestores das clínicas não precisam mais se preocupar em disponibilizar toda uma equipe de especialistas em tempo integral para “laudar” os exames.

O que queremos dizer é que uma solução baseada em automação oferece recursos que agilizam a estruturação de um laudo, trazendo mais qualidade e segurança a todo o processo.

Basta ter uma conexão direta com os aparelhos de exames médicos, por exemplo, que todo o procedimento de upload dos arquivos é realizado de maneira eficiente e intuitiva, além de reduzir as chances de que ocorram falhas humanas.

Desse modo, os exames podem ser enviados de maneira automática diretamente dos aparelhos a qualquer hora e em qualquer localidade que ofereça um suporte médico em tempo integral. Então o laudo retornará dentro de um período curto para que seja possível dar continuidade ao processo.

Como os documentos são elaborados com precisão e agilidade, os laudos online podem ser entregues ao paciente em tempo hábil, o que permite que ele possa marcar uma consulta e iniciar o seu tratamento o mais rápido possível.

Como você pôde conferir neste conteúdo, a automação proporcionada pelos sistemas de laudos online só tem a acrescentar no ambiente operacional de sua clínica médica. Para se destacar da concorrência, garantir uma posição de destaque no mercado, além de atender às necessidades de seus pacientes e parceiros, considere implementar uma solução tecnológica em sua empresa.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como a automação pode melhorar os resultados de sua clínica? Então, entre em contato com a gente para saber mais!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Como a automação de processos pode agilizar a rotina da sua clínica

Hoje em dia é muito difícil encontrar empresas que não se utilizam de algum tipo de tecnologia para facilitar algumas rotinas de trabalho — com as clínicas médicas não poderia ser diferente. Agendas de papel, cadastro manual de pacientes e outros processos que demandam muito tempo e esforço podem ser automatizados, agilizando a rotina da clínica e otimizando os […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *