fbpx

5 dicas para aumentar o lucro de uma clínica médica

por maislaudo / Há 7 anos

Administrar o seu próprio consultório ou clínica geralmente não é uma tarefa tão simples como parece em um primeiro momento, principalmente se levarmos em conta que a maioria das faculdades de medicina do país pouco ou quase nada trabalham questões relacionadas ao empreendedorismo ou administração de empresas. Por esse motivo, elencamos 5 dicas para que você consiga aumentar o lucro de clínica médica, tornando o seu negócio um verdadeiro case de sucesso na área da medicina.

Ficou interessado? Quer conhecer as nossas dicas? Então siga a leitura e confira agora mesmo.

1 – Faça o fluxo de caixa corretamente

Um erro cometido por muitos médicos iniciantes é não fazer o fluxo de caixa corretamente, misturando gastos pessoais com gastos do consultório. Isso é um erro que deve ser evitado para que você tenha uma real noção do que é gasto em cada área da sua clínica.

É importante que, de acordo com a sua média de lucros, seja definido um salário para o administrador da clínica e que suas contas pessoais sejam pagas com esse dinheiro e não com os valores do caixa do consultório.

2 – Contrate uma boa secretária

Quem faz a cobrança dos clientes no consultório, bem como faz o atendimento aos pacientes e a marcação das consultas é a secretária. Por se tratar de uma profissional tão importante para o consultório, a seleção para contratação deve ser bastante rigorosa.

Uma ideia interessante é contratar como secretária uma profissional que possua curso técnico em enfermagem, de modo que ela possa desenvolver e auxiliar os médicos em atividades corriqueiras como organização de prontuários, por exemplo.

3 – Invista no marketing para aumentar o lucro da clínica

É claro que a medicina exige alguns parâmetros éticos para o marketing, mas isso não quer dizer que você não deve investir no marketing da sua clínica. E para essa divulgação, você pode investir tanto nas mídias tradicionais, como nas mídias digitais.

A ideia de investir em diferentes tipos de mídias está relacionada com o foco em diferentes tipos de públicos. Um público mais tradicional pode ser atingido com um anúncio em jornal impresso, enquanto o público jovem em ações nas redes sociais, a título de exemplo.

4 – Torne a sua marca consolidada

Para se tornar uma referência na área da medicina em que atua e consequentemente lucrar mais, a sua clínica precisa ter uma marca consolidada perante os públicos e isso só é possível se algumas ações estratégicas forem adotadas.

Você pode realizar um trabalho de branding, por exemplo, desenvolvendo uma identidade visual bem pensada e que cumpra com o objetivo de passar aos pacientes uma mensagem de qualidade, seriedade e competência.

5 – Invista em novas tecnologias

A tecnologia deve se tornar uma aliada na sua clínica, seja na parte administrativa e burocrática, como em um software de gestão, por exemplo, como em equipamentos modernos para a realização de testes e exames nos pacientes.

Além disso, você pode terceirar serviços e assim otimizar seus gastos. É possível trabalhar com laudos à distância, sem que isso resulte na perca da qualidade do seu atendimento.

Com nossas dicas de como aumentar o lucro de clínica médica, temos certeza que você conseguirá ganhar mais dinheiro com o seu negócio e prosperar cada vez mais. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha mais dicas para nossos leitores, deixe um comentário no espaço abaixo.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Saiba como divulgar sua clínica médica nas redes sociais

A cada dia surgem novos canais digitais capazes de trazer muito destaque para as empresas. Uma clínica médica também pode aproveitar estas oportunidades, principalmente se decidir começar a atuar nas redes sociais. No entanto, é preciso ter a abordagem adequada e evitar alguns erros que têm o potencial de destruir sua reputação. Para ajudar, reunimos […]
LEIA MAIS

Aprenda a elaborar o planejamento estratégico para clínica médica

As instituições de saúde são como empresas e precisam elevar sua produtividade, melhorar a qualidade dos serviços frente à demanda crescente, aumentar a eficiência dos processos executados e propiciar um atendimento humanizado ao paciente. Para atender a todas essas necessidades e manter a empresa em níveis de rentabilidade satisfatória, é preciso que os gestores elaborem estratégias […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *