Eletrocardiograma com laudo: as vantagens do suporte da telemedicina

por maislaudo / Há 8 meses
eletrocardiograma com laudo

O eletrocardiograma é um exame que vai analisar o funcionamento do coração, apresentando possíveis sinais de falhas cardíacas, e alertar para problemas maiores. Muitas clínicas médicas apresentam dificuldades em atender a alta demanda de exames, por isso o eletrocardiograma com laudo pode ser elaborado em maior volume com o suporte da telemedicina.

Exames cardíacos geralmente são mais delicados e exigem agilidade e precisão no diagnóstico. Por isso, uma prática que tem beneficiado na otimização na entrega de resultados do eletrocardiograma é a emissão de laudos à distância.

No texto a seguir vamos apresentar os principais benefícios da telemedicina aplicados para o exame de eletrocardiograma com laudo. Você vai descobrir também como essa prática pode refletir na otimização e qualificação do atendimento ao paciente.

Importância do eletrocardiograma com laudo

O ECG com laudo é um exame inicial para a checagem completa do estado de saúde do coração do paciente. Por isso, pode ser utilizado como avaliação complementar de outros exames como o teste ergométrico e Holter, por exemplo.

Devido a sua importância para um diagnóstico cardíaco preciso, torna-se fundamental  a elaboração de um eletrocardiograma com laudo ágil e de qualidade.

Para que seja realizada uma interpretação assertiva das ondas presentes nos gráficos do ECG, é importante que ela seja feita por um médico especialista.

Porém, nem sempre as instituições de saúde possuem uma equipe de especialistas preparados para atender à demanda de exames com a agilidade necessária. Por isso, a telemedicina surge como principal solução.

Os benefícios da aplicação da telemedicina

A telemedicina veio para revolucionar e otimizar a medicina. Ela se fundamenta em procedimentos médicos que são realizados à distância, seja, eles direcionados à relação médico-paciente ou entre os próprios profissionais da saúde.

As estratégias utilizadas pela telemedicina englobam atendimento por videoconferência, capacitação de profissionais por meio de cursos à distância, discussão de casos clínicos complexos com especialistas no assunto, emissão de laudos à distância, entre outras possibilidades.

Emissão de laudos à distância: solução para exames de eletrocardiograma com laudo

A emissão de eletrocardiograma com laudo à distância veio para solucionar a necessidade de instituições de saúde contratarem equipe especializada para atender à demanda. Ao optar por terceirizar o serviço, a clínica economiza com os custos que teria que arcar com uma equipe exclusiva, e ainda garante a emissão de laudos mais ágeis e com mais qualidade.

 Entenda melhor quais são os benefícios dessa prática:

Agilidade na entrega dos resultados: as empresas especializadas na emissão de laudos à distância contam com uma equipe de especialistas preparados para atender a sua demanda em menos de 24 horas. É possível também solicitar a priorização de exames que exigem maior urgência, estes podem ser emitidos em menos de uma hora.

Diminuição de custos: você elimina a necessidade de contar com um corpo médico para essa função. Portanto, sua equipe pode focar em etapas mais estratégicas, otimizando a produtividade de todos.

Garantia de qualidade: os laudos emitidos à distância são elaborados por médicos especialistas que vão garantir a qualidade na elaboração do eletrocardiograma com laudo.

Entenda como é feita a avaliação durante o eletrocardiograma

Durante o ECG, são registradas as variações dos potenciais elétricos gerados no meio extracelular proveniente da atividade cardíaca. Nesse sentido, são gerados ondas características denominadas de P, Q, R, S e T.

As ondas P com amplitude de 0,25mV correspondem à despolarização atrial, situação em que precede contração dessa parte do coração, enquanto as ondas Q, R e S referem-se à despolarização ventricular em diferentes dimensões e intervalos. Ao final, a onda T é resultado da repolarização ventricular.

Porém, a primeira etapa do ECG consiste em mensurar a frequência cardíaca do indivíduo, que deve estar no intervalo entre 60 a 100 bpm (batimentos por minuto). Em seguida, avalia-se o ritmo cardíaco, resultado dos cálculos obtidos entre os R.

Os demais pontos se referem ao intervalo P – R, que para ser considerado fisiológico, ou seja, sem anormalidades, deve situar entre 0,12 a 0,20 segundos. E o complexo QRS, que deve durar até 0,12 segundos.

Assim, ao final da análise das ondas, o profissional deve detectar áreas importantes referentes à frequência, ritmo, eixo, hipertrofia e infarto. A partir da impressão do ECG em papel milimetrado será possível apurar esses fatores.

Leia também: Saiba o que é eletrocardiograma e porque ele é tão importante

Como é feito o eletrocardiograma com laudo por meio da plataforma da Mais Laudo Telemedicina?

Qualquer instituição de saúde pode contar com o suporte da plataforma da Mais Laudo Telemedicina na emissão do eletrocardiograma com laudo. Basta que o resultado do exame seja enviado direto do aparelho cardiógrafo da clínica para a nossa plataforma.

Caso o seu aparelho cardiógrafo não seja digital, os resultados podem ser escaneados ou fotografados e enviados online na própria plataforma.

Em seguida, o exame será encaminhado para um médico especialista que irá elaborar o ECG com laudo, disponibilizando-o na plataforma em até 12 horas.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Telemedicina: saiba o que é e conheça 4 vantagens

A telemedicina é a troca de informações clínicas por meio de recursos tecnológicos para lugares onde a distância é um fator impeditivo. Sendo assim, essa prática inovadora traz benefícios tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. As estratégias utilizadas pela telemedicina englobam atendimento por videoconferência, capacitação de profissionais por meio de cursos a distância, […]
LEIA MAIS

Veja 5 mitos da telemedicina!

Mesmo com o avanço tecnológico na área da saúde, muitas pessoas insistem em questionar a eficiência de métodos que trazem um diagnóstico médico mais ágil e seguro e, por isso, os mitos da telemedicina acabam surgindo. Sabendo que ainda há muitas dúvidas sobre a eficiência e a segurança dos laudos médicos on-line e a qualidade […]
LEIA MAIS

Por que usar a telemedicina?

A telemedicina tem revolucionado o mercado de tecnologia médica. Por meio dos diversos meios de comunicação atuais, se tornou possível a produção de laudos e de assistência médica de uma forma extremamente dinâmica. Essa tecnologia se baseia em todo tipo de procedimento médico realizado à distância, seja ele direcionado à relação médico-paciente ou entre os próprios profissionais de saúde. A […]
LEIA MAIS