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Acolhimento em saúde: 4 práticas para receber bem o paciente

por Leandro Reis / Há 3 anos
acolhimento em saúde

O acolhimento em saúde como postura e prática é cada vez mais requerido em instituições médicas. Afinal, a humanização no atendimento não é mais um diferencial, mas uma necessidade para a fidelização de pacientes. 

Quer entender melhor o que é exatamente acolhimento em saúde e como sua clínica pode colocá-lo em prática? Então é só continuar a leitura que explicamos tudo a você. 

O que entendemos por acolhimento em saúde? 

De acordo com o seu significado, acolher é dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito, receber, atender. Portanto, o acolhimento como ato diz respeito a uma ação de aproximação, de inclusão. 

Segundo definição proposta pelo Ministério da Saúde, o acolhimento em saúde é uma postura ética.

“Ele não pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo, implica compartilhamento de saberes, angústias e invenções, tomando para si a responsabilidade de “abrigar e agasalhar” outrem em suas demandas, com responsabilidade e resolutividade sinalizada pelo caso em questão.”

A Política Nacional de Humanização do SUS tem o acolhimento como uma de suas diretrizes de maior relevância. A prática é analisada pelos seguintes vieses: 

  • Ético: no que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, suas dores, suas alegrias, seus modos de viver, sentir e estar na vida;
  • Estético: porque traz para as relações e os encontros do dia-a-dia a invenção de estratégias que contribuem para a dignificação da vida e do viver e, assim, para a construção de nossa própria humanidade;
  • Político: implica o compromisso coletivo de envolver-se neste “estar com”, potencializando protagonismos e vida nos diferentes encontros.

Como colocar em ação o acolhimento nas práticas de produção de saúde? 

Além da mudança de atitude de toda a equipe, para colocar o acolhimento na saúde em prática é necessário adaptações estruturais e gerenciais. 

Listamos abaixo algumas práticas que podem ser aplicadas para melhorar o atendimento ao paciente. Veja:

1. Mudança de atitude 

Todas as etapas do atendimento, desde a chegada na recepção até a consulta em si, devem prezar pela humanização no tratamento ao paciente. Isto é, assumir uma  postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos indivíduos.

Para que isso seja possível, o profissional de saúde deve avaliar os riscos e a vulnerabilidade de cada paciente, se mantendo atento ao grau de sofrimento físico e psíquico do mesmo. Veja algumas boas práticas nesse sentido: 

  • prática da escuta ativa: nunca desconsidere as percepções do usuário acerca do seu processo de adoecimento;
  • invista na construção de vínculo com os pacientes, de modo a criar uma relação de confiança e segurança; 
  • explique os procedimentos médicos de forma clara para seus pacientes, sem utilização de termos técnicos que vão dificultar o entendimento;
  • ofereça sempre expectativas reais para o paciente, tanto em relação ao tratamento quanto ao tempo de espera em relação às consultas ou entrega de exames.

2. Faça treinamentos com toda a equipe 

O acolhimento em saúde é uma postura que deve ser adotada por todos os funcionários da clínica. É preciso que a prática esteja alinhada em todos os níveis do atendimento.

Portanto, é importante investir na capacitação da equipe em atributos e habilidades relacionadas ao acolhimento, à escuta qualificada. 

3. Abertura para conversa 

O diálogo é uma prática fundamental no processo de implementação do acolhimento em saúde como filosofia de trabalho. Aqui inclui-se todas as relações envolvidas nessa dinâmica, como médico-pacientes e funcionários-empresa.

Com a criação de um espaço democrático, com trocas e decisões coletivas, a equipe também sente-se acolhida, facilitando assim a instauração de uma cultura organizacional que siga esse mesmo direcionamento. 

4. Mudanças estruturais

O acolhimento no campo da saúde implica ainda na disponibilização de um ambiente que propicie um atendimento de qualidade, seguro e confortável para os pacientes. É preciso que haja condições adequadas para os tratamentos, além de espaços para encontros e trocas. 

Acomodações satisfatórias, com um ambiente sempre limpo e organizado são indispensáveis nessa filosofia de trabalho. Algumas distrações são bem vindas para a recepção, como por exemplo revistas, televisão, água e café à vontade, dentre outros. 

Além disso, é importante que a instituição preze pela compatibilização entre a oferta e a demanda dos serviços de saúde. Ou seja, deve-se manter os agendamentos organizados, evitando assim incômodos para os pacientes, como atrasos.

De que forma a telemedicina beneficia o acolhimento em saúde? 

A demanda de exames a serem laudados em uma clínica médica é enorme. Por isso, ao optar pela terceirização do serviço, você otimiza esse processo e foca em etapas mais estratégicas do atendimento ao paciente.

Dessa forma,  é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, resultando assim em um aumento na credibilidade da sua instituição de saúde, que contará com consultas mais produtivas e eficientes.

Veja no nosso artigo “Atendimento Médico” como a Mais Laudo pode otimizar na prática o atendimento na sua clínica.

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